A árvore gigante, onde José Inocêncio ‘plantou’ sua alma na novela, já ofereceu sombra para mais de 50 gerações Todas as noites, no horário nobre da TV Globo, milhões de pessoas acompanham o sucesso das histórias do Coronel José Inocêncio (interpretado por Humberto Carrão/Marcos Palmeira) na novela ‘Renascer’, de Bruno Luperi, adaptada do sucesso original de 1993, de autoria de seu avô, Benedito Ruy Barbosa. O que poucos sabem é que o imponente jequitibá da telinha, que se faz presente de maneira tão forte na história, pode ser visitado e fica no Estado do Rio, mais precisamente no Parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana.
José Inocêncio, vivido por Humberto Carrão e Marcos Palmeira em ‘Renascer’
Fábio Rocha/ Rede Globo/ Divulgação
Não é a mesma árvore da primeira versão da novela. Aquela ficava na Floresta da Tijuca, no Rio, mas não resistiu às forças da natureza e tombou, com o tronco velho e frágil. O jeito foi buscar uma substituta: a descoberta em Cachoeiras de Macacu, que não deixa nada a desejar para sua antecessora no que se refere à magia que serve de pano de fundo para a trama.
Trata-se de uma “senhora” que testemunhou mais de 500 anos de história. De uma espécie nativa da Mata Atlântica, o jequitibá rosa, é uma das maiores do Brasil, podendo atingir até 50 metros de altura. Em tupi, significa “Gigante da floresta”. Sua densa e ampla copa, que são características marcantes, proporciona sombra e abrigo para outras plantas e animais.
São necessárias de 13 a 15 pessoas para abraçar o jequitibá-rosa que se encontra preservado no Parque dos três Picos em Cachoeiras de Macacu – RJ
Fundação Macatur/Divulgação
Para se ter uma ideia da grandiosidade dessa espécie, o exemplar de Cachoeiras é dos poucos no estado, com 43 metros de altura e 19 metros de circunferência da base. Só para abraçá-lo, são necessárias entre 13 a 15 pessoas. E para conhecê-lo, nem é preciso ser tão aventureiro assim. A trilha que leva à árvore dura cerca de 20 minutos, considerada de dificuldade física e técnica leve.
— As pessoas visitam o Parque e ficam encantadas com tudo o que essa árvore representa, é realmente um tesouro. A nossa cidade sempre recebeu muitos visitantes, turistas, mas é claro que agora com a repercussão da novela, a divulgação da mídia, causa mais curiosidade. A população de Cachoeiras de Macacu agradece e fica orgulhosa — diz Paulo Schiavo, engenheiro florestal e presidente da Fundação Macatur de Cultura e Turismo.
Visitação
O Parque Estadual dos Três Picos: É o maior parque estadual de preservação de Mata Atlântica no território fluminense. Possui área de mais de 65 mil hectares e se estende por partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.
Localização: O ponto de partida fica na Estrada do Jequitibá 145, com acesso perto do KM 50 da RJ-116, no bairro Boca do Mato, em Cachoeiras de Macacu. A entrada e o estacionamento são gratuitos. Consultar horário e condições de visitação em +55 (21) 2649-6847. É recomendável a visitação acompanhada de um guia de turismo ou condutor de trilhas.
Mais informações: Centro de Informações Turísticas na Rua Plínio Casado, 303, Centro – Cachoeiras de Macacu, na sede da Fundação Macatur.
Fonte