A ministra do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva e a titular do Ministério das Mulheres, Aparecida Gonçalves, a Cida Gonçalves, vêm a Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (14) para evento sobre o meio ambiente.
A visita se dá, em razão do quarto de oito encontros de plenárias do Plano Clima Participativo. O evento será no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, às 16h. Márcio Macêdo da Secretaria-Geral da Presidência da República também deve participar do encontro.
As reuniões são realizadas para elaboração das estratégias que irão nortear a política climática do país até 2035. Em Campo Grande, o tema será o bioma Pantanal, a maior planície de inundação contínua do planeta.
A elaboração do Plano Clima é conduzida pelo CIM (Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima), que conta com figuras ligadas a 22 ministérios, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, com duas vertentes principais: a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação de cidades e ambientes naturais às mudanças do clima.
O lançamento dos encontros foi realizado em Brasília, no dia 30 de julho. Em 1° de agosto, o tema foi o Sistema Costeiro-Marinho, em Recife, e, no dia 2, a plenária abordou a Caatinga, em Teresina (PI). Depois do Pantanal, em Campo Grande, os próximos serão: Mata Atlântica, em São Paulo (SP); Pampa, em Porto Alegre (RS); Amazônia, em local a definir; e Cerrado, em Imperatriz (MA).
Das plenárias sairão propostas que poderão ser incluídas na primeira versão do documento, que será apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na COP 29, no Azerbaijão, em novembro.
E o resultado de todo o processo de formulação de instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima, com participação direta da sociedade civil.