Ícone do site SUDOESTE MS

'Juiz da Omertà' vai substituir desembargador do MS afastado após ação da PF

'Juiz da Omertà' vai substituir desembargador do MS afastado após ação da PF

O juiz Waldir Marques será o substituto do desembargador Divoncir Schreiner Maran, afastado do cargo por determinação do Superior Tribunal de Justiça, o STJ. O membro do TJMS é suspeito de corrupção passiva em razão da decisão favorável a um traficante de drogas. 

Marques foi um dos magistrados que aturam na Operação Omertà, que mirou a quadrilha de Jamil Name e Jamil Name Filho, por chefiar organização criminosa que praticava jogo do bicho e homicídios de desafeto. 

A decisão da substituição foi publicada em Diário Oficial da Justiça nesta sexta-feira (9). 

O caso 

Divoncir foi alvo de buscas da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, em Campo Grande. Ele é suspeito de proferir decisão que soltou o megatraficante Gerson Palermo, em 2020. À época, o criminoso foi autorizado a cumprir prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica. 

Ainda segundo a investigação, no dia seguinte da decisão de Divoncir foi cassada por outro magistrado, mas o bandido já havia rompido o monitoramento eletrônico e fugido. Houve buscas na casa de no gabinete do desembargador no TJMS e em escritórios de advocacia. 

O advogado André Borges lamentou o afastamento do cliente das funções no Tribunal e observou que Maran sempre colaborou com as investigações e que nem o Conselho Nacional de Justiça, onde há apuração da conduta dele o impediu de seguir no cargo. 



Fonte

Sair da versão mobile