Com diagnóstico de pneumonia, Papa Francisco tem estado de saúde atualizado pelo Vaticano; quadro clínico é complexo, mas estável
Aos 88 anos, Papa Franciscoestá internado no Hospital Policinica Gemelli, em Roma, na Itália. Na última sexta-feira (14), o pontífice foi diagnosticado com infecção polimicrobiana das vias respiratórias, e possui quadro considerado “complexo”. Nesta terça-feira (18), o Vaticano emitiu um novo comunicado atualizando seu estado de saúde, confirmando uma pneumonia bilateral.
Como está o Papa Francisco?
De acordo com boletim médico divulgado pelo Vaticano, Francisco possui um quadro complexo, mas está de bom humor e teve uma noite pacífica. “Exames laboratoriais, radiografias de tórax e as condições clínicas do Santo Padre continuam apresentando um quadro complexo. A infecção polimicrobiana, que surgiu num contexto de bronquiectasia [dilatação permanente dos brônquios] e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo”, diz a nota.
A pneumonia bilateral afeta os dois pulmões, agravando seu estado de saúde. Sem previsão de alta, portanto, o pontífice teve sua agenda de atividades para o próximo fim de semana cancelada pela Santa Sé.
Mensagens de carinho
O comunicado ressaltou que Papa Francisco está “comovido com as numerosas mensagens de carinho” que recebeu. “Em particular, deseja expressar o seu agradecimento aos que se encontram atualmente internados no hospital, pelo carinho e amor que expressam através dos desenhos e mensagens de bons votos. Ele ora por eles e pede que orem por ele”, diz a nota.
Entenda a doença do Papa
Segundo estudo da revista científica ‘The Lancet’, a infecção polimicrobiana é uma doença causada pela combinação de diversos tipos de patógenos, como fungos, parasitas e bactérias. A infecção gera uma queda de imunidade, favorecendo o aparecimento de superbactérias – uma espécie mais resistente a antibióticos e medicações.
Desde 2023, o Papa sofre com gripes recorrentes, bronquites e outras condições, chegando a uma internação em março daquele tempo com muitas dificuldades respiratórias, mas respondeu bem com antibióticos. No mesmo ano, em novembro, cancelou uma viagem à Dubai para a Cop28 devido a uma inflamação pulmonar.
Leia também: Médica avalia quadro de saúde de Papa Francisco com infecção grave: ‘Complicações’