Servidores da UFGD que estão em greve intensificaram a mobilização e fecharam o acesso ao campus, na manhã desta quinta-feira (25), em Dourados.
Os grevistas são técnico-administrativos e trancaram o acesso na rotatória próxima à Avenida Guaicurus com pneus e cones. O trecho foi bloqueado e a manifestação ganhou um tom mais enfático ante o dia anterior. Segundo o Dourados News, o ato conta com carro de som, faixas e uma participação mais expressiva dos grevistas.
Greve
Ainda segundo o site, servidores fazem greve desde 18 de março e exigem melhores condições de trabalho e salários. Também visam restruturação do plano de carreira, recomposição do orçamento das universidades e paridade entre as categorias.
A greve, que também atinge servidores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e do Hospital Universitário, faz parte de uma greve nacional que já conta com a adesão de mais de 60 universidades.
Conforme já noticiado pelo TopMídiaNews, dia 23 de abril, as negociações com o Governo Federal começaram no início de 2023, mas, segundo Marco Antônio, líder do comando local de greve do sindicato dos servidores (Sintef-UFGD), não houve avanços significativos.
Uma proposta do governo foi apresentada na semana passada, porém foi rejeitada em assembleia. A categoria aguarda uma nova proposta do governo, que será avaliada em assembleia.
“Recebemos uma proposta do governo federal que passa muito longe do que é possível se fazer, por isso foi reprovada. Dessa forma, não há previsão para o término da greve”, afirmou Marco. A comunidade acadêmica aguarda novos desdobramentos das negociações e mantém-se atenta às manifestações dos servidores.