GENTE! Eliana pode desenvolver doença por fazer alterações estéticas; diz psicólogo
Segundo o psicólogo Alexander Bez, Eliana pode ser vítima de um transtorno que assombra um em cada 40 a 60 indivíduos no Brasil, o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Mas por que? Recentemente, a ex-SBT confessou que já fez procedimentos devido a pressão estética. Para o profissional, esse tipo de atitude pode desencadear problemas mentais.
Eliana contou que já se submeteu a lipoaspiração, implante de silicone nos seios e uma rinoplastia; tudo isso porque sofria com a pressão estética imposta na televisão. De acordo com o psicólogo, é normal que mulheres se sintam aprisionadas dentro de uma tentativa de atingir o padrão.
“Quanto mais jovem for a mulher, psicologicamente falando, mais suscetível ela estará a ceder às pressões estéticas. Consequentemente, isso pode levar à antecipação de procedimentos que poderiam ser adiados em função da cronologia natural”, explicou.
E, no caso de Eliana, tudo fica mais intenso por ser uma figura pública: “Essa pressão se intensifica quando a mulher tem exposição midiática e sente a necessidade de estar sempre impecável. Mesmo que ela já esteja sujeita a essa pressão, a presença na mídia pode obrigá-la a realizar procedimentos estéticos mais cedo do que o desejado ou necessário”.
Agora, fazer procedimentos com muita frequência pode fazer com que a apresentadora desenvolva o TOC: “Ao realizar procedimentos antes da hora adequada, é possível que se desenvolva uma condição de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) em relação à própria imagem. Além disso, pode surgir uma insatisfação pessoal, pois tais procedimentos não foram realizados por vontade própria, mas sim por uma imposição midiática. O início dessa pressão geralmente se dá pela sensação de estar sendo observada. Essa percepção de estar constantemente sob os olhares do público e sendo julgada funciona como um estímulo negativo, mas poderoso”.
Além disso, Bez ainda contou como a pressão estética age no psicológico: “Do ponto de vista mental, a mídia e sua opinião têm um impacto muito grande na vida das mulheres, muito mais do que na dos homens. Essa pressão é sentida de forma dupla: pela cobrança externa e pela autocrítica, afetando também a autoestima, o que, por sua vez, incentiva a realização precoce de procedimentos estéticos”.
CUTUCADA?
No comando do A Tarde É Sua na RedeTV!, Sonia Abrão sempre dá o que falar ao opinar sobre os acontecimentos do mundo das celebridades e vez ou outra acaba sendo alvo de ataques. Nos últimos dias, ela foi criticada pela forma como julgou uma homenagem feita por Eliana para Silvio Santos (1930-2024) após a contratação da loira pela Globo.
Em entrevista à CARAS, a apresentadora resolveu se pronunciar sobre a polêmica e negou qualquer problema pessoal contra a colega de profissão. “Quem interpretou assim só pode ter sido por maldade!”, iniciou a veterana.