Futebol americano desperta interesse de 41 milhões de brasileiros, aponta pesquisa

O futebol americano está em alta no Brasil. Às vésperas do primeiro jogo da National Football League (NFL) no país, uma pesquisa do Ibope Repucom apontou que o esporte atingiu sua alta histórica de interesse, com crescimento de 310% nos últimos dez anos.

Os dados coletados pelo Sponsorlink, pesquisa sobre hábitos, perfil, atitudes, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de esportes, revelou que 35% da população conectada do Brasil se declara fã de futebol americano, o que corresponde a 41 milhões de pessoas. O estudo considera um universo de internautas brasileiros com 18 anos ou mais das cinco regiões do país, que representa 117,2 milhões de indivíduos.

Em 2014, a modalidade despertava o interesse em 18% dos brasileiros, o equivalente a 10 milhões de pessoas à época. Portanto, o futebol americano conquistou 31 milhões de novos fãs em 10 anos.

Com esta crescente, a NFL escolheu o Brasil para ser a sede de um dos seus jogos internacionais da temporada 2024/2025. Na sexta-feira (6), a liga fará seu primeiro jogo em terras verde e amarelas, na Neo Química Arena. Green Bay Packers e Philadelphia Eagles se enfrentarão no gramado do estádio do Corinthians, a partir das 21h15 (horário de Brasília).

“O jogo é como o nosso Super Bowl no Brasil e vamos comemorar e aproveitar. E, novamente, é a primeira semana. Ter o jogo é apenas o começo do potencial que o Brasil tem”, disse Luiz Martinez, diretor geral da NFL no Brasil, em entrevista à Máquina do Esporte.

“O Brasil é tão relevante para a liga, primeiramente, porque a expansão internacional é uma prioridade fundamental para o negócio. Estamos comprometidos em trazer mais territórios, idiomas e estruturas. Definitivamente é o caminho para nos tornarmos esta liga global que esperamos ser”, acrescentou.

O evento tem sido amplamente explorado por diversas marcas. Renner, New Era, Centauro, Budweiser, Turma da Mônica, Visa, Perdigão e Beats, entre diversas outras, aproveitaram a oportunidade para ações publicitárias.

“O primeiro evento oficial da NFL no Brasil reafirma o prestígio do nosso mercado no cenário esportivo internacional e oferece às marcas uma oportunidade de se conectarem com um público profundamente apaixonado”, avaliou Danilo Amâncio, coordenador de marketing ​do Ibope Repucom.

“Participar deste momento é uma chance de se posicionar estrategicamente em um mercado ​em constante crescimento. Por meio de ativações e experiências, as marcas poderão fortalecer seus laços com os fãs, transformando a visibilidade em um relacionamento relevante e duradouro, construindo um legado que vai além do dia do jogo”, seguiu o executivo.

Nos últimos dez anos, o perfil dos interessados por futebol americano mudou. Em 2014, a maior parte do público do esporte no Brasil era composta por homens, com entre 18 e 29 anos.

Com o passar dos anos, o futebol americano se aproximou do público feminino. Em 2024, a participação entre homens e mulheres é quase igualitária. A maior concentração de público passou a ser de indivíduos com entre 30 e 39 anos, com a parcela de fãs de renda alta sendo cerca de 20% maior do que a média da população conectada.

“Além do jogo, também estamos tendo a presença de cada ativação no Brasil, significando uma oportunidade para nos envolvermos com os fãs e uma oportunidade que temos para atrair novos fãs, novas gerações, mulheres”, ressaltou Luiz Martinez.

“O esporte tem atraído uma base de fãs cada vez mais diversa, com uma participação mais equilibrada entre os gêneros e uma representatividade significativa de públicos com maior poder aquisitivo”, destacou Gabriella Giamundo, gerente de desenvolvimento de negócios do Ibope Repucom.

Os fãs de futebol americano também possuem maior interesse na prática de atividades físicas. A pesquisa revelou que os interessados pelo esporte são 15% mais ativos em comparação com a população conectada.

O grupo supera a média da população na prática de modalidades como natação e ciclismo, mas tem o futebol e a musculação como suas atividades preferidas. Este fato expande as possibilidades de ativações e criação de experiências por parte de marcas interessadas no futebol americano e na NFL.

O estudo do Ibope Repucom também identificou uma forte aproximação dos fãs de futebol americano com os videogames, com dois terços do público os adotando frequentemente como atividade de lazer.

Para efeito de comparação, o índice é semelhante ao observado no público fã de e-Sports, modalidade que naturalmente envolve uma afinidade com esse universo.

O futebol americano possui presença consolidada nos videogames. O esporte conta com duas franquias produzidas pela EA Sports, mesma produtora responsável pelo EA FC (antigo Fifa): Madden (da NFL) e College Football (focado no futebol americano universitário).

Os fãs de futebol americano também se destacam no consumo de informações, com um terço do público buscando conteúdo sobre o esporte pelo menos duas vezes por semana. 

Entre os 30 esportes analisados pelo Sponsorlink, o futebol americano está entre os cinco em que os fãs buscam informações com maior frequência.

A tendência entre este público é a procura por canais especializados, com um consumo 20% maior de TV paga do que a média da população conectada. Considerando apenas os consumidores da televisão fechada, o acesso a canais esportivos é 10% maior entre os fãs de futebol americano.

A tendência pode estar relacionada com o fato de que no Brasil a NFL é transmitida e debatida majoritariamente pelos canais fechados ESPN. O perfil dos fãs, de renda alta, também pode ter influência.

Ainda que viva uma crescente no Brasil, o futebol americano não possui um grande desempenho digital. Em suas redes sociais dedicadas ao público Brasileiro (TikTok, Instagram, X e YouTube), a NFL acumula 2,8 milhões de seguidores. A NBA (liga norte-americana de basquete), por exemplo, possui 3 milhões de inscritos apenas em seu perfil no Instagram.

Considerando seus perfis dedicados ao Brasil, a NFL se destaca no TikTok, onde possui 1,5 milhão de seguidores. A liga conta com 921 mil no Instagram, 290 mil no X e apenas 75 mil no YouTube.

“Também estamos buscando atrair novos públicos por meio de conteúdo, redes sociais e novos produtos. Temos o NFL Pick’em, um produto casual para os fãs aproveitarem, bem básico, mas também temos o fantasy para aqueles que estão mais imersos na NFL”, lembrou o Martinez, diretor geral da NFL no Brasil.

As equipes da NFL não demonstram grande interesse na presença digital no Brasil. Das 32 franquias que disputam a liga, apenas duas possuem perfis dedicados ao público brasileiro.

O New England Patriots, que por 19 anos foi a equipe de Tom Brady, considerado por muitos o melhor jogador da história da NFL e ex-marido da brasileira Gisele Bündchen, conta com 54 mil seguidores (Instagram e TikTok). O Miami Dolphins tem 20 mil seguidores acumulados no Instagram e X. A cidade-sede da franquia é um dos princpais destinos turísticos dos brasileiros que viajam aos EUA.

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
  • PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM

Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho.

Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre.

Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação.

Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação.

A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade.

Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados.

As informações são do site Plantão Maringá
  • Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. 

Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
  • Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). 

Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • 🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
3 horas ago
View on Instagram |
1/9
PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho. Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação. Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação. A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade. Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados. As informações são do site Plantão Maringá
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
2 semanas ago
View on Instagram |
3/9
Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
2 semanas ago
View on Instagram |
4/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21). Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção. O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
2 semanas ago
View on Instagram |
5/9
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨 Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica. O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
2 semanas ago
View on Instagram |
6/9
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
4 semanas ago
View on Instagram |
7/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
4 semanas ago
View on Instagram |
8/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
4 semanas ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas