FIM! Google anuncia quando vai desativar links encurtados pelo site goo.gl

O Google confirmou a data de desativação dos endereços do encurtador de links da empresa. A etapa é a última no processo de descontinuar a plataforma Google URL Shortener, que reduzia o tamanho de endereços para envio em redes sociais e mensageiros.

De acordo com o comunicado oficial, boa parte dos links encurtados do domínio “goo.gl” vai deixar de funcionar a partir de 25 de agosto de 2025. Nessa data, os endereços hospedados nessas URLs param de ir ao destino original e vão exibir uma tela de erro 404 no lugar.

A partir de 23 de agosto deste ano, quem acessar links encurtados pelo serviço receberá uma notificação no navegador avisando sobre o corte no acesso.

O aviso da Google para quem acessar sites encurtados pelo serviço. (Imagem: Google/Reprodução)Fonte:  Google 

A desativação será gradual e, com o passar do tempo, todos os links encurtados pelo serviço serão impactados e desativados. Na página do blog para desenvolvedores, o Google orienta responsáveis por sistemas e sites a atualizarem suas páginas e fazer a transição de projetos que eventualmente ainda contenham URLs desse serviço.

Encurtadores estão em baixa?

O encurtador de links do Google nasceu em 2009 e foi liberado a todo o público um ano depois, depois de um período limitado a alguns navegadores.

O fim do serviço foi anunciado ainda em 2018 pelo Google. No ano seguinte, a companhia deixou de aceitar a criação de novas páginas encurtadas, mas não chegou a abordar na época por enquanto tempo os endereços continuariam no ar.

Ao descontinuar o projeto, a companhia argumentou que detectou mudanças “na forma como as pessoas encontram conteúdo na Internet“. Além disso, ela culpa também o “número de novos serviços populares de encurtamento de URLs” que surgiram ao longo do tempo.

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

Matérias Relacionadas