Para muitas pessoas, um vídeo publicitário com alguns poucos minutos ou segundos de duração pode parecer um produto simples de se fazer. Na maioria dos casos, porém, essa visão não apenas é imprecisa, como corresponde ao exato oposto da realidade. A última campanha publicitária da Lean Agency, elaborada para a Betnacional, é uma prova dos desafios logísticos que podem envolver a produção desse tipo de material.
Sediada em Recife (PE), a agência conseguiu reunir alguns dos maiores influenciadores do universo esportivo, em um vídeo cujas gravações mobilizaram mais de 300 pessoas, com locações em três diferentes cidades e em dois continentes distintos.
Diretor de criação da Lean Agency, Nilo Thiago concedeu entrevista à Máquina do Esporte, onde explicou detalhes sobre como o vídeo foi realizado.
“Nosso maior desafio nessa campanha da Betnacional era saber como conectar as pessoas, em termos de logística, pela questão e haver locações em São Paulo, Rio de Janeiro e Madri”, disse.
Intitulado “Aqui Tem Brasilidade”, o vídeo da empresa de apostas esportivas é estrelado por nomes como Galvão Bueno e Vinícius Júnior, além de contar com as participações do piloto Cacá Bueno (embaixador da marca), da tenista Natalia Guitler e dos cantores Thiaguinho e Seu Jorge.
Conforme noticiou recentemente a Máquina do Esporte, Vini Jr. já superou Neymar em termos de acordos comerciais e hoje é o jogador brasileiro mais disputado pelas marcas.
Resultado superou expectativas
“Provavelmente, em termos de comunicação, a Betnacional deve ser a maior marca de apostas do Brasil, no que se refere ao uso de embaixadores. Estamos muito seguros com o nosso trabalho e com o valor que agregamos à marca”, afirmou Nilo.
A ideia, segundo ele, era realizar um vídeo que estivesse no mesmo nível das campanhas produzidas pelas grandes marcas internacionais. “O resultado superou todas as nossas expectativas. Na Lean Agency, colocamos, para nós mesmos, o desafio de, a cada ano, aumentar a ‘altura da barra’. Com Galvão, tínhamos a obrigação de entregar algo diferente e inovador”, disse o diretor.
Trabalhar com a nostalgia
A campanha da Lean Agency estrelada por Vini Jr. e Galvão Bueno foi lançada no mês passado, próximo da época em que teria início da Copa América.
No decorrer do vídeo, Galvão aparece fazendo aquilo que o tornou célebre: ou seja, narrando. A escolha, de acordo com Nilo, não foi aleatória.
Por um lado, a Lean Agency soube captar o momento histórico, já que a Copa América 2024 foi a primeira ocasião no Brasil, em quase quatro décadas, em que Galvão não comandou as transmissões da seleção brasileira na Globo, na TV aberta.
No início da década de 1980, ele já estava na emissora, mas era o segundo narrador. Depois da Copa do Mundo de 1986, que ainda teve como locutor principal Osmar Santos, Galvão firmou-se como a voz do esporte na Globo.
Seu último trabalho pela emissora foi a transmissão da Copa do Mundo de 2022. Mesmo com o locutor de fora desta Copa América, a Lean Agency deu um jeito de fazer Galvão narrar.
Mas o papel desempenhado por ele no filme não teve apenas motivações nostálgicas.
“Tem uma coisa muito interessante sobre Galvão. Ele não é um personagem diante das câmeras, mas sim ele próprio. Durante o processo criativo, discutimos o que Galvão faria no dia a dia. Se ele é narrador, estaria certamente narrando situações. E assim fizemos o resgate afetivo com a voz do Galvão”, disse Nilo.
Confira o making off do vídeo produzido pela Lean Agency para a Betnacional: