Espetáculo foca na geração 50+, que está disposta a usufruir dos prazeres da vida ‘Muitas vezes a comédia é vista como um gênero menor, mas eu não vejo assim”, diz Drica Moraes. Longe dos palcos desde antes da pandemia, a atriz queria voltar ao teatro justamente com algo que fizesse as pessoas rirem.
A partir desta vontade, ela convidou o dramaturgo Jô Bilac para criar “Férias”, espetáculo em que divide a cena com Fabio Assunção e que estreia hoje no Teatro Claro Mais, em Copacabana, após cumprir temporada em São Paulo e passar por Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Goiânia. A direção é de Enrique Diaz, parceiro teatral da atriz desde a Companhia dos Atores, e de Debora Lamm.
Pela segunda vez como par romântico — a primeira foi em 2017, na série de comédia “A fórmula”, da TV Globo —, Drica e Fabio interpretam um casal na faixa dos 50 anos. Casados há 25, H e M esbanjam vitalidade.
— Queria muito falar da mulher e do homem de mais de 50 anos hoje. A nossa geração vive a maturidade de uma maneira bem diferente do que é o estereótipo. Nós estamos na pista. A gente está para jogo, está trabalhando para caramba, está se envolvendo amorosamente, cuidando de filho já em um outro nível. A gente tem muita potência, tem muito tesão, muita vontade e desejo. Esses personagens são exatamente isso — resume Drica.
Na história, H e M ganham uma viagem de navio dos filhos. No passeio, eles se comportam como adolescentes. Aprontam tanto que acabam sendo expulsos da embarcação. Mas a aventura não esfria a relação, pelo contrário. A diversão é traduzida em sintonia no palco. E a resposta da plateia é positiva.
— Eles têm uma compulsão sexual, que é um traço muito divertido. Um casal que tem gosto pela vida. É uma comédia profunda, emocionante. Um espetáculo muito sofisticado. As pessoas saem leves, felizes, com vontade de sei lá, fazer mil coisas — observa a atriz.
Para Fabio, o lance é se divertir:
— Eu senti o convite da Drica como um pedido de casamento artístico. Quando sentamos para conversar com o Jô para trocarmos ideia, antes mesmo de o texto estar pronto, falei: “Eu não quero fazer personagem, eu quero me divertir.
Quando o assunto é vitalidade, os dois são uma prova viva de que o tempo está aí para ser usufruído da melhor forma.
— Mais novo, a gente pensa: “Ah, aos 50 anos minha vida vai estar morna’’. Mas minha evolução com o passar dos anos é imensa. E hoje eu me sinto como se tivesse 25 — compara Fabio, que concilia o trabalho no teatro com as gravações da novela “Garota do momento’’, da Globo, aos 53 anos: — É a reta final, minha última gravação é dia 14. E já tenho alguns projetos embrionários para 2026. Mas temos que viver o presente. Esse é o segredo da felicidade.
Drica, que também está no ar na emissora com o folhetim “Volta por cima’’, não fica atrás.
— Equilibro pratinhos. A novela está cheia de reviravoltas nesta fase, e a peça também tem uma fisicalidade muito intensa. Então a máquina corporal está sendo bem exigida. Malho todo dia e isso me dá um bem-estar legal — pontua ela, aos 55 anos.
Serviço:
Teatro Claro Mais, Copacabana (Rua Siqueira Campos, 143, 2º piso). Sex, às 20h. Sáb, às 18h e 20h30. Dom, às 18h. Até 25 de maio. Ingressos a partir de R$ 19,80. Classificação: 14 anos.
Fonte