Ícone do site SUDOESTE MS

Gestão Riedel discute práticas inovadoras na gestão de pessoas no setor público

Gestão Riedel discute práticas inovadoras na gestão de pessoas no setor público

Governo de MS promove, até esta terça-feira (25), o 3º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público, em Campo Grande. O evento pretende discutir e promover práticas inovadoras, eficientes e humanizadas, com mudança de visão na gestão de pessoas na administração pública. 

O evento é promovido por meio da Secretaria de Administração, a SAD, e pretende ainda oferecer perspectiva abrangente aos servidores públicos estaduais e municipais, que atuam na área de gestão de pessoas, nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.

Na abertura do evento, o governador Eduardo Riedel destacou a troca de experiências e discussões com o propósito de oferecer melhores serviços à população num Estado que cresce mais de 6% ao ano e com a terceira menor taxa de desemprego e de extrema pobreza do País.

“Temos uma Escola de Governo forte, atuante, servindo a todos os 58 mil servidores ativos no Estado. Não tem política pública do Estado, do município, ou da União. Tem cidadãos e cidadãs sul-mato-grossenses que dependem das políticas públicas integradas.

O “MS alfabetizado” é um exemplo disso, a saúde e a segurança são outros exemplos”, classificou o governador.

Anfitrião do evento, o secretário de Administração, Federico Felini, enfatizou a incessante busca pelo aprimoramento do conhecimento, em práticas inovadoras e humanizadas.

“Este evento é fundamental para atingirmos estas metas, para a troca de experiência e o desenvolvimento de novas competências. Com a liderança governador Eduardo Riedel, estamos implementando um plano de gestão pública visando a transformação do Estado de Mato Cruz do Sul em próspero, verde, inclusivo e digital. Durante os próximos dois dias, teremos a oportunidade de ouvir especialistas renomados que compartilharão de suas experiências e conhecimento sobre as tendências e inovação em gestão de pessoas. Este é o momento de absorver todo o conhecimento e aplicá-los em nosso dia a dia para que possamos ter um serviço público mais eficaz”, salientou o secretário.

Cerca de 800 pessoas, entre gestores e servidores da área de gestão, participam do evento no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Durante a terceira edição do encontro, estão sendo debatidos temas como liderança, transformação digital, E-Social, gestão por desempenho, motivação e outras tendências em gestão de pessoas.

É o caso da palestra sobre “Gestão de Pessoas de Alto Impacto, que foi apresentada em seguida da abertura pela professora Juliana Almeida, doutora em Liderança e People Analytics pela Universidade de Brasília, com estágio doutoral na Amsterdam Business School, e experiência profissional de 20 anos como consultora corporativa e instrutora no serviço público e na iniciativa privada.

“A gestão de pessoas em qualquer organização consome cerca de 60 a 70% dos recursos, porque tudo o que nós fazemos são de pessoas para pessoas, e o nosso trabalho é um trabalho de bastidor, ele é quase que um trabalho de manutenção, quando está tudo certo as pessoas não percebem, quando o pagamento está em dia, quando o treinamento é adequado, quando a liderança consegue fazer a entrega, a gente não tem tanto destaque, o que pode levar a gente muitas vezes a uma sensação de frustração, porque acabamos fazendo só o operacional com pouca relevância estratégica percebida”, disse Juliana Almeida.

De acordo com a consultora, o capital humano é o recurso mais valioso, raro, difícil de imitar e substituir em uma organização.

“O que faz a diferença é a gente potencializar os nossos talentos e saber retê-los”, completou.

A abertura do evento contou com a presença da superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SAD, Lea Maria de Souza Ribeiro, da diretora-presidente da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (EscolaGov), Ana Paula Martins Pereira de Assunção, do deputado Pedro Caravina, representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, da procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, dos secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Rodrigo Perez (Segov), Helio Daher (Educação), da secretária-adjunta da Segov, Ana Carolina Nardes, e demais autoridades civis e militares.



Fonte

Sair da versão mobile