O Neom Sports Club, que disputa a segunda divisão da Arábia Saudita, nomeou o brasileiro Alex Leitão como seu novo CEO. O executivo já havia exercido o cargo no Orlando City, que disputa a MLS, principal liga de futebol dos EUA, e no Athletico, que deixou em julho, após divergências com Mario Celso Petraglia, presidente do clube paranaense.
“À medida que entramos em uma fase significativa, com a transformação do Reino da Arábia Saudita em um centro esportivo global, estou muito feliz em contribuir para atingir seus objetivos”, afirmou Leitão.
De acordo com o Neom, o executivo brasileiro terá como função “impulsionar o crescimento, o desempenho e a marca do clube em toda a região”.
O time, sediado na cidade de Tabuk (noroeste do país), é o atual lider da segunda divisão da Arábia Saudita, que curiosamente tem o nome de Primeira Divisão. A elite do país disputa a Saudi Pro League (SPL), apelidada no Brasil de Sauditão.
O Neom atualmente está com 22 pontos e busca uma vaga na elite (o campeonato vai até maio de 2025). Na última terça-feira (5), o time perdeu a invencibilidade no campeonato ao ser derrotado pelo Al-Jabalain, 10º colocado, por 1 a 0.
Troca
Leitão substitui Moaath Alohali, que ocupava o cargo desde junho de 2023 e agora irá assumir a função de consultor do clube. O antigo CEO foi responsável pela formação da equipe feminina e de investimentos nas categorias de base.
“Temos o prazer de receber Alex Leitão como CEO do Neom e nos beneficiar de sua vasta experiência em liderar clubes”, afirmou Mishari Al-Mutairi, presidente da equipe.
“O desempenho alcançado pelo clube até agora reflete nosso comprometimento em atrair os melhores talentos e treinadores para o Neom, alinhando-se com nossas metas de atingir os mais altos níveis. Atualmente, estamos ansiosos por novas temporadas cheias de sucesso”, acrescentou o dirigente.