Candidatos devem ter nacionalidade brasileira, não podem ter filhos ou dependentes e serem casados ou terem constituído união estável A Marinha do Brasil divulgou o edital do seu concurso para o Colégio Naval, que contará com 153 vagas para o Curso de Preparação de Aspirantes em 2026.
Exclusivo: Confira aqui um tabelão de concursos elaborado pelo EXTRA com inscrições ainda abertas ou já encerradas, mas ainda em andamento, incluindo informações sobre os editais publicados
Para o público masculino, o edital oferece 113 vagas na ampla concorrência e 28 oportunidades para candidatos negros. Para o público feminino, a seleção conta com dez vagas na ampla concorrência e duas oportunidades para candidatas negras.
Requisitos
Os candidatos devem ter nacionalidade brasileira, não podem ter filhos ou dependentes e serem casados ou terem constituído união estável. Também é preciso ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade, até o dia 30 de junho de 2026, além de ter concluído com aproveitamento ou estar em fase de conclusão do 9º ano do ensino fundamental.
O concurso do Colégio Naval também exige estatura mínima de 1,54 m e máxima de 1,95 m. O salário do aluno, durante o curso, será de R$1.398,30. As provas objetivas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de julho.
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 31 de março e 29 de abril de 2025, no portal da Marinha. Para confirmar a inscrição, o candidato deverá efetuar o pagamento de uma taxa de R$100.Haverá isenção para candidatos que pertençam a famílias inscritas no CadÚnico, além de doadores de medula óssea. A solicitação poderá ser feita entre os dias 31 de março e 7 de abril.
Exame
No primeiro dia de provas, será aplicada uma prova objetiva composta por 40 questões, sendo 20 de Matemática e 20 de Inglês, com duração total de cinco horas. Cada pergunta valerá 2,5 pontos, totalizando 100 pontos.
No segundo dia, será aplicada outra prova objetiva, desta vez com 50 questões, sendo 20 de Português, 12 de Estudos Sociais e Ciências, 18 de Ciências, além da redação, com duração total de cinco. Nesta segunda prova, cada questão valerá dois pontos, totalizando também 100 pontos.
A redação, por sua vez, será do modelo dissertativo-argumentativo e valendo 100 pontos.
Locais de aplicação
As provas objetivas e a redação serão aplicadas nas seguintes cidades:
Rio de Janeiro RJ;
Angra dos Reis RJ;
Nova Friburgo RJ;
São Pedro da Aldeia RJ;
Vila Velha ES;
Belo Horizonte MG;
Salvador BA;
Natal RN;
Olinda PE;
Fortaleza CE;
Belém PA;
São Luís MA;
Rio Grande RS;
Porto Alegre RS;
Florianópolis SC;
Ladário MS;
Brasília DF;
São Paulo SP;
Santos SP;
Manaus AM.
Fonte