Governo aposta em I.A e levará Ceamca a 12 municípios para ampliar combate à violência doméstica em MS

Atendimento via Whats App com I.A (Inteligência Artificial), municipalização do Ceamca (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência), e a ampliação do programa ‘Protege MS’ estão entre as principais ações de proteção às mulheres vítimas de  em , anunciadas pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (27).

Mais detalhes sobre os planos de ações foram divulgados durante evento de encerramento da campanha Agosto Lilás, “Por Elas, Proteção de Todos os Lados”, realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, nesta quarta-feira (27). O evento contou com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB), gestores municipais e empresas.

Dentre as principais ações anunciadas, o governo destacou a criação da I.A Vitória, que ficará disponível 24h para tirar dúvidas sobre atendimento e acolhimento para mulheres vítimas de violência. O canal pode ser acessado via WhatsApp, pelo número 3348-6657. É possível mandar áudio, mas o contato não atende ligações.

Durante o evento, também foi feita a assinatura do plano de metas municipais, para que o programa ‘Protege MS’ seja replicado em todos os municípios. Além disso, 12 cidades do interior, com os piores índices de violência, irão receber unidades do Ceamca.

Conforme o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, os dados de violência contra mulher no Estado não são subnotificados. Ele afirma que os altos índices estão ligados a tipificação do crime como feminicídio, o que não ocorreria em outros estados. Por isso, aprimorar essa rede de proteção, como o uso da inteligência artificial, é necessário para continuar o combate da violência contra a mulher. “A inteligência artificial organiza informação, a informação ela tem que estar disponível. O Observatório é um dos caminhos para isso”.

Governador Eduardo Riedel Durante coletiva (Foto: Thalya Godoy, Jornal Midiamax)

A secretária estadual de cidadania, Viviane Luiza, destacou a importância de levar o Ceamca ao interior do estado, que até então, só existia em Campo Grande. O Centro foi inaugurado na Capital em 1999. Agora, o serviço se espalha para 15% do Estado.

Durante a gestão atual, o Centro passou a atender também crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. “Acreditamos que para mudança de comportamento, as meninas e os meninos que estão nesse ciclo de violência, precisam saber que a violência não é normal”, justifica, sobre a ampliação do atendimento.

Professora transformou dor em luta

Sobrevivente de uma tentativa de feminicídio, a professora Indiamara Vendruscolo decidiu transformar a dor em luta, e utilizar sua segunda chance para fazer a diferença na vida de outras vítimas. Hoje, ela atua como Coordenadora de políticas públicas para mulheres em São Gabriel do Oeste.

“Eu levei oito facadas, perfurou quatro órgãos. Eu sou um milagre! Fui dirigindo o carro para o hospital, então é um milagre. Eu cheguei procurando as forças policiais e falava ‘eu não vou virar estatística’”, relembrou, durante a entrega do pacote de ações.

A professora declara que possui medida protetiva por violência patrimonial e conta que nunca havia sofrido violência física, mas a violência psicológica já durava por anos. “Eu não sabia a quem recorrer, eu não sabia nem identificar que aquilo era uma violência. Agora, quantas mulheres estão passando isso? E se a gente não falar, elas nunca vão saber”.

À esquerda, professora transformou dor em luta para ajudar outras mulheres (Foto: Thalya Godoy, Jornal Midiamax)

Confira as ações anunciadas pelo governo

  • Municipalização do CEAMCA (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência) 

O Centro é voltado ao acolhimento, orientação e acompanhamento especializado de mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência doméstica e familiar. Serão criadas 12 novas unidades municipalizadas com investimento estadual de R$ 2,3 milhões.

As novas undiades serão instaladas nas cidades de: Alcinópolis, Bataguassu, Brasilândia, , Costa Rica, , Mundo novo, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Selvíria, Sonora e Rio brilhante.

  • Ferramenta de orientação para mulheres – I.A VITÓRIA

A ferramenta é voltada para orientar mulheres em situação de violência. Essa tecnologia foi criada para oferecer, de forma rápida e segura, informações sobre os tipos de violência, os direitos das mulheres e os serviços disponíveis em cada região.

Ao interagir com a ferramenta, a mulher recebe orientações personalizadas que podem ajudá-la a identificar a situação que está vivendo e a buscar o apoio adequado junto à rede de atendimento.

O canal pode ser acessado via WhatsApp, pelo número 3348-6657. É possível mandar áudio, mas o contato não atende ligações.

  • Protege MS

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) assinou um termo de compromisso com o programa ‘Protege MS’, iniciativa que fortalece as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra meninas e mulheres em todo o território estadual.

  • Curso de atendimento qualificado às mulheres em situação de violência

Com investimento de R$ 173.700,00, o curso prevê a formação de 100 profissionais da rede especializada nos municípios do Estado. A formação é um instrumento para redução dos índices de violência e para consolidar práticas de cuidado, proteção e cidadania nos territórios.

  • Curso de Formação para Líderes Comunitários Liderança Também Protege

A iniciativa tem objetivo capacitar e mobilizar lideranças comunitárias para atuar de forma articulada na prevenção e no enfrentamento da violência de gênero contra as mulheres, além de fortalecer as redes locais de proteção, estimulando o protagonismo comunitário. O primeiro curso foi realizado no dia 19 de agosto de 2025. Os participantes receberam os certificados durante o evento.

  • Assinatura ACT – Defensoria Pública

O Acordo de Cooperação Técnica da Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres com a Defensoria Pública Estadual, para desenvolver oficinas de formação e/ou de capacitação da “Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres: Desafios e Possibilidades no Atendimento”.

  • Entrega do Selo Empresa Amiga da Mulher 

O Selo Social ‘Empresa Amiga da Mulher’ é uma iniciativa que visa reconhecer e incentivar empresas que adotam práticas de promoção da igualdade de gênero e inclusão profissional de mulheres, especialmente aquelas que foram vítimas de violência doméstica. O selo é concedido a empresas que demonstram compromisso com a equidade de gênero, oferecendo oportunidades e condições de trabalho justas e seguras para as mulheres.

  • Fórum das Gestoras Estaduais 

A criação do Fórum das Gestoras Estaduais de Políticas Públicas para Mulheres representa um avanço significativo na consolidação de uma governança colaborativa, estratégica e eficaz voltada à promoção dos direitos das mulheres. A iniciativa surge da necessidade de fortalecer o diálogo, promovendo a articulação entre os municípios, o intercâmbio de boas práticas e a construção coletiva de diretrizes que garantam a efetividade das políticas públicas de gênero.

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
  • O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, descreveu em entrevista à Rádio Super Gaúcha, na manhã deste sábado (8), o cenário de devastação provocado pelo tornado que atingiu o município na véspera. Segundo ele, cerca de 80% da área urbana foi danificada, e há pelo menos cinco mortes confirmadas, além de centenas de feridos. 

A cidade de 14 mil habitantes tem a economia baseada na produção agrícola. “Eu nunca vi na minha vida uma coisa que nem essa. Assisti em filme, uma cidade totalmente destruída, não tem uma casa para dizer que vai arojar uma fatura. É uma destruição total”, afirmou o prefeito. Bovino contou que o fenômeno atingiu a cidade por volta das 18 horas desta sexta-feira (7). 

“Ainda com toda a tragédia, graças a Deus, que foi nesse horário, porque nós tínhamos colégio com mais de 800 alunos, tínhamos creche, e graças a Deus o comércio já tinha todo mundo chegado pela casa. Ainda bem que aconteceu nesse horário, senão a fatalidade ia ser muito mais”, relatou. 

Segundo o prefeito, os ventos extremamente fortes duraram apenas alguns segundos, mas foram suficientes para destruir praticamente toda a cidade. 

📸 Imagens: Alex Rafael Silvério / Olho Vivo Paraná Via @portalnossodia
  • Oportunidade em Caarapó!
  • Em depoimento na CPMI do INSS, Vinicius
Marques de Carvalho, Ministro da Controladoria Geral da União, denunciou a negligência de Sergio Moro (União-
PR) durante o tempo em que foi ministro da Justiça do governo Bolsonaro: “o senhor recebeu denúncias (de irregularidades no INSS), mas não encaminhou para a Polícia Federal nem para a CGU. Infelizmente, o senhor não fez o seu trabalho”.
  • Os deputados federais bolsonaristas de Mato Grosso do Sul priorizam o debate sobre a anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado, mas ignoram a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A proposta será votada na próxima quarta-feira (1º) na Câmara dos Deputados, mas a votação pode ser adiada pela manobra bolsonarista para forçar o perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de cadeia.

Enquanto lutam para salvar Bolsonaro e outros 11 sul-mato-grossenses condenados pela trama golpista, os parlamentares Dr. Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, do PL, deixam em segundo plano o projeto que pode beneficiar 236,8 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Receita Federal do Brasil, 162 mil serão contemplados com a isenção total porque possuem renda de até R$ 5 mil. Outros 73,8 mil serão contemplados com o desconto gradual para renda de R$ 5 mil a R$ 7 mil.
  • O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), barrou a indicação feita pelo PL para que Eduardo Bolsonaro fosse o líder da minoria na Casa. Com isso, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro seguirá tendo faltas computadas e deve perder o mandato.
  • O escândalo envolvendo o presidente nacional do União
Brasil, Antônio Rueda, virou foi parar no Jornal da Record, apresentado por Mariana Godoy. O empresário foi citado em investigação da Polícia Federal que apura suposta ligação com integrantes do PCC.

Como noticiamos mais cedo, o piloto Mauro Capucci Matosinho acusa Rueda de ser dono oculto de jatos executivos usados para transportar criminosos ligados à facção, em especial dois investigados da Operação Carbono Oculto: Mohamed Hussein Murad, o “Primo”, e Roberto Augusto Leme da Silva, o “Beto Louco”. Ambos são apontados como líderes de um esquema de lavagem de dinheiro no setor de combustíveis.

A Polícia Federal agora investiga se Rueda realmente tinha participação oculta nos aviões ou ligação com os acusados. Em resposta, Rueda disse estar sendo alvo de
“ilações irresponsáveis e sem fundamento” e apontou motivação política por trás das acusações

*Comente e compartilhe*

#Rueda #UniãoBrasil #PCC #PolíciaFederal
#Política #Brasil
  • O pastor Silas Malafaia elogiou neste domingo (7), durante ato bolsonarista, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como possível sucessor político do ex-presidente Jair
Bolsonaro. “Tarcísio é meu amigo. 

Já fiz críticas a ele tanto em público quanto em privado, mas agora ele está se mostrando um verdadeiro leão em defesa da anistia”, destacou.

Malafaia acrescentou que nem os filhos de Bolsonaro, nem nenhum outro integrante da direita, precisa se colocar como substituto caso o ex-presidente não dispute a eleição.

📹Sam Pancher
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
6 horas ago
View on Instagram |
1/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
8 horas ago
View on Instagram |
2/9
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, descreveu em entrevista à Rádio Super Gaúcha, na manhã deste sábado (8), o cenário de devastação provocado pelo tornado que atingiu o município na véspera. Segundo ele, cerca de 80% da área urbana foi danificada, e há pelo menos cinco mortes confirmadas, além de centenas de feridos. A cidade de 14 mil habitantes tem a economia baseada na produção agrícola. “Eu nunca vi na minha vida uma coisa que nem essa. Assisti em filme, uma cidade totalmente destruída, não tem uma casa para dizer que vai arojar uma fatura. É uma destruição total”, afirmou o prefeito. Bovino contou que o fenômeno atingiu a cidade por volta das 18 horas desta sexta-feira (7). “Ainda com toda a tragédia, graças a Deus, que foi nesse horário, porque nós tínhamos colégio com mais de 800 alunos, tínhamos creche, e graças a Deus o comércio já tinha todo mundo chegado pela casa. Ainda bem que aconteceu nesse horário, senão a fatalidade ia ser muito mais”, relatou. Segundo o prefeito, os ventos extremamente fortes duraram apenas alguns segundos, mas foram suficientes para destruir praticamente toda a cidade. 📸 Imagens: Alex Rafael Silvério / Olho Vivo Paraná Via @portalnossodia
9 horas ago
View on Instagram |
3/9
Oportunidade em Caarapó!
Oportunidade em Caarapó!
3 dias ago
View on Instagram |
4/9
Em depoimento na CPMI do INSS, Vinicius Marques de Carvalho, Ministro da Controladoria Geral da União, denunciou a negligência de Sergio Moro (União- PR) durante o tempo em que foi ministro da Justiça do governo Bolsonaro: “o senhor recebeu denúncias (de irregularidades no INSS), mas não encaminhou para a Polícia Federal nem para a CGU. Infelizmente, o senhor não fez o seu trabalho”.
1 mês ago
View on Instagram |
5/9
Os deputados federais bolsonaristas de Mato Grosso do Sul priorizam o debate sobre a anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado, mas ignoram a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A proposta será votada na próxima quarta-feira (1º) na Câmara dos Deputados, mas a votação pode ser adiada pela manobra bolsonarista para forçar o perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de cadeia.

Enquanto lutam para salvar Bolsonaro e outros 11 sul-mato-grossenses condenados pela trama golpista, os parlamentares Dr. Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, do PL, deixam em segundo plano o projeto que pode beneficiar 236,8 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Receita Federal do Brasil, 162 mil serão contemplados com a isenção total porque possuem renda de até R$ 5 mil. Outros 73,8 mil serão contemplados com o desconto gradual para renda de R$ 5 mil a R$ 7 mil.
Os deputados federais bolsonaristas de Mato Grosso do Sul priorizam o debate sobre a anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado, mas ignoram a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A proposta será votada na próxima quarta-feira (1º) na Câmara dos Deputados, mas a votação pode ser adiada pela manobra bolsonarista para forçar o perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de cadeia. Enquanto lutam para salvar Bolsonaro e outros 11 sul-mato-grossenses condenados pela trama golpista, os parlamentares Dr. Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, do PL, deixam em segundo plano o projeto que pode beneficiar 236,8 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul. De acordo com a Receita Federal do Brasil, 162 mil serão contemplados com a isenção total porque possuem renda de até R$ 5 mil. Outros 73,8 mil serão contemplados com o desconto gradual para renda de R$ 5 mil a R$ 7 mil.
1 mês ago
View on Instagram |
6/9
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), barrou a indicação feita pelo PL para que Eduardo Bolsonaro fosse o líder da minoria na Casa. Com isso, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro seguirá tendo faltas computadas e deve perder o mandato.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), barrou a indicação feita pelo PL para que Eduardo Bolsonaro fosse o líder da minoria na Casa. Com isso, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro seguirá tendo faltas computadas e deve perder o mandato.
2 meses ago
View on Instagram |
7/9
O escândalo envolvendo o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, virou foi parar no Jornal da Record, apresentado por Mariana Godoy. O empresário foi citado em investigação da Polícia Federal que apura suposta ligação com integrantes do PCC. Como noticiamos mais cedo, o piloto Mauro Capucci Matosinho acusa Rueda de ser dono oculto de jatos executivos usados para transportar criminosos ligados à facção, em especial dois investigados da Operação Carbono Oculto: Mohamed Hussein Murad, o “Primo”, e Roberto Augusto Leme da Silva, o “Beto Louco”. Ambos são apontados como líderes de um esquema de lavagem de dinheiro no setor de combustíveis. A Polícia Federal agora investiga se Rueda realmente tinha participação oculta nos aviões ou ligação com os acusados. Em resposta, Rueda disse estar sendo alvo de “ilações irresponsáveis e sem fundamento” e apontou motivação política por trás das acusações *Comente e compartilhe* #Rueda #UniãoBrasil #PCC #PolíciaFederal #Política #Brasil
2 meses ago
View on Instagram |
8/9
O pastor Silas Malafaia elogiou neste domingo (7), durante ato bolsonarista, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como possível sucessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Tarcísio é meu amigo. Já fiz críticas a ele tanto em público quanto em privado, mas agora ele está se mostrando um verdadeiro leão em defesa da anistia”, destacou. Malafaia acrescentou que nem os filhos de Bolsonaro, nem nenhum outro integrante da direita, precisa se colocar como substituto caso o ex-presidente não dispute a eleição. 📹Sam Pancher
2 meses ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas