
Chuva em cidade gaúcha tem preocupado autoridades. Deslizamentos foram registrados, o que impressiona prefeito
A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul preocupa autoridades de municípios do estado. Nesta segunda-feira, 13, deslizamentos em Caxias do Sul acenderam o alerta vermelho. O prefeito da cidade, Adiló Didomenico (PSDB), se diz surpreso com tamanho estrago.
Áreas preservadas do município sofreram com deslizamentos em encostas. De acordo com o mandatário, as regiões afetadas nunca sofreram intervenção humana, o que inspira ainda mais preocupação diante da gravidade da situação.
“Estamos com deslizamento em encostas aonde a gente nunca imaginou. Áreas totalmente preservadas, que nunca teve uma interferência humana sequer, com vegetação natural, deslizando como se fosse um creme, um merengue. É algo impressionante o que tem acontecido”, conta ele ao UOL.
Caxias do Sul tem tomado medidas emergenciais para atender moradores que perderam tudo. Agentes públicos estão removendo pessoas de áreas de risco e mapeando casas que precisam ser removidas por inteiro.
+Médico voluntário é achado morto em abrigo no RS e causa é apontada
Em todo o Rio Grande do Sul, 147 mortes foram registradas dese o início da tragédia. Outras centanas estamos desaparacidades e milhares de pessoas estão em abrigos. O governo federal estuda um auxílio para ajudar famílias na retomada. O valor você pode conferir aqui.
De acordo com o projeto, o dinheiro é recomendado para comprar de materiais de construção, eletrodoméstico e móveis. No entanto, restrições sobre o uso foram decartadas, o que possibilita também compra de alimentos e medicamentoss.
