Mouse pad com carregador, protetor eletrônico, segunda tela e mais: conheça itens indispensáveis para usar no home office e aumentar a produtividade no trabalho A cadeira de escritório não é o único item indispensável em um setup voltado para o home office. Existem outros itens, como dispositivos eletrônicos, capazes de deixar a rotina mais segura, prática e confortável. Alguns acessórios, inclusive, vão além – a ponto de aumentar a produtividade do usuário.
O nobreak, por exemplo, não só protege equipamentos eletrônicos de surtos elétricos, como também garante minutos adicionais de funcionamento quando a energia cai. Já o mouse pad com carregador é capaz de acomodar periféricos e encher a bateria do smartphone.
Ficou interessado? Então confira a lista completa a seguir! O TechTudo reuniu cinco dispositivos que todo trabalhador home office deveria ter em casa para incrementar o setup.
🔎 Notebook completo: 5 modelos com placa de vídeo para rodar tudo
Manter o ambiente de trabalho organizado ajuda a prevenir estresse e aumentar a produtividade
Reprodução/Canva
📝 PC ou notebook: qual comprar? Veja no Fórum TechTudo
1. Nobreak
Para quem sofre com quedas de energia constantes, um nobreak pode “salvar vidas”. Esse equipamento, além de proteger os dispositivos eletrônicos de curtos-circuitos, ainda conta com uma bateria interna que os mantém ligados por alguns minutos, mesmo sem luz na residência. O usuário, portanto, acaba ganhando um tempo precioso para salvar projetos, finalizar atividades importantes com tranquilidade e comunicar à equipe que ficará sem energia elétrica.
Hoje, no mercado brasileiro, é possível adquirir modelos interativos ou online de marcas como SMS, Intelbras, JBR, Ragtech e TS Shara, por preços que se iniciam em R$ 300. É necessário, porém, estar atendo ao tipo de tensão elétrica que abastece a residência e à quantidade de equipamentos que serão plugados no nobreak. Só assim o usuário será capaz de escolher a opção correta.
2. Protetor eletrônico
Caso um nobreak não seja tão necessário para as atividades do home office, o usuário pode optar por um protetor eletrônico. Ele não possui uma bateria interna que deixará os dispositivos ligados mesmo sem luz, mas evitará que eles estraguem caso haja algum tipo de instabilidade elétrica.
Muitos modelos, inclusive, vem equipados com disjuntores que se desarmam automaticamente em situações de quedas, surtos ou oscilações de energia. É o caso dos modelos Energia 5 e Energia 8, fabricados pela empresa Clamper, que podem ser adquiridos a partir de R$ 50, no e-commerce.
3. Segunda tela
Dois monitores podem ajudar no trabalho
Unsplash/Fotis Fotopoulos
Pode não parecer, mas ter dois monitores em funcionamento no home office faz a diferença. Há um senso comum de que esse tipo de artifício só é útil para quem trabalha com programas de edição, mas outras tarefas profissionais, até mesmo as mais simples, podem se beneficiar da segunda tela.
A estratégia aumenta a quantidade de espaço para visualizar informações e possibilita ao usuário organizar melhor os fluxos de atividades, elevando, assim, a produtividade. É possível, por exemplo, deixar o Microsoft Excel aberto em um monitor e o navegador de Internet em outro.
Existem telas de diversas marcas, como Samsung, LG, Philips, AOC e Mancer, por valores que se iniciam em R$ 400 no e-commerce brasileiro. Há opções de tamanhos variados, como modelos mais compactos e os widescreen, e de resoluções distintas, como HD, Full HD e 4K.
4. Mouse pad com carregador
O mouse pad com carregador é um dispositivo que une duas funcionalidades em um só produto. Ao mesmo tempo que pode acomodar periféricos, como mouses e teclados, é capaz de carregar smartphones por indução.
Para quem usa o celular com bastante frequência no trabalho, esse acessório pode deixar a rotina do home office mais prática e confortável. Afinal, o aparelho sempre estará em constante carregamento, dispensando uma conexão direta na tomada de casa.
É possível encontrar mouse pads com carregadores de diversas marcas no varejo online, mas o modelo da Geonav se destaca por oferecer um preço acessível. Fabricado em tecido vinílico, ele é compatível tanto com celulares Android quanto iOS (Apple).
5. Headset
O headset é fundamental no home office
Unsplash/Ella Don
É “chover no molhado” dizer que o headset é fundamental para o home office, mas custa nada reforçar: ter um bom equipamento de áudio faz totalmente a diferença durantes as reuniões. Além de ouvir com clareza, o usuário também transmitirá uma voz mais limpa para quem estiver ouvindo.
E vale lembrar: headsets são aqueles fones de ouvido com microfones acoplados. Alguns, inclusive, são ajustáveis. Já outros, destacáveis. Tudo isso para facilitar a comunicação nas chamadas. Há também recursos que aprimoram ainda mais o áudio, como cancelamento de ruído.
Hoje, no varejo online, marcas como Havit, Logitech, HyperX, JBL e AOC comercializam opções para todo tipo de orçamento. A recomendação é adquirir um modelo com entrada USB, pois esse tipo de plugue facilita a conexão em notebooks e computadores de mesa.
Com informações de Intelbras, Geonav e Clamper
Mais do TechTudo
🎥 Melhor notebook de 2024: veja opções custo-benefício e gamer
Melhor notebook de 2024: veja opções custo-benefício e gamer