Se você assistiu ao anime Pokémon entre os anos 90 e 2000, provavelmente quis, em algum momento, ter um Pokédex – aquele aparelhinho vermelho capaz de identificar as criaturas. E o youtuber concretizou esse desejo. O entusiasta de engenharia Abe’s Projects criou uma versão do Pokédex com o ChatGPT que funciona razoavelmente bem.
Para quem tem pressa:
- O youtuber Abe’s Projects realizou o sonho de muitos fãs de Pokémon dos anos 90 e 2000 ao criar um Pokédex funcional graças ao ChatGPT. Seu projeto visava replicar o design icônico do anime, achar um jeito de tornar o dispositivo capaz de reconhecer Pokémons e emular a voz robótica original do Pokédex;
- Para construir o aparelho, o youtuber utilizou impressão 3D para criar uma caixa retangular vermelha, equipando-a com uma câmera para identificação de Pokémon, um alto-falante e uma bateria. O “cérebro” do dispositivo é o ChatGPT, que analisa as imagens capturadas pela câmera e consulta a API Pokémon para identificar as criaturas;
- Além da identificação dos Pokémon, a inteligência artificial contribuiu significativamente para reproduzir a voz característica do Pokédex, imitando o timbre de Nick Stellate, o ator que deu voz ao dispositivo no anime entre 1997 e 1998.
O youtuber tinha três objetivos. Primeiro: construir um dispositivo com design parecido ao do anime. Segundo: achar um jeito de tornar o aparelho capaz de reconhecer Pokémons na maioria das situações. Terceiro: colocar uma voz robótica semelhante à mostrada no desenho.
Leia mais:
Pokédex com ChatGPT: como?
Primeiro, o youtuber imprimiu em 3D uma caixa retangular vermelha para o dispositivo. Ela abriga os componentes necessários para fazer o Pokédex funcionar – por exemplo: uma câmera para identificar Pokémon, um alto-falante e uma bateria.
A identificação é onde o ChatGPT, com GPT-4 (modelo da OpenAI mais avançado disponível), entra em jogo. O entusiasta usa a inteligência artificial (IA) da OpenAI para analisar o que o dispositivo “viu” e verificar na API Pokémon, banco de dados com informações sobre as criaturas de Pokémon.
A IA não atuou apenas na identificação de Pokémons, mas também ajudou a replicar a voz de Nick Stellate, o ator por trás da voz do Pokédex entre 1997 e 1998. Usando o PlayHT, gerador de voz com IA, o youtuber clonou a voz de Stellate a partir de um vídeo. O resultado não é uma réplica perfeita. Mas é boa o suficiente para se divertir.
Embora o youtuber tenha enfrentado obstáculos ao construir seu Pokédex, incluindo um bug onde o dispositivo mostrava besteiras em vez de texto na tela, o produto final foi um aparelho digno de nota. O dispositivo não era bom em identificar pelúcias de Pokémon, mas conseguiu identificar bonequinhos e imagens online.
Confira abaixo o vídeo sobre a construção do Pokédex:
Fonte: Olhar Digital








![O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em áudio enviado para o pastor Silas Malafaia que sem a votação da anistia não há possibilidade do Brasil negociar o tarifaço com os Estados Unidos.
A conversa é uma das citadas pela Polícia Federal (PF) no relatório que indiciou Bolsonaro e seu filho Eduardo Bolsonaro pela atuação deles para colocar os EUA contra autoridades brasileiras e por coação no âmbito do processo da trama golpista.
“Malafaia, o que eu mais tenho feito é conversar com pessoas mais acertadas, vamos assim dizer no tocando que se não começar votando a anistia não tem negociação sobre tarifa”, afirma Bolsonaro no áudio enviado em 13 de julho para o pastor.
Na mensagem, o ex-presidente ainda faz uma alusão às tentativas de governadores, entre eles Tarcísio de Freitas, de São Paulo, de tentar negociar com a
Embaixada dos EUA.
“Não adianta um ou outro governador querer ir pros Estados Unidos, ir pra embaixada, para não sei onde quer que ele vá, tentar sensibilizar. Não vai só seguir. Da minha parte, é por aí pô”, diz Bolsonaro.
“Eu tenho meus contatos, não falo com ninguém e tô fazendo aquilo que entendo, você tem razão, é a anistia.
Resolveu a anistia, resolveu tudo. Não resolveu? Já era.
Ele não perde nenhum. Tenha certeza disso”, completou Bolsonaro no áudio.
O áudio de Bolsonaro vem em resposta a mensagem de Malafaia, que, segundo a PF, estaria dando “orientações” a Bolsonaro sobre como se posicionar após a carta de Trump que impôs as taxas de 50% sobre o Brasil, em 9 de julho, dias antes da conversa.
Segundo Malafaia, seria necessário “pressionar o STF dizendo que se houver uma anistia ampla e total, a tarifa vai ser suspensa. Ainda pode usar o seguinte argumento:
Não queremos ver sanções contra ministros do STF e suas famílias. Eles se cagão [sic] disso! A questão da tarifa é justiça e liberdade, não econômica. Traz o discurso para isso!”, afirmou.
Pouco depois dessa mensagem, Malafaia envia um áudio em que “novamente orienta Bolsonaro em como direcionas a narrativa para os interesses dos investigados”, diz o relatório.](https://sudoestems.com.br/wp-content/uploads/2024/03/537227944_1300949231658827_2324692362068409941_n-269x320.jpg)


