O magnata grego Evangelos Marinakis contou, em entrevista à Sky Sporrts, que negocia a compra do Vasco. O empresário já havia admitido que pretendia comprar um clube brasileiro, sem nomeá-lo. A entrevista ainda não foi ao ar na televisão na Inglaterra, mas a emissora já antecipou trechos da conversa, incluindo a revelação do negócio.
“[Marinakis] contou sobre as ambições de expandir seu portfólio de futebol adquirindo um grande clube no Brasil, confirmando que as negociações estão em andamento para adquirir o Vasco da Gama”, afirmou a Sky Sports, em material de divulgação do programa.
Para conduzir as negociações no Brasil, o magnata grego já havia contratado o brasileiro Edu Gaspar especialmente para cuidar das tratativas. O ex-jogador deixou o Arsenal no mês passado, clube em que exercia o cargo de diretor esportivo.
Em entrevista recente, Pedrinho, atual presidente do Vasco, chegou a ser questionado se estaria negociando com o Marinakis. O dirigente e ex-jogador não admitiu o nome do interessado na Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco, alegando que as conversas estavam sendo mantidas em sigilo.
Investimentos
Evangelis Marinakis, de 57 anos, já é dono de uma empresa com clubes espalhados pelo mundo. O grego é sócio majoritário do Olympiakos, maior clube da Grécia, que recentemente chegou a enfileirar uma sequência de sete títulos do Campeonato Grego (2011 a 2017). O clube é o maior vencedor da competição, com 47 títulos.
Em 2017, o magnata grego comprou o Nottingham Forest, expandindo seus negócios no futebol para outros países. Cinco anos depois, o clube voltou à primeira divisão. O Forest, que chegou a ser bicampeão da Champions League (1979 e 1980) em seu período mais glorioso, estava fora da primeira divisão havia 23 temporadas.
No ano passado, Marinakis comprou o Rio Ave, que atualmente ocupa a nona posição no Campeonato Português.