O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro e o presidente Lula (PT) se manifestaram sobre o atentado sofrido por Donald Trump neste sábado (13), em Butler, na Pensilvânia.
Nas redes sociais, Bolsonaro prestou solidariedade à Trump e fez referência a uma futura vitória do republicano nos Estados Unidos. “Nos veremos na posse”, escreveu.
– Nossa solidariedade ao maior líder mundial do momento.
– Esperamos sua pronta recuperação.
– Nos veremos na posse.
– Jair Bolsonaro. pic.twitter.com/cQr9e7rl3A— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 13, 2024
Já o presidente Lula condenou o ataque e classificou o atentado como ‘inaceitável’.
O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável.
— Lula (@LulaOficial) July 13, 2024
Atentado de Trump
Trump discursava para apoiadores quando foi interrompido por sons de tiros. Ele colocou a mão na orelha e se jogou no chão, seguido rapidamente por agentes do Serviço Secreto que pularam sobre o ex-presidente para protegê-lo.
O suspeito pelos disparos também foi morto por agentes do Serviço Secreto, segundo informou a imprensa americana. Um apoiador do ex-presidente, que participava da atividade de campanha, também morreu durante o ataque. Outro está em estado grave.
O porta-voz de campanha de Donald Trump, Steven Cheung, informou que Trump “está bem” e sendo examinado em um centro médico da região. Já o porta-voz do serviço secreto, Anthony Guglielmi, publicou um comunicado afirmando que o republicano “está seguro” depois de “ocorrer um incidente”.