Deputado Marcos Pollon (PL) anunciou, na segunda-feira (3), que vai articular para ouvir o ministro da Agricultura, Carlos Favaro sobre a importação de arroz da Ásia, que ele considera desnecessária e com viés político.
A medida do Governo Lula, de importar arroz, seria para garantir preço mais em conta e evitar risco de desabastecimento do cereal nas prateleiras. O Planalto alega que a safra do arroz foi prejudicada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, maior produtor do país (70% da produção brasileira)
”Um absurdo esse desgoverno se aproveitando do estado de calamidade do povo gaúcho para meter a mão nos cofres públicos”, atacou Pollon.
Na postagem onde fez a crítica, o deputado federal bolsonarista citou uma reportagem da CNN Brasil, que ouviu o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul, a FedArroz, Alexandre Velho.
O dirigente explicou que a importação é desnecessária em razão do RS já ter colhido 83% da safra antes das enchentes (6,5 milhões de toneladas). Detalhou que os produtores ainda podem colher o cereal das lavouras não atingidas pelas chuvas.
”Claro, tem alguns produtores que não vão colher nada, mas no geral temos tranquilidade no abastecimento”, garantiu Velho. Ele criticou o governo e disse que a importação desnecessária vai baixar os preços e prejudicar arrozeiros gaúchos na próxima safra.