A Fórmula E anunciou nesta quinta-feira (21) que a 11ª temporada terá uma ampliação do FIA Girls on Track, programa de diversidade de gênero na formação de base no automobilismo. Os planos envolvem novas ativações nos dias de corrida para 50 garotas, bem como chance de acesso aos bastidores.
Em seu sétimo ano, o programa terá novas oportunidades e ativações adicionais de e-karting (karts elétricos) em escolas e universidades. Além disso, 120 jovens mulheres participarão de workshops e visitas aos bastidores em cada etapa da temporada 2024/2025.
A melhoria da iniciativa faz parte da estratégia de longo prazo para promover a igualdade de gênero e apoiar o percurso das mulheres no automobilismo. Neste sentido, a Fórmula E realizou recentemente um evento de teste só para mulheres.
Abbi Pulling, que lidera o campeonato da F1 Academy, assegurou o tempo mais rápido na sessão de três horas para a equipe de Fórmula E da Nissan, junto a um grupo de 17 pilotas.
Na última temporada, a Fórmula E expandiu a experiência do FIA Girls on Track para jovens mulheres de 12 a 18 anos em todos os locais de corrida, realizando 27 eventos em 11 finais de semana de corrida, tanto na pista quanto nas comunidades, apoiando mais de 4.500 jovens em todo o mundo desde o início de parceria nesse programa da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Para a 11ª temporada, o programa tem como missão ampliar o número de jovens mulheres impactadas em todos os locais de prova. O objetivo é apoiar a crescente procura feminina por oportunidades, auxiliando as pilotas para que sigam carreira no automobilismo.
Os eventos serão realizados em colaboração com as comunidades locais, aproveitando a experiência e os relacionamentos de cada área. A estratégia se alinha com as intenções da Fórmula E em intensificar o envolvimento das comunidades de cada local de corrida.
Além das 120 jovens que participam em visitas aos bastidores e workshops na véspera de cada corrida, 50 jovens terão acesso ao espaço FIA Girls on Track na Fan Village nos dias de corrida.
As participantes poderão assistir a palestras sobre carreiras, conduzidas por mulheres do ecossistema da Fórmula E, com o objetivo de ajudar com orientação e aconselhamento para funções variadas em engenharia, tecnologia, condução, gestão de equipes, sustentabilidade, meios de comunicação e marketing.
O programa também inclui o oferecimento de boletins informativos da comunidade FIA Girls on Track, uma área centralizada de recursos para conectar as participantes aos principais grupos e acionistas do mercado, entre outros.
“Estamos conscientes sobre o desequilíbrio entre os papéis masculinos e femininos, sendo assim, com um programa cada vez maior em eventos e oportunidades, em que as mulheres podem aprender e ganhar confiança, o setor pode começar a se equilibrar e a beneficiar todas as pessoas envolvidas”, acrescentou Julia Palle, vice-presidente de Sustentabilidade da Fórmula E.