A paixão dos torcedores pelos clubes é o atributo que move os investimentos da 2GO Bank no futebol. A fintech brasileira tem buscado atuar em bancos de nicho e notou no esporte mais popular do país a chance de expandir seus negócios.
Nesta semana, o gerente de marketing da 2GO Bank, Caio Lacerda, concedeu entrevista exclusiva à Máquina do Esporte e explicou como funciona a estratégia da empresa para o universo do futebol.
Na edição deste ano da Confut Sudamericana, a 2GO Bank apresentará os resultados do principal produto desenvolvido para o futebol, o Banco Torcedor.
“Futebol possui um atributo que trouxe muita atenção e interesse aqui da empresa, e um pouco do que a gente olhou como projeto, que é, simplesmente, falar sobre a relação de paixão. Os clubes de futebol têm a paixão envolvida do seu torcedor, da parte interna, dos seus desafios, dos seus projetos e, a partir dessa visão, a gente desenvolveu o projeto Banco Torcedor“, explicou Lacerda.
Um dos principais cases que serão apresentados pela 2GO Bank na Confut Sudamericana é a experiência do Vitória Bank, que foi lançado há cerca de um mês e meio, em parceria com o clube baiano.
“É um modelo de patrocínio no qual, em parceria com o clube, a gente desenvolve a identidade visual, a forma de comunicação, uma rede social dedicada e começa a fazer com que, dentro do ecossistema do time, o torcedor tenha benefícios em relação a isso” disse o executivo.
Entre os benefícios estão as experiências proporcionadas aos torcedores, caso da ação realizada na semana passada, a qual contemplou dois correntistas do Vitória Bank que movimentam frequentemente suas contas.
“Eles foram ao Centro de Treinamento (CT) do Vitória, levaram seus familiares, puderam interagir com os jogadores, acompanhar o treino e ter suas camisas autografadas por jogadores. Eles também tiraram foto com a taça do campeão baiano, conquistada uma semana antes, no clássico Ba-Vi [Bahia x Vitória]”, afirmou.
Benefícios
O Vitória Bank funciona como um banco digital, com aplicativo para celular disponível para os sistemas IOS e Android. A partir do momento em que conclui seu cadastro e as informações são validadas, o torcedor já pode participar das experiências e benefícios oferecidos pela conta.
O torcedor correntista também recebe um cartão personalizado do clube. “É uma ideia de pertencimento, para que o torcedor realmente mostre aos seus amigos o orgulho de ser Vitória. Quanto mais você paga contas com o cartão, mais você ajuda o clube, mais você está fomentando essa base, mais você está participando. E em breve vamos ter novidades sobre benefícios de desconto, utilizando o próprio cartão Vitória Bank”, explicou Lacerda.
A 2GO Bank pretende lançar um sistema de pagamentos personalizado do Vitória Bank, a “Maquininha do Leão”, que, quanto mais for utilizada pelos torcedores, mais renevue share (termo em inglês, que equivale à participação nos ganhos, em que o parceiro contribuiu de maneira ativa na comercialização ou na divulgação de um produto ou serviço) renderá ao rubro-negro.
“Nosso diferencial é um revenue share muito mais agressivo do que o modelo tradicional. No nosso projeto, o clube tem 50% de participação efetiva, ou seja, cobrindo os custos, cobrindo toda a parte de investimento de receita líquida”, explica Lacerda.
Ele salientou que esse percentual é calculado dentro das taxas e operações financeiras, e não do valor total gasto pelos torcedores.
“Não é que, dentro da sua operação, se você gastar R$ 10, R$ 5 vão para o clube e R$ 5 vão para a operação. Significa que, dentro das taxas de operações financeiras, parte disso vai para o clube e parte disso vai para a nossa operação”, explicou.
Dados
Segundo Lacerda, além de permitir a realização de operações financeiras que rendem recursos aos clubes, o Banco Torcedor terá outra relevância estratégica. Ele reunirá uma série de dados sobre os torcedores, que incluem hábitos e desejos de consumo.
O projeto Banco Torcedor prevê o compartilhamento dessas informações com os clubes, de modo a permitir que eles possam desenvolver novas oportunidades de negócios.
“O clube vai ter a informação específica sobre consumo, comportamentos e oportunidades para o torcedor que utiliza o app e consome dentro dessa plataforma. A ideia é que os patrocinadores também tenham a integração com o nosso projeto”, afirmou.
No caso do Vitória Bank, por exemplo, a 2GO Bank já negocia com a Volt Sports, fornecedora de material esportivo do clube, visando oferecer um formato diferente de compra dentro do app.
A fintech também conversa com a Betsat, patrocinadora máster do clube, sobre a possibilidade de integração dentro do Vitória Bank, permitindo o compartilhamento, em tempo real, de estatísticas e outras informações para apostadores.
De acordo com Lacerda, o Banco Torcedor também irá conectar os clubes que aderirem ao projeto a suas parceiras de tecnologia, como Microsoft, Google e Apple.
O objetivo do projeto, segundo ele, é permitir a integração de todo o ecossistema dos clubes em um só lugar. “Essa é a grande diferença. A gente quer que o torcedor, dentro de um único ambiente, tenha as funções de banco – do seu dia a dia, de pagamento de Pix, de boleto, enfim, de contas -, mas que também possa consumir da base produtos e serviços do clube, dentro do projeto do Banco Torcedor”, disse Lacerda.