Cobrança interna fez o alvinegro desligar o português João Paulo Costa. A ideia é evoluir a base para ter peças no profissional e possibilitar vendas O Botafogo vem dando sequência à uma grande reformulação nas suas categorias de base, por conta dos recentes resultados decepcionantes. Com a cobrança interna aumentando, cerca de dez profissionais foram desligados entre ontem e hoje, das áreas técnica, metodológica, scout, fisiologia e administrativo.
“Revanche. Vamos jogar!”: John Textor comenta Botafogo x Palmeiras sorteado nas oitavas da Libertadores
Leia mais: De volta à equipe do Botafogo, Diego Hernández treina em dois períodos e busca retomar sequência
Entre eles, João Paulo Costa, o gerente técnico metodológico que estava no alvinegro desde o final 2022, deixou o clube. No começo de abril, Tiano Gomes, o gerente de futebol, já havia sido desligado. Para seu lugar, foi contratado Leonardo Coelho, ex-Athletico, que venceu processo seletivo e tem encarado a missão de reestruturação com respaldo de Thairo Arruda.
Internamente, o CEO do Botafogo tem cobrado melhores resultados e um projeto de formação sólido, desejando transformar a base em um ativo real para dar seguimento ao plano esportivo da Eagle Football. A ideia é abastecer a equipe profissional de talentos e possibilitar vendas para novos investimentos.
João Paulo Costa estava no Botafogo desde 2023
Vitor Silva/Botafogo
Embora tenham havido evoluções, a avaliação interna é de que os resultados foram insatisfatórios pelos investimentos realizados. A equipe vence alguns clássicos e consegue chegar a fases agudas das principais competições, mas não obtém resultados expressivos. Neste ano, as equipes alvinegras foram:
Sub-15: eliminado na fase de grupos da Copa Nike (fase de grupos) e na semifinal da Copa Rio
Sub-16: está na semifinal da Copa Rio
Sub-17: eliminado na semifinal da Copa Rio
Sub-20: eliminado na semifinal da Copa Rio e 17º colocado no Brasileirão
Recentemente, o clube também promoveu a chegada de Rodolfo Kumbrevicius para a coordenação de captação. Novos profissionais serão anunciados em breve.
Entre as novas políticas que estão ditando as categorias de base, o Botafogo voltou a fazer uma excursão internacional após dez anos, mais especificamente na Europa.
Entre os dias 6 e 14 de maio, os garotos alvinegros estiveram na Suíça e ficaram no 3º lugar de um torneio internacional sub-19, e realizaram amistosos contra o Lyon — derrota por 3 a 1 —, clube que também pertence a John Textor, e o Austria Lusternau — goleada por 13 a 1.
Fonte