Competição que abre a temporada do futebol brasileiro no ano, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, ou simplesmente Copinha, passará por uma mudança significativa em 2025, no que diz respeito à publicidade.
Nota técnica publicada neste mês pela Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda definiu o entendimento de que deverão ser proibidas as apostas envolvendo jogos do torneio e também as propagandas feitas por bets, seja nos estádios que recebem jogos da competição, seja nos uniformes dos clubes ou mesmo nas transmissões feitas por rádio ou TV.
O argumento utilizado na nota técnica é de que a Copinha é um torneio de base, do qual participam muitos jogadores com menos de 18 anos.
A edição 2025 da Copinha, que terá início em 2 de janeiro, será a primeira sob a vigência da regulamentação das apostas esportivas no Brasil, que passará a valer a partir do dia 1º do mesmo mês.
A Lei 14.790/2023 prevê, em seu terceiro artigo, que não poderão ser objeto de apostas os eventos de categorias de base.
A nota técnica foi elaborada após uma reunião entre a Secretaria de Prêmios e Apostas, a Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora da Copinha, e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), realizada no último dia 18 deste mês.
Mudança
Até este ano, em que a regulamentação do mercado de apostas ainda não estava concluída, era comum encontrar farta publicidade de plataformas do setor nas placas instaladas à beira dos gramados, nos estádios que sediaram competição.
Em 2023, a FPF chegou a negociar com o Esportes da Sorte, que assumiu a apresentação da Copinha daquele ano.
Grande parte dos clubes que disputaram a competição também ostentavam logomarcas de sites de apostas em seus uniformes. A situação foi observada em outros torneios sub-20 realizados ao longo do ano, caso da Copinha Feminina, que foi encerrada no último dia 15 de dezembro, tendo o Fluminense como campeão.
O uniforme do Tricolor das Laranjeiras trazia a marca da Superbet, que também é patrocinadora máster da equipe principal.
Um dado curioso é que clubes e casas de apostas já vinham tomando o cuidado de não utilizar as logos em uniformes de times formados apenas por jogadores com menos de 18 anos. O mesmo Fluminense, ao disputar e vencer a Copa do Brasil Sub-17 de 2024, optou por deixar vazio o espaço da camisa que seria ocupado pelo patrocinador máster.
Isto porque o mesmo artigo da Lei 14.790/2023 que proíbe publicidade de apostas em torneios esportivos de categoria de base também veta esse tipo de propaganda em eventos voltados a atletas com menos de 18 anos.
Vale lembrar que diversos canais que transmitirão a Copinha também possuem acordos com casas de apostas. No caso da Globo, por exemplo, esses contratos dizem respeito a cotas nacionais, que contemplam jogos do Brasileirão da Série A e da Copa do Brasil.
Em 2025, a Copinha será transmitida por Globo, na TV aberta; Sportv, na fechada; e no YouTube, pela CazéTV e o canal Paulistão, da FPF. O atual vencedor da competição é o Corinthians.