A Liga Inglesa de Futebol (EFL, na sigla em inglês) anunciou a renovação de sua parceria com a IMG para a produção de jogos de suas competições por mais cinco temporadas. A EFL é responsável pela gestão da segunda, terceira e quarta divisões do futebol inglês.
“Era imperativo que nosso parceiro de produção tivesse experiência, conhecimento e capacidade para elevar a produção de transmissão nas nossas competições”, declarou Ben Wright, diretor comercial da EFL.
“E, após um processo completo de pedido de propostas, ficou claro que a IMG poderia oferecer o nível de serviço de nível mundial que precisávamos”, acrescentou o executivo.
Números
Com o novo contrato, a IMG produzirá 1.698 jogos por temporada até 2029, tanto para plataformas de streaming quanto para transmissões para detentores de direitos internacionais de transmissão.
Pelo acordo, a IMG também produzirá 866 jogos por temporada para o serviço de streaming da Sky Sports, a partir de seu centro de produção especializado em Stockley Park, no oeste de Londres.
A emissora de TV paga do Reino Unido será responsável pelos 193 jogos restantes, com a Sky exibindo 1.059 jogos por temporada como parte de seu mais recente acordo nacional de direitos de TV de cinco anos com a EFL. Pelo ativo, a empresa pagou £ 935 milhões (R$ 6,1 bilhões).
Direitos internacionais
A IMG ainda produzirá 832 jogos para transmissões internacionais das competições da EFL, com os direitos detidos pela Pitch International e pela Relevent Sports, como parte de acordos recordes no valor de pelo menos £ 148 milhões (R$ 965 milhões).
“A parceria visa a colocar os torcedores em primeiro lugar, inovar e, em última análise, oferecer uma experiência de visualização melhor para os fãs da EFL em todos os lugares do mundo”
Ben Wright, diretor comercial da EFL
O feed de transmissão será distribuído por ambas as agências em todo o mundo, enquanto os clubes da EFL também poderão oferecer a transmissão em suas próprias plataformas over-the-top (OTT) no exterior.
Pacotes com resumos pós-jogos também serão oferecidos para distribuição pelos clubes e detentores de direitos. Todas as transmissões produzidas pela agência incluirão gráficos estatísticos sobre os jogos e recursos como melhores momentos e destaques.
“Estamos entusiasmados em levar a experiência de visualização da EFL para outro nível para os torcedores ingleses e de todo o mundo, com melhoras na produção, cobertura e inovação contínua”, ressaltou Barney Francis, vice-presidente-executivo de estúdios da IMG.