O evento aconteceu no auditório da prefeitura, com especialistas da área Profissionais da Educação em Campos dos Goytacazes participaram do curso “Saúde Mental e Comunicação Eficaz – Comportamento Alimentar e Saúde Mental”, realizado nesta terça-feira (12) no auditório da prefeitura. A capacitação foi uma promoção da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), Gestão de Pessoas e Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).
“O que é uma vida de valor? O que é uma vida plena? O que é uma vida feliz?” Essas foram algumas das reflexões propostas pela psicóloga cognitivo-comportamental e neuro-psicopedagoga clínica, Pâmella Nogueira.
Petrópolis: ‘Festival ID:Rio 2024’ expande presença pelo estado
Quissamã: prefeitura faz campanha contra Aedes aegypti nas escolas
A especialista em nutrição, fitoterapia, obesidade e emagrecimento, Viviane Barreto, também ministrou palestra, abordando a relação entre os transtornos de ansiedade e a compulsão alimentar. Lívia Guedes, representando a diretora da Efem, Thalita Ernesto, foi quem abriu o evento. Segundo ela, outros cursos estão previstos para acontecer ainda este ano visando o crescimento e o desenvolvimento dos projetos educacionais.
Pâmella disse que o objetivo do encontro não foi falar sobre a cura de doenças, mas levar as pessoas a cuidarem da saúde mental e emocional, para que possam alcançar uma vida plena e feliz na área pessoal e também profissional.
“Acredito que, a partir da pandemia, as pessoas começaram a se dar conta da importância de trabalhar a saúde mental. Nossa tendência é colocar os problemas para debaixo do tapete, burlar as tristezas e dificuldades, evitando enfrentar situações desconfortáveis da vida. Na pandemia, não tivemos rota de fuga e fomos obrigados a encarar tudo isso”, explicou a psicóloga.
“Sou psicóloga há muitos anos e tenho percebido essa diferença no comportamento. As pessoas têm notado que quem está ao seu lado tem vulnerabilidade também e precisamos encarar isso para ter essa vida de valor ou se aproximar daquilo que a gente encara como uma vida de valor”, completa Pâmella.
“Cada um de nós tem o seu gatilho e aquilo que vira a chave para adotar um comportamento diferente do que se espera. Aí eu me dirijo mais para as mulheres porque trabalhamos fora, temos família, filho, casa e outras atividades e queremos dar conta de tudo e ser boas em tudo. A gente não quer ser boa mãe e péssima profissional, mas boa mãe e boa profissional, boa dona de casa, boa filha, boa amiga, ou seja, queremos ser boas em tudo. E, muitas vezes, a gente não consegue ser boa em tudo porque mulher maravilha só existe na ficção. Somos seres humanos e temos as nossas falhas”, disse Viviane Barreto.
EXTRA Cidades: Leia o conteúdo do seu município
Petrópolis: https://extra.globo.com/rio/cidades/petropolis/
Teresópolis: https://extra.globo.com/rio/cidades/teresopolis/
Volta Redonda: https://extra.globo.com/rio/cidades/volta-redonda/
Quissamã: https://extra.globo.com/rio/cidades/quissama/
Itaguaí: https://extra.globo.com/rio/cidades/itaguai/
Casimiro de Abreu: https://extra.globo.com/rio/cidades/casimiro-de-abreu/
Campos dos Goytacazes: https://extra.globo.com/rio/cidades/campos/
Duque de Caxias: https://extra.globo.com/rio/cidades/duque-de-caxias/
Macaé: https://extra.globo.com/rio/cidades/macae/
Maricá: https://extra.globo.com/rio/cidades/marica/
Nova Iguaçu: https://extra.globo.com/rio/cidades/nova-iguacu/
Paraty: https://extra.globo.com/rio/cidades/paraty/
Paty do Alferes: https://extra.globo.com/rio/cidades/paty-de-alferes/
Piraí: https://extra.globo.com/rio/cidades/pirai/
Rio das Ostras: https://extra.globo.com/rio/cidades/rio-das-ostras/
Saquarema: https://extra.globo.com/rio/cidades/saquarema/
Fonte