A Football Association (FA), órgão responsável pelo futebol inglês, anunciou a renovação do seu acordo com a Emirates para a FA Cup. A companhia aérea seguirá sendo dona dos direitos de nomeação do torneio até 2028.
O novo acordo é avaliado em cerca de £ 10 milhões por ano, mesmo valor do último contrato. As próximas temporadas, porém, não devem contar com os “replays”, partidas de volta que acontecem em caso de empate no primeiro confronto. Com isso, a competição terá menos jogos e, consequentemente, menos exposição para a marca.
“Continuamos orgulhosos de nossa parceria com a FA. Este é um compromisso que ressalta nossa dedicação em apoiar o futebol em todos os níveis, e estamos ansiosos para conectar ainda mais fãs de todo o mundo aos seus times favoritos”, disse Tim Clark, presidente da Emirates.
O novo acordo entre FA e Emirates inclui a criação de experiências entre torcedores e a FA Cup nas próximas temporadas. Entre as iniciativas promovidas pela companhia aérea com o torneio, está um tour mundial com seu troféu, que já foi exposto em países como Estados Unidos, Coreia do Sul, Singapura, Austrália, Malásia, Gana e Quênia.
A Emirates patrocina a FA Cup desde 2015 e seu último acordo com a FA expiraria no final da próxima temporada (2024/2025).
“A Emirates tem sido uma parceira valiosa da FA Cup por quase uma década, e estamos muito felizes em estender nosso relacionamento mais uma vez. Seu alcance global continua a nos ajudar a compartilhar as histórias da FA Cup com fãs ao redor do mundo e seu investimento contínuo nos ajuda a fornecer financiamento ao futebol inglês”, acrescentou Mark Bullingham, presidente da FA.
A FA Cup reúne mais de 700 clubes de todas as divisões da Inglaterra e tem sua final disputada em Wembley.
Na última temporada, o torneio acumulou 96 milhões de espectadores, com uma audiência de 8 milhões de pessoas na decisão entre Manchester City e Manchester United.