Ícone do site SUDOESTE MS

Marina Silva participa de evento em Campo Grande para discutir Plano Clima Participativo

Marina Silva participa de evento em Campo Grande para discutir Plano Clima Participativo

O ciclo de plenárias do Plano Clima Participativo chega a Campo Grande nesta quarta-feira (14), com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O encontro, que ocorrerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, marca o quarto de oito eventos presenciais voltados à discussão das políticas climáticas do país até 2035.

O objetivo das reuniões é engajar a sociedade civil, oferecendo espaço para o envio de propostas, esclarecimento de dúvidas e divulgação das etapas de elaboração do plano. Em Campo Grande, o foco do debate será o bioma Pantanal, a maior planície de inundação contínua do mundo, com início previsto para as 16h.

A condução do Plano Clima está a cargo do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), que reúne representantes de 22 ministérios, além da Rede Clima e do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. A estratégia nacional é sustentada por dois pilares principais: a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação de cidades e ambientes naturais às mudanças climáticas.

O ciclo de plenárias teve início em Brasília, no dia 30 de julho. A segunda reunião foi em Recife, no dia 1º de agosto, abordando o Sistema Costeiro-Marinho. Em seguida, Teresina sediou a discussão sobre a Caatinga, no dia 2. Depois do evento em Campo Grande, os próximos encontros ocorrerão em São Paulo (Mata Atlântica), Porto Alegre (Pampa), um local ainda a definir na Amazônia, e Imperatriz, no Maranhão (Cerrado).

Além de Marina Silva, o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, também estará presente em todos os eventos. Na capital sul-mato-grossense, a ministra Cida Gonçalves, da pasta das Mulheres, é outra presença aguardada. 

As propostas debatidas nas plenárias poderão ser incorporadas à primeira versão do Plano Clima, que será apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na COP 29, no Azerbaijão, em novembro. O resultado final, com ampla participação popular, será apresentado na COP30, que ocorrerá em Belém, no Pará, em novembro do ano que vem.



Fonte

Sair da versão mobile