GTA: veja ordem cronológica completa da franquia Grand Theft Auto

GTA é uma das franquias mais icônicas e influentes da história dos videogames — e ponto. Desde a sua estreia no PS1 em 1997, a série tem levado os jogadores a mundos abertos vibrantes que ajudaram a popularizar a saga ao longo dos seus quase 30 anos. Esse universo se estende por várias décadas e traz histórias que se entrelaçam de alguma forma, formando uma épica linha do tempo.

Entender toda a linha temporal de GTA e onde cada um deles se encaixa na cronologia é um ótimo jeito de apreciar o trabalho da Rockstar, que certamente inova a cada jogo que lança — apesar da frequência ter diminuído bastante nos últimos anos.

Cada título da franquia oferece uma visão única de diferentes períodos históricos, o que consequentemente reflete mudanças sociais, culturais e tecnológicas da época em que cada um deles se passa.

A seguir, confira a cronologia completa da franquia Grand Theft Auto e se prepare para o lançamento de GTA 6, que acontece em 2025!

Franquia GTA é dividida em três universos: 2D, 3D e HD

Antes de mais nada, é importante ressaltar que existem três fases da franquia GTA nos videogames: o universo 2D, o universo 3D e o universo HD. Tudo começa com os dois primeiros títulos lançados para PS1 e suas expansões, enquanto o segundo engloba GTA 3, GTA Vice City e GTA San Andreas (assim como os spin-offs Liberty City Stories e Vice City Stories).

Franquia GTA é dividida em três universos: o 2D, o 3D e HD.Fonte:  Rockstar 

Por fim, o universo HD conta com GTA 4 e suas duas expansões, Lost and Damned e Ballad of Gay Tony, assim como GTA 5 e GTA Online. Ainda não ficou claro onde GTA 6 estará nessa equação — será que vem um universo novo por aí? Quem sabe um QHD?

Ordem cronológica da franquia GTA

Quer conhecer toda a linha temporal em ordem cronológica da franquia GTA? O Voxel preparou um especial completaço para mostrar como os jogos da série se encaixam cronologicamente, desde os primeiros dias de crime nas ruas de Londres até os grandiosos assaltos à banco em Los Santos. Confira a seguir!

GTA: London 1961 (1961)

GTA: London 1961.Fonte:  Rockstar 

Enquanto a franquia GTA é conhecida pelos jogos que se passam nos Estados Unidos, os primórdios da série vem lá do Reino Unido. E toda a cronologia da franquia começa com GTA: London 1961, que é a segunda expansão do primeiro game da franquia, mas o primeiro conteúdo de toda a linha cronológica da saga. O game é ambientado em Londres, Reino Unido, em 1961, oito anos antes dos eventos de GTA London 1969 (a primeira expansão).

GTA: London 1969 (1969)

GTA: London 1969 foi a primeira expansão da franquia GTA e também levava os jogadores para Londres. Embora a história não seja o grande foco dos DLCs mais antigos da série, London 1969 introduz alguns personagens que mais tarde aparecem no pacote de missões de London 1961.

GTA: Vice City Stories (1984)

Aqui, já começamos a entrar nos games que são mais conhecidos pelo público que ama a franquia. GTA Vice City Stories, do PlayStation 2, é ambientado em 1984 e traz a história de Victor Vance, irmão de Lance Vance (de GTA Vice City), enquanto ele tenta estabelecer seu império do crime na cidade. O game introduz os jogadores a uma Vice City em seus primórdios, com uma história cheia de traições e ascensão ao poder.

GTA Vice City (1986)

A história continua em 1986, com GTA Vice City. O icônico game da Rockstar coloca os jogadores na pele de Tommy Vercetti, um ex-presidiário que busca vingança e poder após seu negócio de drogas dar errado. No auge da vida noturna, a Vice City do jogo é uma vibrante e perigosa cidade inspirada na Miami de 1980, com uma trama repleta de traições, violência e construção de impérios mafiosos.

GTA San Andreas (1992)

Este certamente dispensa apresentações. GTA San Andreas se passa em 1992 e segue a história de Carl “CJ” Johnson, que retorna a Los Santos após a morte de sua mãe. CJ é rapidamente arrastado de volta ao mundo do crime, enquanto tenta trazer sua gangue de volta aos dias de glória na Grove Street.

O jogo se destaca pela sua vasta área explorável, que abrange três cidades: Los Santos, San Fierro e Las Venturas. Já a história se desenvolve mostrando, principalmente, a guerra de gangues que toma a cidade principal, além de mostrar o cenário de corridas em San Fierro e as máfias e cassinos de Las Venturas, o que garante referências a outros jogos da série.

GTA (1997)

Sendo o primeiro game do universo 2D, GTA traz oito protagonistas diferentes, embora não seja possível alternar entre eles, como em GTA 5. O game também é ambientado nas três principais regiões da série: Liberty City, San Andreas e Vice City — além de incluir uma parte no estado de New Guernsey, que é vizinho de Liberty City.

GTA Liberty City Stories (1998)

Ambientado em 1998, em GTA Liberty City Stories os jogadores assumem o papel de Toni Cipriani, um capanga da máfia que retorna a Liberty City após se esconder por um tempo. O jogo explora a luta de Toni para reconquistar sua posição na organização criminosa de Salvatore Leone, onde precisa enfrentar rivais e traidores.

GTA 2 (1999 ou 2013)

GTA 2 é o único game da saga que não deixa claro ao jogador em que ano é ambientado. Claro, existem muitas teorias sugerindo que a linha temporal pode ser 1999 ou 2013 — embora muitos considerem a primeira opção como a mais provável. Em todo o caso, o protagonista do game é Claude Speed, que deve desbravar uma metrópole chamada Anywhere City.

GTA Advance (2000)

Lançado no icônico Game Boy Advance, GTA Advance se passa em 2000, um ano antes dos eventos de GTA 3. O jogo segue Mike, um criminoso de Liberty City que busca vingar a morte de seu parceiro Vinnie. Embora seja um dos menos conhecidos da franquia, Advance oferece uma visão diferente da cidade e dos eventos que antecedem o terceiro jogo, além de ser uma das entradas mais famosas da franquia para dispositivos portáteis.

GTA 3 (2001)

Responsável por uma das mudanças mais impactantes em toda a franquia, GTA 3 foi o primeiro game do universo 3D e colocou muita ênfase na narrativa. Aqui, os jogadores controlam o “protagonista silencioso” Claude, que sempre ganhou a vida sendo um exímio piloto de carros e atirador. Expandindo o universo da franquia, o jogo se passa no ano de 2001, o mesmo ano de seu lançamento inicial.

GTA 4 (2008)

Sendo o primeiro game do universo HD, GTA 4 é ambientado em 2008 e segue a história de Niko Bellic, um imigrante da Europa Oriental que chega a Liberty City em busca do famoso “sonho americano”. A trama se desenrola à medida que Niko é puxado para o submundo do crime e tenta lidar com seu passado enquanto busca vingança e uma nova vida.

GTA Lost and Damned (2008)

Lost and Damned é o primeiro DLC de GTA 4 e também é ambientado em 2008. O DLC segue a história de Johnny Klebitz, um membro da gangue de motociclistas The Lost. A história se entrelaça com a trama principal do quarto game e oferece uma nova perspectiva sobre os acontecimentos em Liberty City.

GTA The Ballad of Gay Tony (2008)

Sendo o segundo DLC de GTA 4, The Ballad of Gay Tony também ocorre em 2008. Desta vez, os jogadores assumem o papel de Luis Fernando Lopez, um guarda-costas do empresário Tony Prince. A expansão oferece uma narrativa repleta de luxo, discotecas e intrigas no submundo de Liberty City.

GTA Chinatown Wars (2009)

Também ambientado em Liberty City, GTA Chinatown Wars se passa em 2009 e coloca os jogadores na pele de Huang Lee, filho de um mafioso asiático que tenta recuperar um item valioso da sua família. O game não é tão envolvente quanto os da série principal, mas certamente é bem legal de jogar.

GTA 5 (2013)

Lançado em 2013, GTA 5 é ambientado no mesmo ano e segue a história de três protagonistas diferentes que podem ser trocados a qualquer momento: Michael De Santa, um ex-ladrão de bancos, Franklin Clinton, um aspirante a criminoso, e Trevor Philips, um psicopata imprevisível. Situado em Los Santos e suas áreas ao entorno, o jogo explora as vidas interligadas dos três personagens enquanto eles realizam os assaltos mais doidos da franquia.

GTA Online (2013 / presente)

Por fim, temos GTA Online, que é o multiplayer de GTA 5 e oferece uma experiência em constante evolução que permite aos jogadores criarem seus próprios personagens para participar de uma variedade de missões distintas espalhadas por Los Santos.

O game segue recebendo atualizações até hoje e seu futuro após a chegada de GTA 6 ainda é incerto. No entanto, considerando modificações como GTA RP, é de se esperar que o jogo permaneça vivo, atualizado e 100% contemporâneo por muito tempo.

Curtiu o especial do Voxel com toda a ordem cronológica da franquia GTAComente em nossas redes sociais se tem algum nome na lista que você não conhecia!

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
  • PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM

Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho.

Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre.

Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação.

Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação.

A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade.

Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados.

As informações são do site Plantão Maringá
  • Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. 

Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
  • Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). 

Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • 🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
1 dia ago
View on Instagram |
1/9
PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho. Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação. Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação. A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade. Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados. As informações são do site Plantão Maringá
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
2 semanas ago
View on Instagram |
3/9
Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
2 semanas ago
View on Instagram |
4/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21). Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção. O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
3 semanas ago
View on Instagram |
5/9
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨 Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica. O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
3 semanas ago
View on Instagram |
6/9
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
4 semanas ago
View on Instagram |
7/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
4 semanas ago
View on Instagram |
8/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
4 semanas ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas