Ícone do site SUDOESTE MS

Dr. Victor Rocha quer leito separado para mães de fetos mortos em Campo Grande

Dr. Victor Rocha quer leito separado para mães de fetos mortos em Campo Grande

Vereador Dr. Victor Rocha (PSDB) vai propor, um dia após o retorno das atividades da Câmara Municipal (18), projeto de lei que separa leito reservado para mães de fetos mortos em Campo Grande. 

Conforme a divulgação, trata-se do PL 11.384/24, que dispõe sobre atendimento a mães de natimorto e mulheres com óbito fetal. A medida, diz o projeto, visa garantir ambiente mais acolhedor e respeitoso para essas mulheres, minimizando o impacto emocional da perda.

Segundo Dr. Victor o objetivo é evitar que mães que sofreram essas perdas compartilhem o mesmo espaço com mulheres que deram à luz a bebês saudáveis. Também assegura o direito a um acompanhante durante o período de internação e determina que essas mães recebam encaminhamento para acompanhamento psicológico, se necessário.

Humanização 

O vereador, que também é médico, refletiu sobre a profunda dor enfrentada por mães que perdem seus filhos antes ou pouco depois do parto. 

”O mundo dessa mãe ‘acaba’ ali. Nenhuma palavra é capaz de expressar essa dor. E, ao dividir um quarto com outras mães e seus bebês recém-nascidos, essa dor se torna ainda mais insuportável”, argumenta o vereador.

A iniciativa também propõe que as unidades de saúde exibam cartazes informativos sobre o direito à acomodação separada, garantindo que as mães e suas famílias conheçam e exijam esse amparo. 



Fonte

Sair da versão mobile