Neste sábado (8) e domingo (9), a Lagoa dos Patos, em Rio Grande, recebe a competição Regata Portos RS. O evento, que acontece anualmente no município, é em alusão ao aniversário do Porto do Rio Grande, celebrado em 15 de novembro.
Neste ano, a projeção é de que 20 barcos participem das competições, que integram provas de diferentes modalidades, como: Snipe, Laser e Optimist, e a Regata Oceânica, com embarcações das classes ORC, Cruzeiro e ODay 23.
Ao longo dos dois dias, as provas irão iniciar às 14h com largada Rio Grande Yatch Club (RGYC), primeiro clube de vela do Estado.
Conforme a organização do evento, as competições incluem embarcações de diferentes tamanhos. Os monotipos, barcos com uma ou duas tripulações, competem na raia da Marambaia, com percursos definidos de acordo com o vento e o número de barcos.
Os percursos podem variar entre a barlaçota, um vai-e-vem em linha reta, e o triângulo, em que os barcos contornam em torno das boias. No sábado à tarde, são realizadas três provas para os monotipos.
No domingo, as provas ocorrem no oceano e envolvem barcos maiores, com mais tripulantes, distribuídos em categorias como Cruzeiro, Orque e Odei, classificações baseadas no tamanho e características de cada embarcação.
O percurso padrão parte da frente do clube, segue até a primeira boia próxima ao Porto de Rio Grande, contorna a Terra Plena (por dentro ou por fora, dependendo do vento), segue em direção ao Cucuruto, em frente a São José do Norte, e retorna ao RGYC, completando uma prova no período da tarde.
A premiação dos vencedores acontece no domingo, às 18h.
Pioneirismo no esporte náutico



As regatas na Lagoa dos Patos tiveram início em 1935, com a primeira competição denominada Farroupilha, realizada em 20 de setembro, como parte das comemorações do centenário da Guerra dos Farrapos.
Desde 1964, o RGYC está localizado na Rua Capitão Tenente Heitor Perdigão.
GHZ










