ESPECIAL 777 PARTNERS: Como estão os clubes pertencentes à empresa

Fundada em 2015, em Miami, nos Estados Unidos, a empresa de investimentos 777 Partners alcançou um crescimento assombroso, nos últimos anos. Seu nome passou a aparecer de maneira recorrente no noticiário brasileiro a partir de 2022, quando ela adquiriu 70% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco, que na época, amargava mais uma passagem pela Série B do Brasileirão e estava afundado em dívidas.

O time retornou à Série A e então vieram as contratações e as promessas de grandes investimentos, alguns dos quais ainda não se realizaram. Nesse meio tempo, a 777 Partners viu-se envolvida em uma série de situações controversas, nos diferentes países onde atua.

Suas polêmicas mais recentes envolvem equipes como o Everton, da Inglaterra, o Standard Liège, da Bélgica, e o próprio Vasco, que obteve nesta quarta-feira (15) uma decisão judicial provisória que devolve ao clube o associativo o controle sobre o futebol cruz-maltino. Ainda cabe recurso dessa sentença, que foi proferida pela 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Neste especial, a Máquina do Esporte explica como está a situação de cada uma das equipes esportivas que recebem investimentos da 777 Partners:

Sevilla

Considerado um dos clubes de futebol mais tradicionais da Espanha, o Sevilla foi o primeiro time de futebol a receber investimentos da 777 Partners, ainda em 2018, três anos após a empresa ser fundada.

Nessa primeira investida, porém, a empresa conseguiu abocanhar uma fatia muito pequena do clube da Andaluzia, que, segundo informações da imprensa espanhola, seria de 5% a 13%.

Com esse percentual, a empresa não teria como influenciar as decisões no clube. Porém, esse negócio acabou ficando marcado por muita polêmica e por ações no mínimo controversas adotadas pela 777 Partners.

A história se assemelha a uma novela e envolve desde disputas políticas até presidente sendo preso. Em 1992, com base na lei esportiva da Espanha, o Sevilla foi convertido em sociedade limitada, passando a ser controlado por algumas famílias ricas da cidade, além de uma pequena quantidade de ações que foi vendida vários torcedores comuns.

A partir de 2002, sob o comando do então presidente José Maria del Nido Benavente (pai e desafeto do atual presidente José Maria del Nido Carrasco), o clube experimentou sua fase mais vitoriosa, conquistando títulos como Copa do Rei e a antiga Copa da Uefa.

O atual presidente do Sevilla, José Maria del Nido Carrasco, à esquerda, e seu antecessor José Castro, ao centro – Reprodução / Instagram (@josemaria_delnido)

Em 2013, porém, del Nido Benavente seria condenado em última instância e preso, acusado de peculato, no período em que atuou como advogado da Prefeitura de Marbella. Em seu lugar assumiu José Castro, um dos acionistas do Sevillistas de Nervion S.A., que detém o controle acionário do clube até os dias atuais.

Quando deixou a prisão em 2017, del Nido Benavente, que era o maior acionista individual do Sevilla, com 24% do capital, passou a travar uma batalha contra o grupo de Castro. Foi nesse contexto que ocorreu a chegada da 777 Partners, no ano seguinte.

A empresa investiu cerca de US$ 25 milhões (mais de R$ 182 milhões, pela cotação atual) para adquirir sua participação no Sevilla. Na época, ela enfrentou forte reação por parte de torcedores e da imprensa local, que viam com desconfiança a companhia estrangeira que chegava oferecendo somas milionárias pelo clube.

Um fato que chamou a atenção, na época, é que a empresa se dispôs a pagar pelas ações valores muito acima dos preços de mercado. Cada uma custava em torno de € 60, mas chegaram a ser vendidas por € 3,5 mil.

Nesse primeiro momento, a investida da 777 Partners contou com as bênçãos de Castro, que buscava apoio para impedir que del Nido pai obtivesse o controle acionário no Sevilla. A empresa, porém, desejava ela própria assumir o comando do capital do clube.

A parceria seguiu forte até janeiro de 2019, quando Castro e seu grupo resolveram frear as ambições da 777 Partners e pularam para trás em uma venda de ações para a companhia, que já estava praticamente sacramentada.

“Los Americanos”, como eram passaram a ser chamados, resolveram então buscar guarida com del Nido Benavente. A essa altura, porém, Castro já havia manobrado politicamente, a fim de barrar os planos da 777 Partners.

Um grupo de acionistas minoritários apresentou uma moção pedindo a destituição de Andrés Blasquez (homem de confiança da empresa) do Conselho Administrativo do clube. O pedido foi aprovado com 82% dos votos.

O dirigente deixou o cargo acusando Castro de traidor. Blasquez integrava o grupo Sevillistas Unidos 2020 SL, que, por sua vez, representava os interesses da 777 Partners nessa disputa. Em 2021, apoiada por del Nido pai, a empresa ainda tentou uma última cartada para derrubar o presidente.

Porém, del Nido Benavente acabou sendo impedido de participar do pleito e, com isso, a proposta de mudança imediata de todo o Conselho de Administração do Sevilla foi derrotada por irônicos 77% dos votos.

Desde então, a empresa mantém sua participação no capital do clube espanhol, mas deixou de tentar interferir em sua gestão.

London Lions

A 777 Partners escolheu o basquete para realizar seu segundo investimento esportivo. Mas em vez de optar por uma franquia de seu país natal, que possui a liga mais famosa e competitiva do mundo nessa modalidade (a NBA), a empresa decidiu por um clube do Reino Unido, o London Lions.

A quantia paga ao empresário Vince Macaulay, que controlou o time por 27 anos, não foi divulgada. Em 2021, a 777 Partners também comprou 45% da Liga Britânica de Basquete (BBL) por £ 7 milhões (cerca de R$ 45,5 milhões).

Desde a chegada da empresa, o time masculino do London Lions conquistou as duas últimas temporadas da BBL, além de obter suas primeiras participações na EuroCup de basquete.

Já o feminino faturou os três últimos troféus nacionais, além de vencer a temporada 2023/2024 da EuroCup feminina. Mas nem tudo vai bem nesse casamento com a 777 Partners.

Em agosto do ano passado, ela emitiu uma nota oficial para afirmar que não existia “nenhuma investigação sobre sua propriedade do London Lions, e que esses rumores são completamente infundados.”

Em março deste ano, o site esportivo The Athletic, do The New York Times, divulgou a notícia de que a 777 Partners teria feito circular um memorando interno, endereçado a atletas e funcionários. No documento, a empresa comunicou que pretende “priorizar os esforços domésticos do clube no curto prazo, retirando temporariamente a equipe feminina das competições europeias para a temporada 2024/25.”

Genoa

Concluída em setembro de 2021, pouco depois de a empresa ver seus planos serem frustrados no Sevilla, a compra do Genoa representou o segundo investimento feito pela 777 Partners no futebol. Neste caso, porém, ela conseguiu garantir 99,9% das ações do clube mais antigo da Itália.

A empresa pagou € 150 milhões (quase R$ 836 milhões) a Enrico Preziosi, antigo proprietário e que estava muito desgastado com os torcedores. O Genoa foi o sexto time da Itália a ser adquirido por investidores dos Estados Unidos.

Por conta desse contexto, esse foi um dos poucos casos em que a 777 Partners não enfrentou resistências ou desconfiança, mesmo que, em sua primeira temporada à frente do clube, ele tenha sido rebaixado, após terminar em penúltimo lugar na classificação geral da Serie A.

No ano seguinte, o Genoa retornaria à primeira divisão e, na temporada atual, ocupa a 11ª posição na tabela.

Um detalhe interessante é que Blasquez, que foi demitido do Conselho de Administração do Sevilla, hoje ocupa o cargo de CEO do Genoa.

Vasco

Conforme a Máquina do Esporte noticiou nesta semana, a relação da 777 Partners com o Vasco tem sido conturbada e culminou na decisão judicial que anulou a venda da SAF do clube.

Em 2022, quando a compra foi concluída, a empresa pagou R$ 700 milhões por 70% do capital da SAF do clube, que estava na Série B do Brasileirão.

Naquele ano, o clima era de euforia diante dos possíveis investimentos milionários que a 777 poderia fazer, devolvendo o grêmio cruz-maltino ao caminho das glórias.

Em janeiro de 2023, com seu retorno à Série A garantido, o Vasco de fato chegou a ser o clube que mais investiu em contratações na primeira janela do ano. Mas as esperanças durariam pouco. No mês de março, diante dos seguidos tropeços do time, a torcida passou a realizar protestos contra a nova proprietária.

O Vasco permaneceu ameaçado de rebaixamento até a última rodada do Brasileirão e só não caiu graças a uma combinação de resultados que acabou por derrubar o Santos.

A sentença provisória que anulou a compra da SAF do Vasco foi motivada pelas dúvidas que pairam sobre a capacidade financeira da 777 Partners, que acaba de ser derrotada em uma disputa judicial nos Estados Unidos.

“A empresa que prometera a salvação através de vultoso aporte de capital e recuperação da sede vascaína (Estádio de São Januário) hoje apresenta-se [sic] com situação financeira deficitária e incapaz de cumprir com aquele anúncio e pondo em risco a viabilidade da SAF, principalmente quando se foca no êxito futebolístico”, afirmou o juiz Paulo Assed Estefan na análise do caso.

Neste ano, com seis jogos disputados até o momento, o Vasco soma seis pontos e ocupa a 13ª posição na tabela.

2022, o ano da grande expansão

Depois de garantir o controle do Genoa, a 777 Partners resolveu adotar uma estratégia agressiva de aquisição de clubes ao redor do planeta. Além do Vasco, a empresa passou a controlar em 2022 os seguintes times: Standard Liège, da Bélgica (99,7%); Red Star, da França (100%); e Melbourne Victory, da Austrália (70%).

No caso do clube belga, o valor pago foi de € 55 milhões (R$ 307 milhões). Mas, apesar das expectativas criadas, o time não vem apresentando bons resultados em campo.

Tanto que, na sexta-feira passada (10), o elenco do Standard Liège foi impedido por torcedores de deixar o centro de treinamento para enfrentar o KVC Westerlo, pelo Campeonato Belga.

Os protestos são consequência do descontentamento da torcida com a gestão da 777 no clube. Dono de dez títulos do Campeonato Belga, o time terminou a temporada regular na 10ª colocação e não vence há sete jogos nos playoffs, ficando distante da classificação sequer para a Conference League, terceira competição europeia em importância.

A aquisição do Red Star também gerou protestos na França e chegou a ser tornar pauta política no país. Fundado, em 1897, por Jules Rimet (que, mais tarde, seria presidente da Fifa e idealizador da Copa do Mundo), o clube da região metropolitana de Paris sempre teve forte identificação com os setores operários da população. Os valores da compra não foram divulgados.

O líder de esquerda Jean-Luc Mélenchon chegou a enviar uma carta ao jornal Le Monde, criticando a negociação: “Para nós, o Red Star é um bem comum que não pode ser sacrificado no altar do lucro.”

O temor de alguns setores da torcida era de que o Red Star acabasse sendo convertido em um farm team, expressão utilizada para se referir a clubes cuja principal finalidade é servir de experiência ou preparação para jovens atletas, que depois vão brilhar em outros times maiores.

O time atualmente é o líder isolado na terceira divisão do Campeonato Francês, com 62 pontos conquistados em 33 jogos, e já está garantido na Ligue 2, na temporada 2024/2025.

De qualquer forma, este é um exemplo em que, no fim das contas, a 777 Partners não vem sofrendo grandes contestações.

No caso do Melbourne Victory, o investimento começou com a compra de uma participação minoritária no clube, por AU$ 8,7 milhões (quase R$ 30 milhões). Em 2022, o time ficou com o vice-campeonato no Campeonato Australiano.

Na temporada seguinte, o clube terminaria em penúltimo lugar na competição, com apenas oito vitórias alcançadas em 26 rodadas. Vale lembrar que, em janeiro de 2023, a 777 Partners ampliou sua participação societária para 70%, graças a um aporte de AU$ 30 milhões (R$ 103 milhões).

Neste ano, o Melbourne Victory terminou em terceiro lugar no Campeonato Australiano, com 10 vitórias e 42 pontos alcançados.

O interesse pelo mercado australiano se justificava pelo fato de a 777 ser dona da Bonza, uma empresa aérea de baixo custo que operava no país.

Recentemente, porém, devido a problemas financeiros, ela teve suas operações suspensas, passando a ser administrada judicialmente. A Bonza teve de cancelar voos e sofreu reintegração de posse de toda sua frota.

Hertha Berlin e Everton

Em 2023, a 777 Partners resolveu fazer movimentos mais ousados, adentrando mercados mais fortes, caso da Alemanha, país mais rico da Europa, e da Inglaterra, que tem o mais forte e badalado campeonato de futebol do mundo, a Premier League.

No mês de março, a empresa concluiu a compra de 64% do Hertha Berlin junto a Lars Windhorst, que havia feito o maior investimento da história da Bundesliga em 2019, quando gastou € 374 milhões (R$ 1,8 bilhões) para obter o controle da equipe. O valor pago pela 777 não foi divulgado.

Na Alemanha vigora uma regra chamada “50 + 1”, que garante aos associados do clube o direito majoritário aos votos. Com isso, apesar de controlar o capital da equipe, a 777 está submetida a freios mais poderosos do que os existentes em outros mercados.

A empresa norte-americana chegou prometendo muitos investimentos, mas, logo em sua primeira temporada à frente do Hertha Berlin, viu o clube terminar em último lugar na Bundesliga e ser rebaixado à segunda divisão.

Na temporada 2023/2024 da 2. Bundesliga, o time ficou vagando pelas posições intermediárias da tabela, sem chances de cair ou de subir.

Apesar da desconfiança de torcedores com o futuro financeiro da 777, o Hertha Berlin se prontificou a divulgar um comunicado afirmando que a empresa “cumpriu todas as suas obrigações contratuais” e “fez todos os pagamentos acordados em dia”.

o negócio da 777 Partners na Premier League está em vias de naufragar. Em setembro do ano passado, a empresa iniciou a compra de 94,1% do Everton junto a Farhad Moshiri, pelo valor de £ 200 milhões (quase R$ 1,3 bilhão, pela cotação atual).

Agora, porém, Moshiri quer cancelar a venda, com base nas notícias sobre o o processo que a empresa enfrenta na Justiça dos Estados Unidos, onde é acusada de fraude fiscal por oferecer fundos supostamente inexistentes como garantia de empréstimos que totalizam US$ 350 milhões (cerca de R$ 1,7 bilhão).

Para que a aquisição do Everton pudesse ser concluída, a 777 Partners teria de primeiro quitar um empréstimo de US$ 197 milhões a um grupo de investidores liderado pela MSP Sports Capital, que é a principal cotada para assumir o clube inglês.

Faltando um jogo para o término da atual temporada da Premier League, o Everton ocupa o 15º lugar na classificação geral, com 40 pontos alcançados.

O que diz a 777 Partners

Em nota divulgada à imprensa, a 777 Partners se pronunciou a respeito da sentença que anulou a compra de 70% da SAF do Vasco.

A empresa se referiu à decisão como sendo “uma aberração jurídica” e afirmou que ela “coloca em xeque não apenas o futuro do Vasco da Gama, mas o sistema do futebol brasileiro como um todo”.

A 777 disse lamentar “profundamente a posição belicosa e intransigente dos novos dirigentes” do Vasco, “em especial de seu presidente” (o ex-jogador Pedrinho).

Leia a íntegra da nota da 777 Partners:

A 777 Partners recebeu com surpresa e indignação, por meio dos veículos de comunicação, a decisão, em caráter provisório, de afastar a empresa do comando do Vasco SAF. 

A liminar, proferida durante a noite em um caso no qual não tivemos acesso aos autos para responder legitimamente, é uma aberração jurídica e coloca em xeque não apenas o futuro do Vasco da Gama, mas o sistema do futebol brasileiro como um todo. Somos investidores internacionais, confiamos no Brasil e na Lei da SAF, projeto criado para permitir a recuperação de grandes clubes por meio de injeção de capital e gestão profissional. 

Desde a aquisição de 70% das ações da Vasco SAF, não deixamos de cumprir uma única cláusula contratual com o CRVG, injetamos mais de R$310 milhões no caixa, aporte essencial para iniciar um projeto de reconstrução do clube. Formamos um novo Vasco, onde os salários de atletas e funcionários são pagos em dia, credores são respeitados e dívidas são quitadas, fatos raros no futebol brasileiro. 

O trabalho de reconstrução é agora suspenso por uma decisão monocrática, sem nenhum embasamento legal e motivada pelos desejos egoístas da nova administração. O episódio, ainda que em caráter liminar, certamente trará efeitos negativos para o time de futebol. 

A insegurança jurídica provocada pelo fato ameaça também o futuro do futebol brasileiro. Não há dúvidas de que trará consequências desastrosas para a Lei da SAF. A pergunta que fica é: que empresa terá coragem para investir milhões de dólares em uma SAF com o risco de perder o poder de comando do dia para a noite em uma canetada, sem ter cometido uma única infração contratual? 

Lamentamos profundamente a posição belicosa e intransigente dos novos dirigentes do CRVG, em especial de seu presidente, que nunca se dispôs a discutir soluções para o Vasco no foro adequado, as reuniões do Conselho de Administração da SAF. 

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • Sim, o caso aconteceu agora há pouco, na manhã desta sexta-feira (15), na Rua Taumaturgo, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. De acordo com informações que circulam nas redes sociais, o veículo havia acabado de sair de uma revisão mecânica quando começou a pegar fogo. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul⁠� foi acionado e controlou as chamas. Até o momento, não há registro de feridos. � Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul Se você estiver próximo ao local, é recomendável evitar a região temporariamente, pois pode haver lentidão no trânsito enquanto a ocorrência é finalizada.
  • O que vocês acham disso?
  • Motorista bate em carro e foge sem prestar socorro.
Segundo a moradora, o homem aparentava estar embriagado no momento da colisão. A situação gerou indignação e preocupação entre vizinhos.

❗ Fugir do local é crime.

📢 Denuncie e ajude a identificar o responsável.
  • Ciclista cai e interdita MS-134 Um ciclista ficou ferido após cair na rodovia entre Batayporã e Nova Andradina, na noite deste sábado(25). A pista foi fechada por cerca de 30 minutos para o socorro. Ele estava consciente, com dores, e foi levado ao hospital.

 Inicialmente se falava em atropelamento, mas testemunhas disseram que foi apenas queda.
  • A atuação integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal resultou, na última sexta-feira (17), na prisão de dois indivíduos e na apreensão de aproximadamente 1.064,75 quilos de maconha em Dourados. Pela Polícia Civil, participaram da ação o 1º Distrito Policial e a DEPAC de Dourados; pela PRF, atuou a Delegacia Especializada de Fronteira da PRF em Dourados, com apoio da Base FICCO/PR.

O trabalho conjunto teve início após informações de inteligência apontarem que um Fiat Uno, vindo de Ponta Porã para Dourados, transportava entorpecentes, enquanto um VW Gol, com placas de Campo Grande, atuava como batedor da carga.
  • O crime ocorreu em um barracão abandonado frequentado por usuários de drogas.

Diante das informações, os policiais passaram a realizar levantamento de informações, e conseguiram identificar que o autor dos fatos se tratava de L.R.C. (26), o qual supostamente teria empreendido fuga do local, com auxílio de seu pai e um terceiro indivíduo.
  • Conteúdo sensível | Subtenente da Polícia Militar Marlene de Brito Rodrigues foi encontrada morta com ferimento de arma de fogo em sua residência no Conjunto Habitacional Estrela d’Alva I, em Campo Grande. Equipes policiais já estão no local. As informações são de que o marido estava no imóvel quando as equipes chegaram. 

Vídeo: @campograndenews
  • URGENTE!!!!!!

Infelizmente mais uma vítima de afogamento na Cascalheira, em Três Lagoas Equipes do Corpo de Bombeiros no local e mais informações em instantes
  • O tradicional Carnaval de Corumbá contou, mais uma vez, com a presença da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), admiradora declarada e apoiadora da maior festa popular do país. Neste ano, a parlamentar foi homenageada pelo bloco Arthur Marinho com o enredo “A onça no coração do Pantanal”, que emocionou e levantou o público nas arquibancadas.
Sim, o caso aconteceu agora há pouco, na manhã desta sexta-feira (15), na Rua Taumaturgo, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. De acordo com informações que circulam nas redes sociais, o veículo havia acabado de sair de uma revisão mecânica quando começou a pegar fogo. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul⁠� foi acionado e controlou as chamas. Até o momento, não há registro de feridos. � Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul Se você estiver próximo ao local, é recomendável evitar a região temporariamente, pois pode haver lentidão no trânsito enquanto a ocorrência é finalizada.
1 mês ago
View on Instagram |
1/9
O que vocês acham disso?
1 mês ago
View on Instagram |
2/9
Motorista bate em carro e foge sem prestar socorro. Segundo a moradora, o homem aparentava estar embriagado no momento da colisão. A situação gerou indignação e preocupação entre vizinhos. ❗ Fugir do local é crime. 📢 Denuncie e ajude a identificar o responsável.
2 meses ago
View on Instagram |
3/9
Ciclista cai e interdita MS-134 Um ciclista ficou ferido após cair na rodovia entre Batayporã e Nova Andradina, na noite deste sábado(25). A pista foi fechada por cerca de 30 minutos para o socorro. Ele estava consciente, com dores, e foi levado ao hospital. Inicialmente se falava em atropelamento, mas testemunhas disseram que foi apenas queda.
2 meses ago
View on Instagram |
4/9
A atuação integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal resultou, na última sexta-feira (17), na prisão de dois indivíduos e na apreensão de aproximadamente 1.064,75 quilos de maconha em Dourados. Pela Polícia Civil, participaram da ação o 1º Distrito Policial e a DEPAC de Dourados; pela PRF, atuou a Delegacia Especializada de Fronteira da PRF em Dourados, com apoio da Base FICCO/PR. O trabalho conjunto teve início após informações de inteligência apontarem que um Fiat Uno, vindo de Ponta Porã para Dourados, transportava entorpecentes, enquanto um VW Gol, com placas de Campo Grande, atuava como batedor da carga.
2 meses ago
View on Instagram |
5/9
O crime ocorreu em um barracão abandonado frequentado por usuários de drogas.

Diante das informações, os policiais passaram a realizar levantamento de informações, e conseguiram identificar que o autor dos fatos se tratava de L.R.C. (26), o qual supostamente teria empreendido fuga do local, com auxílio de seu pai e um terceiro indivíduo.
O crime ocorreu em um barracão abandonado frequentado por usuários de drogas. Diante das informações, os policiais passaram a realizar levantamento de informações, e conseguiram identificar que o autor dos fatos se tratava de L.R.C. (26), o qual supostamente teria empreendido fuga do local, com auxílio de seu pai e um terceiro indivíduo.
2 meses ago
View on Instagram |
6/9
Conteúdo sensível | Subtenente da Polícia Militar Marlene de Brito Rodrigues foi encontrada morta com ferimento de arma de fogo em sua residência no Conjunto Habitacional Estrela d’Alva I, em Campo Grande. Equipes policiais já estão no local. As informações são de que o marido estava no imóvel quando as equipes chegaram. Vídeo: @campograndenews
3 meses ago
View on Instagram |
7/9
URGENTE!!!!!! Infelizmente mais uma vítima de afogamento na Cascalheira, em Três Lagoas Equipes do Corpo de Bombeiros no local e mais informações em instantes
4 meses ago
View on Instagram |
8/9
O tradicional Carnaval de Corumbá contou, mais uma vez, com a presença da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), admiradora declarada e apoiadora da maior festa popular do país. Neste ano, a parlamentar foi homenageada pelo bloco Arthur Marinho com o enredo “A onça no coração do Pantanal”, que emocionou e levantou o público nas arquibancadas.
O tradicional Carnaval de Corumbá contou, mais uma vez, com a presença da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), admiradora declarada e apoiadora da maior festa popular do país. Neste ano, a parlamentar foi homenageada pelo bloco Arthur Marinho com o enredo “A onça no coração do Pantanal”, que emocionou e levantou o público nas arquibancadas.
4 meses ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas