Ex-Paquita revela cobranças de Marlene Mattos para emagrecimento: "Tive bulimia"

Ana Paula Guimarães revela cobranças de Marlene Mattos para emagrecimento no Xou da Xuxa. A ex-Paquita relembrou o terror vivido nos bastidores

Ana Paula Guimarães participou do Xou da Xuxa por mais de dois anos, acompanhando Xuxa Meneghel até mesmo em projetos fora do Brasil. A atual diretora da Globo não recebia comentários negativos de Marlene Mattos sobre seu corpo, mas mesmo assim foi impactada com a cobrança e pressão estética da empresária. Com menos de 18 anos, ela desenvolveu bulimia e precisou se retirar de diversas gravações para vomitar tudo o que ingeria.

Ela não me cobrava, mas ela cobrava da Priscilla. Comecei a ficar tensa com aquilo e tive bulimia“, disse Ana Paula Guimarães. “Todo mundo conversando, rindo e brincando. Aí daqui a pouquinho ela: ‘Gente, eu vou vomitar. Dá licença. Gente, está tudo bem. Vamos continuar’“, Marlene da Silva Souza, mais conhecida como Cunhã. Ela era camareira dos estúdios de gravações e acompanhava todas as Paquitas diariamente.

Ana Paula Guimarães esteve ao lado de Xuxa Meneghel entre 1987 e 1995. A diretora saiu do Xou da Xuxa em 1989 para tentar carreira solo e, no ano seguinte, atuou como assistente de palco do Domingão do Faustão no quadro Rala e Rola. Em 1991, retornou às Paquitas para trabalhar no exterior e continuou com suas aparições com a apresentadora até 1995, quando deixou de fato a função. Ao todo ela participou do Xou da Xuxa, El Show de Xuxa, Xuxa Park, Paradão da Xuxa, Xuxa nos Estados Unidos, Xuxa no Mundo da Imaginação e TV Xuxa e ainda estrelou o filme Xuxa Gêmea (2006).

Na mesma época, iniciou sua carreira de atriz em diversas produções, como Você Decide (1995), Cara & Coroa (1995), Malhação de Verão (1996), Malhação (1996), Pecado Capital (1998) e A Guerra dos Rocha (2008). Em 2007, iniciou sua carreira como assistente de direção na Globo, atuando em Sete Pecados (2007), Caras & Bocas (2009), Ti Ti Ti (2010) e O Astro (2011). 

Em 2012, Ana Paula Guimarães foi contratada pela emissora como diretora para estar à frente de grandes produções, como Guerra dos Sexos (2012), Divertics (2013), Alto Astral (2014), Êta Mundo Bom! (2016), Pega Pega (2017), Verão 90 (2019), Bom Sucesso (2019), Quando Mais Vida, Melhor! (2021) e Vicky e a Musa (2023).

Outras histórias

Em Pra Sempre Paquitas, Xuxa Meneghel comentou sobre a pressão estética que sentiu após os comentários negativos de Marlene Mattos. A apresentadora foi cobrada sobre o aumento de seu peso e surpreendeu a empresária ao confirmar que estava grávida de sua filha, Sasha Meneghel.

Eu com os meus 54 kg ou 56 kg era normal e legal. Eu com 58 kg a Marlene já chiava. Eu com 60 kg ela já me chamava de gorda. Tanto é que quando ela começou a falar ‘Você tem que ver que você está muito gorda. Muito gorda’, eu fui ver que eu estava grávida. Foi o momento que ela mais me chamou de gorda porque eu estava grávida“, relembrou.

Eu dava importância ao que ela queria e não ao que a gente tinha ou estava vivendo (…) E cobrar das meninas eu achava normal. Tipo: ‘Olha, a Marlene quer isso. Ela quer me ver magra e quer ver vocês magras também'”. Um erro enorme? Enorme“, confessou. Andrea Sorvetão também foi alvo das críticas proferidas pela empresária: “Que absurdo. Você não pode. Vai engordar. Já está gorda“.

No documentário, as Paquitas revelaram mais um momento de tensão nos bastidores do Xou da Xuxa: quando Luciana Vendramini saiu na capa da revista Playboy vestindo a clássica roupa usada pelas assistentes de palco. Na época, ela tinha apenas 17 anos e isso refletiu nas demais participantes por serem menores de idade.

A única coisa ruim, para a gente como grupo, foi que ela saiu em uma revista masculina vestida de Paquita“, explicou Ana Paula Guimarães. “Quando saiu ela na capa da Playboy vestida de Paquita, eu falei: ‘Gente, ela nunca foi Paquita. Como é que ela sai vestida de Paquita?’“, questionou Andréa Veiga. “A gente ficou doida. A gente reclamou“, concluiu Andréa Sorvetão.

Ela saiu na revista masculina dizendo: ‘Ah, olha a Paquita’. Ela nunca foi Paquita“, explicou Xuxa Menegjel no documentário. “Para a gente foi bem ruim ter a nossa imagem atrelada a uma revista masculina, e onde começou uma sexualização de meninas tão novas“, concluiu Ana Paula Guimarães. 

Ticiane Pinheiro também deu seu depoimento ao documentário para contar sua experiência traumática ao tentar uma vaga entre as Paquitas. Em 1986, a filha de Helô Pinheiro, conhecida como a Garota de Ipanema, já trabalhava como apresentadora do programa Balão Mágico, da Globo. E mesmo com a ajuda de Xuxa Meneghel, Marlene Mattos sequer deu atenção para ela.

Quando surgiu as Paquitas, aquelas meninas lindas dançando e cantando, eu queria muito estar ali e fazer parte. A Xuxa virou um ídolo para mim. Eu queria muito conviver, estar ali perto e ser uma Paquita“, disse.

Naquela hora meu mundo caiu. Ela não falou nada e eu fui embora. Eu fiquei muito triste. Eu participei do programa e fiquei ali, mas é aquela coisa de menina de você ter um sonho e ver que a Marlene, que era a que mandava em tudo, não quis. Eu acreditava nos sonhos e eu ia atrás. Eu tinha certeza que eu ia conseguir. E tudo, como apresentadora e atriz, a única coisa na vida que eu não consegui realizar mesmo foi ser uma Paquita de verdade“, finalizou.

*Texto de Júlia Wasko

Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e apaixonada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

Matérias Relacionadas