Ícone do site SUDOESTE MS

Lula quer polarizar com bolsonaristas em prefeituras, mas estrela do PT segue apagada no MS

Lula quer polarizar com bolsonaristas em prefeituras, mas estrela do PT segue apagada no MS

Presidente Lula (PT) disse ser bom haver polarização entre o PT e o bolsonarismo nas eleições municipais de outubro deste ano. No entanto, pelo menos no MS, o partido está sem candidaturas expressivas para travar uma batalha em terras onde o ex-presidente venceu na disputa de 2022.  

A fala do presidente foi dada à CBN Recife. 

”Essa polarização é boa e deve acontecer. Nas capitais deve acontecer [entre] quem é o candidato bolsonarista e quem não é. Em São Paulo será muito visível isso”, destacou o petista. 

Desafiador 

O cenário é desafiador, classificou o presidente estadual do PT, Vladmir Ferreira ao refletir que a legenda não fez nenhum prefeito nas eleições municipais de 2020. 

Conforme Ferreira, o PT está mapeando cada município e adiantou que já há ao menos 25 pré-candidatos. Ele confirmou consenso no nome de Camila Jara para Campo Grande e que há disputa entre Tiago Botelho e vereador Elias em Dourados. 

O partido diz estar encaminhando pré-candidatura em Corumbá junto à federação partidária. 

”Três Lagoas iremos apresentar a nossa pré-candidata Professora Grazi. Em Ponta Porã esperamos a vinda de um vereador que provavelmente será o nosso candidato”, detalhou o dirigente. 

Nas demais cidades, o PT atua para consolidar as chapas de candidatos até 5 de abril. 

Derrocada 

O PT não elegeu nenhum prefeito em 2020. João Alfredo Danieze, prefeito de Ribas do Rio Pardo, foi eleito naquele ano pelo PSOL e em 2023 deixou a legenda e migrou para o PT. 

O partido da estrela vermelha elegeu prefeitos somente até 2012, quando Paulo Duarte venceu em Corumbá e Humberto Amaducci ganhou em Mundo Novo. 

Em Dourados, o candidato petista precisa fazer frente ao prefeito Alan Guedes (Progressistas) que tenta a reeleição. Além disso será preciso enfrentar nomes de peso que podem entrar na disputa, como Geraldo Resende, Barbosinha, Marçal Filho ou Lia Nogueira. 

Campo Grande

A disputa em Campo Grande também não deve ser fácil para o PT. A prefeita Adriane Lopes tenta a reeleição. O nome de Beto Pereira (PSDB) é praticamente consenso e o pré-candidato é do partido do governador Eduardo Riedel que hoje goza de boa popularidade. O bolsonarista Marcos Pollon pode entrar na disputa ou mesmo Capitão Contar. 

O TopMídiaNews apurou ainda que Vander Loubet articula para que o partido componha a chapa com Rose Modesto. 

 



Fonte

Sair da versão mobile