Candidata a prefeita e candidato a vice-prefeito respondem ação de investigação eleitoral
Dândara Genelhú –
Candidata é vice-prefeita. (Carina Yano/Semcos)
Nesta terça-feira (1), a Justiça Eleitoral multou em R$ 10 mil a candidata à Prefeitura de Mundo Novo, Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade (PSDB). Ação de investigação eleitoral apontou uso de verba pública com símbolos usados na campanha da tucana, atual vice-prefeita da cidade, a 458 quilômetros de Campo Grande.
Assim, a coligação ‘Renovar para Crescer’ alegou “emprego de verba pública, colocação de bancos em madeira e floreiras com a gravura de símbolo utilizado na campanha dos representados”.
Decisão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) multou a candidata e o candidato a vice-prefeito na chapa, Evaldo Carlos de Souza (PSD), em R$ 10.641,00.
O juiz Guilherme de Almada afirmou que não há como comprovar abuso de poder. No entanto, destacou que os símbolos são parecidos com o slogan da campanha.
“Embora os símbolos apostos (colocado neste momento, não antes existentes) nas floreiras em pleno período eleitoral não sejam suficientes para caracterizar abuso de poder que leve à cassação do registro ou do diploma, como pretende a representante, são imagens semelhantes à utilizada pela vice-prefeita em seu slogan de campanha”, esclareceu.
O Jornal Midiamax entrou em contato com a candidata por meio do número cadastrado junto à Justiça Eleitoral. Contudo, até a publicação desta matéria não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.