A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) confirmou nesta terça-feira (18) a filiação do Remo (PA) ao seu grupo. O Leão é o segundo time que irá disputar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2025 a aderir ao bloco de clubes. Anteriormente, o arquirrival Paysandu já estava filiado.
“Essa decisão representa um passo importante para o Remo e seus torcedores, que agora podem esperar por novas possibilidades de crescimento e sucesso em futuras competições”, afirma André Alves, CEO do clube.
“O Remo reafirma seu compromisso em buscar o melhor para sua torcida, sempre com a meta de trilhar um caminho de progresso e conquistas”, acrescentou.
Com o Remo, a Libra chegou a 15 clubes filiados. O bloco havia perdido representatividade na segunda divisão neste ano após o acesso do Santos à Série A e os rebaixamentos de Brusque e Guarani à terceira divisão.
“Estamos muito felizes com a entrada do Remo na Libra, um clube tão tradicional no cenário brasileiro, e que retorna à Série B em 2025 de maneira merecida”, diz Julio Casares, presidente do São Paulo e membro do Conselho Gestor da Libra.
“Ter duas potências da região Norte no grupo reforça o caráter nacional de nosso projeto, que segue com a missão de contribuir para a criação da liga nacional de clubes”, completou.
Divisão de forças
Com a adesão do Remo, apenas Athletic, Ferroviária e Volta Redonda, que também conquistaram o acesso em 2024 e irão disputar a Série B no ano que vem, permanecem como independentes. O clube mineiro já sinalizou adesão à Liga Forte União (LFU), embora isso ainda não tenha sido oficializado.
A LFU conta com os demais 15 clubes da Série B 2025: Amazonas, América-MG, Atlético-GO, Athlético-PR, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, CRB, Criciúma, Coritiba, Cuiabá, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova.
O Remo, por sua vez, já dava indícios de que iria aderir à Libra. Há duas semanas, André Alves, CEO do Remo, havia mantido reuniões em São Paulo com dirigentes do bloco de times. Segundo a Máquina do Esporte apurou, o executivo voltou a Belém com um contrato na bagagem para ser examinado pela diretoria do Leão para finalizar as tratativas.
Além do Remo, a Libra também conta com ABC, Atlético-MG, Bahia, Brusque, Flamengo, Grêmio, Guarani, Palmeiras, Paysandu, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, e Vitória.