Ícone do site SUDOESTE MS

Lula sanciona Marco Legal dos Games, com incentivos fiscais para desenvolvedores de jogos

Lula sanciona Marco Legal dos Games, com incentivos fiscais para desenvolvedores de jogos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou, na última sexta-feira (3), a lei que institui o Marco Legal dos Games no Brasil. De autoria do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), o projeto aprovado pelo Congresso Nacional regulamenta a fabricação, a importação, a comercialização e o desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.

Entre as medidas previstas no Marco Legal dos Games está o incentivo a investimentos estrangeiros em estúdios brasileiros. A expectativa é de que as empresas do setor consigam abater em até 70% os impostos relacionados a produção e licenciamento dos jogos.

A lei também estabelece o reconhecimento formal de empresas que atuam no setor, permitindo a criação de Cadastros Gerais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) específicos para a área de games. As companhias da área serão enquadradas no regime especial do Inova Simples.

As categorias que atuam nesse segmento econômico, como artista visual, designer, programador, testador e produtor de jogos, serão enquadradas nas atividades de Microempreendedor Individual (MEI) e também no Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO).

Além disso, esses profissionais poderão ter acesso a incentivos fiscais e culturais, incluindo as Leis Rouanet e do Audiovisual.

O Marco Legal dos Games ainda estabelece que os fornecedores de jogos eletrônicos deverão garantir que seus serviços, sistemas e comunidades oficiais não fomentem nem gerem ambiente propício a formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão contra crianças e adolescentes.

De acordo com o Ministério da Cultura, que participou da discussão sanção da lei, 75% dos brasileiros jogam games com frequência. Em 2022, o faturamento desse mercado foi de R$ 1,2 bilhão no país.

Fonte

Sair da versão mobile