Ednaldo Rodrigues contempla grupo do presidente da FPF, para se perpetuar no poder na CBF

A recondução de Ednaldo Rodrigues para mais um mandato à frente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta segunda-feira (24), já mais que era esperada, uma vez que ele era candidato único no páreo.

A eleição da entidade máxima do futebol serviu para, mais uma vez, evidenciar a habilidade política do cartola baiano. Com sua fala tranquila e seu jeito discreto, Rodrigues conseguiu formar uma coalizão de peso, inviabilizando o surgimento de qualquer oposição real à sua permanência na presidência da CBF.

Ednaldo Rodrigues posa ao lado da cartolagem brasileira, após ser reeleito por unanimidade presidente da CBF – Staff Images / CBF

É fato que Ronaldo Fenômeno até tentou articular uma candidatura, em um movimento que acabou ficando restrito muito mais ao universo midiático do que propriamente político. No fim das contas, o ex-atacante não conseguiu levantar os apoios necessários para se registrar no pleito. E nem conseguiria.

A realidade é que, nesta eleição da CBF, Ednaldo Rodrigues não deixou brecha para que qualquer candidatura rival pudesse despontar. Sua preocupação nada tinha a ver com Ronaldo, mas sim com cartolas que já estão habituados a percorrer os caminhos tortuosos do poder.

A principal “ameaça” respondia pelo nome de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF).

No fim de 2023, quando Rodrigues foi afastado do cargo pela Justiça do Rio de Janeiro, o cartola paulista passou a se movimentar, tanto nos bastidores quanto publicamente, visando se consolidar como candidato à sucessão da CBF.

O grupo encabeçado por Carneiro Bastos chegou a lançar um manifesto intitulado “Unidos por um novo futebol”, que trazia as assinaturas de dirigentes de oito federações estaduais e de 30 clubes.

Com essa quantidade de endossos, além de poder registrar sua candidatura, o presidente da FPF teria condições reais de ganhar a eleição da CBF. O voto de cada federação tem peso 3 na disputa, enquanto os times da Série A do Brasileirão têm peso 2 e os da Série B, peso 1.

Essa mobilização do grupo de Carneiro Bastos ganhou força, na época, porque a decisão que afastou Rodrigues da CBF previa a realização de nova eleição na entidade, fato que acabou não se concretizando, por conta de uma liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que devolveu o titular à presidência da entidade máxima do futebol brasileiro.

Antes disso, Rodrigues havia conseguido obter apoios da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que ameaçaram excluir as seleções brasileiras masculina e feminina, além dos clubes do país, de competições internacionais oficiais, alegando ingerência estatal em questões internas de sua entidade filiada.

O retorno do cartola à presidência da CBF evitou as sanções e garantiu, por exemplo, a presença da seleção brasileira feminina nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O time acabou faturando a medalha de prata no torneio.

Fortuna e virtù

Nascido em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, Ednaldo Rodrigues chegou a ser jogador amador de futebol, nas décadas de 1970 e 1980. Em 1991, formou-se em ciências contáveis, ao mesmo tempo em que passou a atuar como dirigente esportivo.

Sua carrega começou na Liga Conquistense de Desportes Terrestres. De 1992 a 2000, comandou o departamento do interior da Federação Baiana de Futebol. Em 2001, seria eleito presidente da entidade estadual.

Ali, mesmo estando ainda distante dos holofotes da mídia nacional, já demonstrava sinais de que tinha talento para se perpetuar no poder. Tanto que foi reeleito três vezes para o cargo. Sua gestão foi marcada pela relação próxima com Ricardo Teixeira, mandatário da CBF entre 1989 e 2012.

Rodrigues deixaria o comando da Federação Baiana em 2018, para assumir uma das vice-presidências da CBF. Sua trajetória serviu para confirmar que os conceitos de fortuna e virtù, apresentados pelo filósofo italiano Nicolau Maquiavel em sua obra-prima “O Príncipe”, permanecem atuais.

Em 2021, o presidente Rogério Caboclo foi afastado do cargo na CBF, em meio a um escândalo de assédio sexual denunciado por uma ex-funcionária da entidade. Inicialmente, a presidência ficou com Coronel Nunes.

Até que, em agosto, o conselho de administração da CBF decidiu punir Caboclo a uma pena de 15 meses de afastamento por conduta inapropriada.

Menos de 24 horas depois, o mesmo órgão nomeou Rodrigues presidente interino da entidade, contando com endossos de 27 federações.

Rodrigues, que chegou a ser descrito pela imprensa, na ocasião, como “um especialista em micropolítica e em microalianças”, fez a seguinte declaração, após ser escolhido presidente interino: “Vamos tentar [conduzir a CBF] com a vontade de Deus e dos orixás.”

Se foi por obra de fé ou por mera coincidência, o fato é que Rodrigues soube se beneficiar da fortuna (ou seja, aproveitar das condições objetivas propícias) para chegar ao poder. Mas de nada adiantaria a sorte, se ele não tivesse suas virtudes de articulador.

Ele demonstrou isso em 2022, quando foi eleito para se tornar presidente de fato e de direito da CBF. E voltou a comprovar isso no início do ano passado, quando foi capaz de mobilizar os principais dirigentes do futebol mundial, na defesa de sua permanência no poder.

Vices

A estratégia de Rodrigues para anular qualquer voo oposicionista nesta eleição da CBF consistiu em atrair para junto dele o principal oponente em potencial.

No caso, Carneiro Bastos, único cartola que, em tempos recentes, demonstrou capacidade de articular uma candidatura com chances reais de chegar ao poder na entidade.

Em 2023, quando tentou se viabiliza candidato à presidência da CBF, o mandatário da FPF contou com os apoios das federações do Acre, Amapá, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Rondônia e Tocantins, além da própria entidade que ele comanda.

Na eleição deste ano, que contou com candidatura única de Rodrigues, oito vice-presidentes foram escolhidos, sendo sete cartolas de federações: Ricardo Nonato Macedo de Lima (Bahia), Reinaldo Carneiro Bastos (São Paulo), Gustavo Oliveira Vieira (Espírito Santo), Gustavo Dias Henrique (atual diretor de relações institucionais da CBF), Ednailson Leite Rozenha (Amazonas), Antônio Roberto Góes da Silva (Amapá), Leomar de Melo Quintanilha (Tocantins) e Rubens Renato Angelotti (Santa Catarina).

Portanto, nessa lista de vices, três integram o grupo que estava fechado com o cartola paulista (inclusive o próprio Carneiro Bastos, que já ocupava o cargo na atual gestão de Rodrigues, assim como Góes da Silva).

Em vez de concentrar a distribuição de cargos vices entre seus apoiadores de primeira hora, Rodrigues optou por fazer uma costura usando todo seu conhecimento de “micropolítica e microalianças”, contemplando também nomes que tinham potencial para se tornarem seus opositores.

Dessa forma, alcançou um resultado inédito na eleição da CBF, recebendo os votos das 27 federações e também de todos os 40 clubes das Séries A e B, em um total de 141 pontos.

Ele deverá permanecer no cargo até 2030 e terá a chance de tentar mais uma reeleição, uma vez que (em tese) este é considerado o seu segundo mandato, de três possíveis.

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
  • PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM

Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho.

Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre.

Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação.

Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação.

A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade.

Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados.

As informações são do site Plantão Maringá
  • Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. 

Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
  • Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). 

Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • 🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
1 dia ago
View on Instagram |
1/9
PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho. Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação. Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação. A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade. Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados. As informações são do site Plantão Maringá
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
2 semanas ago
View on Instagram |
3/9
Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
2 semanas ago
View on Instagram |
4/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21). Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção. O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
2 semanas ago
View on Instagram |
5/9
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨 Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica. O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
3 semanas ago
View on Instagram |
6/9
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
4 semanas ago
View on Instagram |
7/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
4 semanas ago
View on Instagram |
8/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
4 semanas ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas