A presença de mulheres em cargos de liderança no universo da gestão esportiva é algo raro nos esportes brasileiros. Na avaliação de Liana Bazanela, cofundadora da Hoc Sports, a maior diversidade é importante também pelo potencial de gerar resultados melhores.
A executiva participou do Maquinistas, da Máquina do Esporte, e defendeu a presença de mulheres na gestão esportiva. Para Liana, a maior diversidade na liderança amplia os olhares para o mercado, possibilitando movimentos mais precisos e efetivos.
“Falta olharmos para a possibilidade de sair do óbvio, de trazer mulheres para o protagonismo de liderança, porque é na liderança que as coisas acontecem. Costumo dizer que diversidade gera diversidade e isso gera resultado”, disse.
“Não é uma questão social, de momento ou de valores. É uma questão de resultado. Preciso ter um time diverso olhando todas as possibilidades no mercado. Ter a presença de mulheres não só nas modalidades femininas faz a diferença”, seguiu.
Liana Bazanela, que foi diretora de marketing do Internacional e a primeira mulher a ocupar este cargo em um clube de futebol no Brasil, o ecossistema das equipes brasileiras ainda não é satisfatoriamente aberto à diversidade.
“A presença na gestão não existe também por falta de incentivo e muitas vezes de acelerar alguns processos. Tem muita mulher competente dentro dos clubes que não chega na cadeira de direção”, avaliou.
“Se eu olhar para o mercado de comunicação como um todo, quantas profissionais eu tenho com conhecimento absurdo de marketing que poderiam somar muito em um clube de futebol?”, questionou.
Durante sua participação, Liana Bazanela também explorou a realidade do marketing esportivo no Brasil, o potencial dos esportes femininos e iniciativas do Internacional para se aproximar de seus torcedores.
O podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Liana Bazanela, cofundadora da Hoc Sports, irá ao ar nesta terça-feira (10), a partir das 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube.