O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares entre os brasileiros. Apesar de muito usado, o que muita gente não sabe é que a ferramenta pode banir a conta de usuários que violam as políticas da plataforma.
Leia mais: Surpresa a caminho: WhatsApp pode lançar recurso muito aguardado pelos usuários
Em síntese, há uma série de situações que vão desde o envio de notícias falsas ao disparo de mensagens automáticas que podem fazer com que você perca o acesso à sua conta no aplicativo.
Se o usuário for banido, ele só conseguirá retornar ao WhatsApp se mudar de número de telefone. Diante disso, nós separamos oito coisas proibidas no aplicativo e que talvez você não saiba.
1. Usar WhatsApp APK
O fato é que as versões APK do WhatsApp trazem recursos não disponíveis no mensageiro oficial. O WhatsApp GB, por exemplo, é um APK bem conhecido e que promete funções exclusivas. No entanto, o usuário precisa tomar cuidado. O uso deste tipo de recurso pode resultar na suspensão definitiva da conta.
Portanto, caso o usuário acesse uma versão modificada, ele não mais conseguirá usar o seu número de telefone para usar uma conta original do aplicativo de mensagens.
2. Espalhar fake news
Quem usa a ferramenta para disseminar notícias falsas também está na mira da Meta (dona do WhatsApp). Isso ocorre porque a atividade feder os Termos de Serviço da Comunidade. Prova disso é que a plataforma atua tentando barrar o compartilhamento de fake news ao limitar o encaminhamento de mensagens para até cinco chats ao mesmo tempo.
Além disso, se alguém identificar que uma notícia é falsa, ela pode denunciar quem enviou o conteúdo. A ação é simples e rápida: basta pressionar a mensagem desejada até que abra um menu. Aí é só clicar em denunciar e escolher se deseja ou não bloquear o contato.
3. Criar Spam no WhatsApp
Apesar de ser uma conduta comum, a de enviar mensagens para diversos usuários ao mesmo tempo para divulgar promoções e serviços, o WhatsApp proíbe a prática. Se houver denúncias, a conta passará por suspensão. Portanto, a recomendação é criar um grupo para compartilhamento de informações e permitir que as pessoas que tenham interesse em receber este tipo de comunicação acessem o grupo a partir de um link.
4. Ser reportado ou bloqueado constantemente
Se as denúncias a um usuário são frequentes, o WhatsApp entende que ele fere as políticas de uso do aplicativo. Independente da natureza das denúncias, a conta passará por análise, com o risco de ser excluída da plataforma. Igualmente, a ação vale para bloqueios constantes.
5. Ameaçar outros usuários no WhatsApp
Qualquer mensagem de ódio gera o banimento do aplicativo. Isso porque, em sua política de uso, o mensageiro determina que não pode haver “uso de forma ilícita, obscena, difamatória, ameaçadora, intimidadora, assediante, odiosa, ofensiva em termos raciais ou étnicos, ou que instigue ou encoraje condutas que sejam ilícitas ou inadequadas”.
Além disso, as mensagens podem servir de provas em processos criminais.
6. Adicionar usuários a grupos sem consentimento
Sabia que há uma proibição em adicionar outros usuários a grupos sem permissão? Apesar de ser comum, é possível conferir o comportamento presente na seção de boas práticas do aplicativo. “É importante pedir permissão às pessoas antes de adicioná-las a grupos. Se você adicionar alguém a um grupo e essa pessoa decidir sair, respeite essa decisão”, diz o documento.
O recomendável, para se evitar denúncias, é conversar com a pessoa antes de adicioná-la a chats coletivos na plataforma.
7. Enviar muitas mensagens em pouco tempo
O excesso de atividade no WhatsApp também pode ser motivo de exclusão da plataforma. Mas, não se preocupe: isso não significa que você precisa diminuir o uso do aplicativo, seja para falar com amigos ou mesmo trabalhar. As punições ocorrem em casos de uso intenso em um período muito curto, ou seja, a partir do uso de mensagens automáticas.
Nestes casos, o comportamento pode se enquadrar como spam e ocasionar a perda da conta.
8. Mensagens automatizadas
Hoje há uma série de ferramentas que enviam mensagens em massa para listas inteiras de contato. Geralmente, esse tipo de uso tem como foco a divulgação de promoções e eventos. Entretanto, é necessário ter cautela quanto aos limites dos usuários, assim como a transparência das informações.
Em outras palavras, se houver denúncias, também podem ocorrer punições.