”Homem que tem preconceito de fazer exame da próstata morre”. A frase impactante é do vereador e médico Dr. Victor Rocha (PSDB) no programa ”Cara a Cara”, do TopMídiaNews. O tema da atração foi a importância da campanha de conscientização ”Novembro Azul”.
O médico – que se dedica ao Programa Casa Rosa – de prevenção às doenças relacionadas às mulheres – destacou a importância do diagnóstico precoce para a saúde do homem. A fala está no minuto 1’50” da entrevista.
”Diagnóstico precoce é a maior arma e reduz as chances de morte em até 90%”, observou Rocha. O profissional destacou que é extremamente necessário que homens a partir dos 45 anos vá fazer o exame.
”Mesmo se não tiver sentindo nada é importante fazer o exame uma vez ao ano”, destacou Victor. Ele lembrou que o câncer da próstata é o que mais mata entre os homens. No minuto 6’04” o médico aproveitou a situação para pedir atenção a outras doenças silenciosas, como diabetes, hipertensão e hipotireoidismo e o combate ao tabagismo, que pode causar mortes.
Victor Rocha falou da importância de deixar o sedentarismo e que a prática de exercícios físicos promove vida longeva e com maior qualidade.
Em razão do Novembro Azul, o vereador e instituições parcerias vão promover dia de ação médica no sábado, na Rua Apetubas, 181, no Jardim Tijuca, em Campo Grande.
”O homem vai medir a pressão, vai fazer uma avaliação clínica e vai focar na avaliação da próstata, saindo dali encaminhado”, explicou o parlamentar.
”Se o PSA [exame] vier alterado, o paciente vai ser encaminhado para um ultrassom e avaliação de especialista”, garantiu Victor Rocha.
Casa Azul
No minuto 7, o médico fez questão de destacar o”Casa Azul”, programa semelhante ao ”Casa Rosa”, que já virou referência na Saúde de Campo Grande. O objetivo principal da casa de prevenção dos homens é integrar a consulta, exame e outros procedimentos em um local só, evitando um atendimento fragmentado e demorado como no SUS.
”A Casa [Azul] vem em um formato inovador e modelo resolutivo… e também vamos estimular hábitos de vida mais saudáveis”, garantiu Rocha.
Ação Saúde do homem
O evento acontece dia 23 e vai das 7h às 12h, na Rua Apetubas, 181, no Tijuca 2 (próximo ao Comper Tijuca e Terminal Aero Rancho).