Dona da Fórmula 1, Liberty Media negocia compra da MotoGP por € 4,3 bilhões

Dona dos direitos comerciais da Fórmula 1, a Liberty Media negocia a compra da MotoGP, principal competição do motociclismo mundial, em um negócio avaliado em € $ 4,3 bilhões, segundo informações da Sky News. De acordo com o jornal espanhol Expansión, Amazon, Netflix e Disney seriam outros interessados no negócio.

A Bridgepoint detém cerca de 40% da Dorna, controladora da MotoGP, está em negociações avançadas com potenciais compradores. Uma participação menor é detida pelo Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB). Em 2019, a Bridgepoint avaliou a Dorna em € 2,5 bilhões.

A Liberty Media é considerada favorita a abocanhar a liga de motociclismo, mas a entrada de concorrentes pode fazer com que o valor do negócio suba além de € 4,3 bilhões, que era quanto o grupo norte-americano pretendia investir inicialmente.

Histórico

A Bridgepoint comprou a controladora da MotoGP da CVC Capital Partners por € 500 milhões em 2006. Posteriormente, vendeu uma participação menor ao CPPIB em 2012.

A chegada da Liberty Media pode favorecer a expansão da MotoGP nos Estados Unidos. Neste ano, uma equipe norte-americana, a Trackhouse Racing, se juntou à competição.

Um freio ao negócio pode ser o levantamento de questões relativas à concorrência. Afinal, se concretizada a venda para a Liberty Media, a companhia passaria a deter as duas principais ligas de esporte a motor do planeta.

A CVC Capital Partners vendeu sua participação acionária para a Bridgepoint depois que a primeira comprou a Fórmula 1, o que atraiu o interesse de órgãos de fiscalização de concorrência da União Europeia.

A propriedade da F1 acabou sendo transferida para a Liberty Media em 2016, em um acordo no valor de US$ 8,5 bilhões, no qual os atuais proprietários desembolsaram US$ 4,4 bilhões e assumiram dívidas da categoria no valor de US$ 4,1 bilhões.

Direitos de mídia

O Sports Business Journal informou recentemente que a Warner Bros Discovery (WBD) está em negociações avançadas para adquirir os direitos de mídia do MotoGP nos EUA. A NBC transmite a série global de motociclismo desde 2020, mas os direitos de transmissão podem mudar de mãos nesta temporada.

O CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, confirmou os rumores de uma possível venda em janeiro e as negociações discussões têm avançado rapidamente.

Nas mãos da Liberty Media, a MotoGP se beneficiaria do engajamento global já gozado pela F1. Também ganharia mais representatividade no mercado norte-americano. O faturamento da principal categoria do automobilismo subiu 25%, em 2023, chegando a US$ 3,2 bilhões.

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