Equipe gaúcha recebe o rubro-negro pelo campeonato nacional Neste domingo, às 17h30 na Arena do Grêmio, o time comandado por Gustavo Quinteros recebe o Flamengo pela terceira rodada do Brasileirão. As duas equipes estão em busca da segunda vitória no campeonato, e o confronto tem um histórico equilibrado, com promessa de ser mais um jogo acirrado. Com a expectativa de uma partida com muita qualidade, surge a pergunta: quem pode fazer o gol? O GLOBO analisou dados recentes das duas equipes e indica os possíveis protagonistas do confronto.
Aproveitamento na temporada
A temporada do Grêmio tem alternado em altos e baixos. Depois de sete anos consecutivos, o Grêmio perdeu a final do Campeonato Gaúcho para o Internacional, no mês passado. A classificação para a terceira fase da Copa do Brasil, sobre o modesto Athletic, só foi conquistada nos pênaltis. Por outro lado, o time venceu os dois duelos da Sul-Americana e está em segundo lugar no Grupo D.
No total, o clube gaúcho entrou em campo 18 vezes neste ano, com 11 vitórias, três empate e quatro derrotas. O aproveitamento geral é de 66,7%. Já o Flamengo, que até então vinha em uma temporada quase sem críticas, foi derrotado pelo Central Córdoba no Maracanã e saiu vaiado de campo. Nos números gerais, o rubro-negro perdeu três vezes, empatou quatro e venceu 13 confrontos, resultado em um aproveitamento de 71,7% — além das taças da Supercopa e do Carioca.
Veja dados do confronto entre Grêmio e Flamengo
Editoria de Arte
Artilheiros em 2025
Dos dois lados, as equipes apresentaram no ano uma boa diversidade de jogadores que balançaram as redes. No caso do Grêmio, o dinamarquês Braithwaite foi quem mais se destacou, com oito gols em 12 partidas. Atrás dele, vêm Arezo (com seis gols em 14 jogos) e o recém-chegado Cristian Oliveira, que vem aproveitando as oportunidades dadas por Quintero e traduzindo nos três gols que marcou em nove jogos.
No Flamengo, Bruno Henrique é a principal opção no ataque, com seis gols marcados em 12 oportunidades. Wallace Yan e Luiz Araújo aparecem em seguida, tendo balançado as redes quatro vezes cada um, mas a joia da base precisou de menos tempo para atingir a marca. Ele conseguiu o feito entrando em campo nove vezes, contra as 14 oportunidades que o ponta precisou.
Retrospecto
Nos últimos cinco encontros entre as equipes, pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil, em nenhuma houve empate: o rubro-negro venceu três duelos e o tricolor gaúcho ganhou dois. O que deu a vantagem ao Flamengo foi uma vitória fora de casa em um momento importante: na semifinal da Copa do Brasil de 2023, a equipe carioca venceu os dois duelos e se classificou à decisão.
A rivalidade fica ainda mais em alta já que dois dos principais goleadores das equipes no ano já marcaram na equipe rival nos últimos cinco encontros. Luiz Araújo já vazou o adversário três vezes, e Braithwaite uma. Quem pode trazer mais emoção ao confronto é Everton Cebolinha, que não perdoou o antigo clube no Brasileirão de 2023 e pode repetir a “Lei do Ex”.
Fonte