Enquanto IA é o foco, empresas de tecnologia seguem cortando empregos

E os cortes de pessoal nas empresas de tecnologia seguem a todo vapor. Na terça-feira (6), a companhia que anunciou demissões foi a DocuSign, que aumentou seu pacote de dispensa após demitir dezenas de milhares no fim de 2022 e anos de crescimento.

A DocuSign informou ter demitido mais 6% (400 empregos) de sua força de trabalho, enquanto aparenta cortar custos e reverter os preços de suas ações, que enfrentam problemas.

Leia mais:

A confirmação ocorreu um dia após a Snap, dona do Snapchat, informar a demissão de 10% de seus empregados para focar em voltar a crescer.

Já na semana passada, a Okta, empresa de softwares de identificação, indicou o corte de 400 postos de trabalho, cerca de 7% de sua massa laboral. Antes, Zoom, Google, Amazon e outras gigantes da tecnologia seguiram o mesmo caminho, lembra o The Wall Street Journal.

Trabalho enxuto e eficiente é a chave

  • Especialistas em gestão dizem que a enorme quantidade de demissões no setor de tecnologia reflete, em maioria, os esforços das empresas para operar de forma mais enxuta e eficiente;
  • Elas esperam que novas ferramentas de IA as ajudem a atingir esses objetivos, embora lentamente, já que ainda tentam determinar quais os empregos que essas tecnologias podem substituir ou minimizar;
  • “O maior combustível é a automação”, disse Anna A. Tavis, professora clínica de gestão de capital humano na Universidade de Nova York;
  • As empresas estão dizendo a si mesmas: “vamos rasgar o curativo. Quanto antes fizermos isso, melhor”, pontuou.

Balanço de demissões em janeiro

O setor de tecnologia cortou quase 16 mil empregou no mês passado, recorde desde maio do ano passado, segundo a companhia de recolocação Challenger, Gray & Christmas, além de ter ficado atrás somente do setor financeiro neste período.

Amazon, Google, cortes de pessoal e futuro

Na terça (6), a Amazon revelou cortes que afetarão centenas de funcionários em seus negócios relacionados a saúde e na One Medical, serviço primário de cuidados pessoais e saúde adquirido pela empresa de Jeff Bezos no ano passado.

No mesmo dia, Neil Lindsay, vice-presidente sênior de serviços de saúde da Amazon, informou aos funcionários da empresa que a companhia “identificou áreas onde podemos reposicionar recursos” e pode resultar em algumas centenas de cortes de postos empregatícios, de acordo com memorando visto pelo The Journal.

A gigante do e-commerce vem reduzindo postos nas divisões de entretenimento, dispositivos e jogos, alegando mudanças de prioridades em seus negócios com IA. Em julho do ano passado, 80 pessoas foram desligadas de sua unidade farmacêutica.

Por sua vez, a Alphabet, dona do Google, cortou 12 mil empregos em 2023, no que foi uma de suas maiores demissões de todos os tempos. Nas últimas semanas, outras centenas de funcionários foram dispensados, enquanto se concentra na IA.

Temos objetivos ambiciosos e investiremos nas nossas grandes prioridades este ano. A realidade é que, para criar capacidade para este investimento, temos de fazer escolhas difíceis.

Sundar Pichai, presidente-executivo da Alphabet, em nota aos funcionários enviada no mês passado

Pichai afirmou que os cortes deste ano serão na mesma medida de 2023, mas que, possivelmente, continuarão neste ano.

IA vs. postos de trabalho de humanos

Algumas empresas vêm gastando mais para desenvolver suas próprias IAs. Outras, no entanto, focam nos benefícios da tecnologia para ajudar, ou, até mesmo, substituir trabalhadores humanos.

Um exemplo é o Duolingo, que provê ensino de idiomas via app. A empresa afirmou ter cortado 10% de sua força de trabalho em janeiro, além de que vai usar a IA para lidar com a criação de certos conteúdos em sua plataforma.

Tais transições, todavia, não se restringem ao setor de tecnologia, como a UPS mostra. A empresa de entregas afirmou que cortará 12 mil postos de trabalho ante desaceleração do transporte marítimo, e os empregos não deverão ser repostos mesmo quando os negócios melhorarem.

A companhia vem usando aprendizado de máquina (machine learning) para auxiliar na hora de determinar o valor cobrado de seus clientes, o que resultou na dispensa de pessoal em seu departamento de preços.

Inchaço no setor

O inchaço no setor alimentado pelas necessidades advindas da pandemia de Covid-19, que começou em meados de março de 2020, que se deram às baixas taxas de juros da época, combinado com maior permanência de pessoas em seus empregos, causa esta onda de demissões, que se tornaram comuns, de acordo com especialistas em gestão.

Após as inúmeras contratações e aumentos salariais na pandemia, “os trabalhadores estão sendo chicoteados”, afirmou Rocki-Lee DeWitt, professor de gestão na Grossman School of Business da Universidade de Vermont.

Além disso, as companhias sofrem pressão para corresponder às expectativas de analistas, sendo que as demissões podem fomentar o aumento de suas ações. “Tal previsão impede que você atenda às expectativas. Se você falhar ou der orientação para baixo, você será ‘espancado’”, prosseguiu.

Voltando às demissões da Okta, seu presidente-executivo, Todd McKinnon, afirmou, no anúncio das demissões, que a empresa contratou em excesso baseado nas projeções de crescimento infrutíferas. “Precisamos administrar o negócio com maior eficiência”, apontou, em memorando dedicado aos funcionários.

No setor dos videogames, a Riot Games, que pertence à chinesa Tencent Holdings, demitiu, em janeiro, 11% de seus empregados (530 deles) no mundo todo, pois estava tentando fazer demais.

Nossos custos cresceram a ponto de se tornarem insustentáveis e não nos deixamos espaço para experimentação ou fracasso – é vital para uma empresa criativa como a nossa.

Riot Games, em memorando aos funcionários postado em seu site

Outras demissões, contudo, ocorrem por fatores mais comuns, como fusão ou perda de negócios. No mês passado, por exemplo, a Microsoft anunciou a demissão de cerca de 8% (1,9 mil funcionários) de sua equipe de videogames, muito por conta da confirmação da aquisição da produtora Activision Blizzard, em outubro passado.

Já a iRobot, que fabrica aspiradores robóticos, começou a demitir 350 pessoas, o que representa 31% de sua força laboral, após acordo de aquisição pela Amazon ter fracassado.

O eBay, por sua vez, indicou a demissão de cerca de mil funcionários (9% de sua força de trabalho), como parte dos esforços para melhorar o desempenho dada a concorrência e a redução dos gastos dos consumidores.

“As empresas antecipam o fato de que a economia não estará necessariamente em expansão”, disse Denis Machuel, executivo-chefe da empresa global de recrutamento Adecco Group, que trabalha com grandes empregadores.

Apesar dos cortes de executivos em gigantes podem não ser tantos quanto em 2023, há, ainda, “nível bastante elevado de despendimento”, indicou Machuel.

E o futuro dos empregados em tecnologia?

Hoje, pode-se dizer que as perspectivas de emprego para quem atua na área de tecnologia são sombrias. Segundo Tom Wilson, diretor-administrativo da Gallagher Executive Search, a demanda pelas habilidades desses profissionais continua a crescer fora do setor, em áreas, como produtos de consumo e manufatura.

Consideremos como agora existe Bluetooth em escovas de dentes e GPSs em tratores, afirmou, acrescentando que a procura por profissionais de recursos humanos que compreendam o recrutamento tecnológico também está aumentando.



Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM

Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho.

Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre.

Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação.

Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação.

A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade.

Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados.

As informações são do site Plantão Maringá
  • Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. 

Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
  • Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). 

Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • 🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
  • O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, descreveu em entrevista à Rádio Super Gaúcha, na manhã deste sábado (8), o cenário de devastação provocado pelo tornado que atingiu o município na véspera. Segundo ele, cerca de 80% da área urbana foi danificada, e há pelo menos cinco mortes confirmadas, além de centenas de feridos. 

A cidade de 14 mil habitantes tem a economia baseada na produção agrícola. “Eu nunca vi na minha vida uma coisa que nem essa. Assisti em filme, uma cidade totalmente destruída, não tem uma casa para dizer que vai arojar uma fatura. É uma destruição total”, afirmou o prefeito. Bovino contou que o fenômeno atingiu a cidade por volta das 18 horas desta sexta-feira (7). 

“Ainda com toda a tragédia, graças a Deus, que foi nesse horário, porque nós tínhamos colégio com mais de 800 alunos, tínhamos creche, e graças a Deus o comércio já tinha todo mundo chegado pela casa. Ainda bem que aconteceu nesse horário, senão a fatalidade ia ser muito mais”, relatou. 

Segundo o prefeito, os ventos extremamente fortes duraram apenas alguns segundos, mas foram suficientes para destruir praticamente toda a cidade. 

📸 Imagens: Alex Rafael Silvério / Olho Vivo Paraná Via @portalnossodia
PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho. Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação. Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação. A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade. Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados. As informações são do site Plantão Maringá
2 semanas ago
View on Instagram |
1/9
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
2 semanas ago
View on Instagram |
3/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21). Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção. O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
2 semanas ago
View on Instagram |
4/9
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨 Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica. O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
2 semanas ago
View on Instagram |
5/9
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
4 semanas ago
View on Instagram |
6/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
4 semanas ago
View on Instagram |
7/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
4 semanas ago
View on Instagram |
8/9
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, descreveu em entrevista à Rádio Super Gaúcha, na manhã deste sábado (8), o cenário de devastação provocado pelo tornado que atingiu o município na véspera. Segundo ele, cerca de 80% da área urbana foi danificada, e há pelo menos cinco mortes confirmadas, além de centenas de feridos. A cidade de 14 mil habitantes tem a economia baseada na produção agrícola. “Eu nunca vi na minha vida uma coisa que nem essa. Assisti em filme, uma cidade totalmente destruída, não tem uma casa para dizer que vai arojar uma fatura. É uma destruição total”, afirmou o prefeito. Bovino contou que o fenômeno atingiu a cidade por volta das 18 horas desta sexta-feira (7). “Ainda com toda a tragédia, graças a Deus, que foi nesse horário, porque nós tínhamos colégio com mais de 800 alunos, tínhamos creche, e graças a Deus o comércio já tinha todo mundo chegado pela casa. Ainda bem que aconteceu nesse horário, senão a fatalidade ia ser muito mais”, relatou. Segundo o prefeito, os ventos extremamente fortes duraram apenas alguns segundos, mas foram suficientes para destruir praticamente toda a cidade. 📸 Imagens: Alex Rafael Silvério / Olho Vivo Paraná Via @portalnossodia
4 semanas ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas