Desde que Geoff Johns reformulou a mitologia dos Lanternas Verdes, em meados de 2000, o Universo DC possui várias tropas com usuários de Anéis de Poder conectados a diferentes cores do Espectro Emocional, a exemplo do medo canalizado em amarelo pela Tropa Sinestro e do vermelho da fúria consumidor pela Tropa dos Lanternas Vermelhos.
O grupo alimentado pela luz da esperança, os Lanternas Azuis, são os aliados cósmicos mais confiáveis que os Lanternas Verdes possuem, e, agora, eles podem ter sido permanentemente neutralizados por conta de um ataque devastador.
Fundados pelos Lanternas Verdes Ganthet e Sayd logo após o evento Guerra da Tropa Sinestro, os Lanternas Azuis são os mais seletivos dos muitos grupos que utilizam os poderes do Espectro Emocional. Seus integrantes são escolhidos por sua capacidade de imbuir esperança nos outros, e a maioria de seus poderes está focada na interação com outras emoções — eles podem, por exemplo, dobrar a carga dos Anéis de Poder dos Lanternas Verde e diminuir a eficácia de quem recorre sentimentos negativos, como a Tropa Sinestro.
Continua após a publicidade
A Tropa dos Lanternas Azuis também é famosa por ter poucos membros cuidadosamente escolhidos, a maioria dos quais são pensadores, e não guerreiros. Seus integrantes levam vários dias para desbloquear os poderes, pois suas habilidades refletem o sacrifício de dedicar suas vidas para ajudar os outros.
Ataque devastador contra a esperança
Em uma prévia de Green Lantern #8, previsto nas bancas gringas nesta semana, o Lanterna Verde Hal Jordan é contatado pelo Lanterna Azul Razer, que revela que toda sua tropa foi devastada por um ser misterioso. O vilão, apenas conhecido como Odym, destruiu a Bateria Central de Energia que lhes permite canalizar a esperança através de seus Anéis de Poder.
Continua após a publicidade
No entanto, Razer também revela que as Baterias Centrais de Energia dos Lanternas Vermelhos e da Tropa Sinestro sofreram ataques semelhantes, sugerindo que não importa seu alinhamento moral ou história, todas as tropas conectadas ao Espectro Emocional estão sendo alvos.
Hal Jordan assume o caso, mas terá que fazer isso sozinho, já que a “ONU espacial” conhecida como Planetas Unidos assumiu a Tropa dos Lanternas Verdes e expulsou todos os membros humanos que se opuseram à quarentena que decretou a Terra como uma ameaça desnecessária para toda a galáxia.
O aviso de Razer marca a queda devastadora da Tropa dos Lanternas Azuis, que possui um contingente raro bem pequeno. Diferente dos Lanternas Verdes, que, após grandes baixas conseguem se reconstruir em pouco tempo convocando membros anteriores e recrutando em massa, os Lanternas Azuis não possuem reposição a curto ou médio prazo.
Continua após a publicidade
Portanto, embora seja possível que o Corpo dos Lanternas Azuis um dia retorne, eles vão precisar da ajuda do verde da força de vontade dos Gladiadores Esmeralda, especialmente de Hal Jordan, para recomeçar do zero.