Cool, swing e mais: conheça os símbolos e funções do ar-condicionado

Representada por um floco de neve, a função Cool, por exemplo, ativa o resfriamento e deve ser ativada durante os dias mais quentes — mas, lendo com sotaque português, parece outra coisa. Já a função Heat, ilustrada por um sol, geralmente ativa o aquecimento no aparelho, útil para noites frias. Confira, a seguir, uma lista com os símbolos e funções do ar-condicionado para não se confundir na hora de ativar as funções.

🔎 Ligar ventilador e ar-condicionado juntos economiza energia? Veja dicas
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

1 de 5
Cool, swing e mais: conheça os símbolos e funções do ar-condicionado — Foto: Arte/TechTudo

Cool, swing e mais: conheça os símbolos e funções do ar-condicionado — Foto: Arte/TechTudo

📝 Qual ar condicionado gasta pouca energia? Saiba no Fórum TechTudo

Como funciona um controle de ar-condicionado

Um controle de ar-condicionado é projetado para ser intuitivo, usando símbolos simples para representar suas principais funções. Como dito anteriormente, um floco de neve simboliza o modo de refrigeração, enquanto um sol indica aquecimento. Há também ilustrações para ventilação e desumidificação, assim como o botão “modo” que permite alternar entre essas opções, ajustando o funcionamento do aparelho de acordo com as necessidades do usuário.

Além das funções básicas, o controle pode incluir ajustes como temporizador para programar o funcionamento do ar-condicionado, e botões para regular a direção ou velocidade do ar. Símbolos como flechas são usados para aumentar ou diminuir a temperatura, proporcionando controle fácil e direto.

Vale lembrar que os símbolos podem variar um pouco de fabricante para fabricante. Porém, geralmente no manual dos aparelhos é disponibilizado um glossário com os símbolos e as funções que eles ativam. Veja, a seguir, quais serão as funções abordadas na matéria:

  1. Botão de ligar/desligar
  2. Setas de temperatura
  3. Mode
  4. Modo cool
  5. Modos auto, dry, fan e heat
  6. Swing
  7. Sleep, silencioso, turbo e outras funções

1. Botão de ligar/desligar

O botão de ligar/desligar em controles de ar-condicionado é geralmente representado pelo símbolo universal de “power”, que consiste em um círculo com uma linha vertical cortando sua parte superior. Este ícone é facilmente reconhecido, pois está presente em diversos aparelhos eletrônicos com muito destaque e em uma posição de destaque.

A função desse botão é simples, mas essencial: ele liga ou desliga o aparelho. Ao pressioná-lo, o ar-condicionado começa a funcionar, ativando o modo de operação que estava previamente configurado. Da mesma forma, pressioná-lo novamente desliga o aparelho, interrompendo a climatização do ambiente.

2 de 5
PIX Controle Ar Condicionado Universal — Foto: Reprodução/Amazon

PIX Controle Ar Condicionado Universal — Foto: Reprodução/Amazon

As setas de temperatura em controles de ar-condicionado geralmente são representadas por ícones de flechas apontando para cima e para baixo. Em alguns modelos, essas setas podem ser substituídas ou complementadas por botões com os sinais de “+” e “–”, que têm a mesma função de ajuste.

Ao pressionar a seta para cima (ou o botão “+”), a temperatura aumenta, resultando em um ambiente mais quente. A seta para baixo (ou o botão “–”) faz o oposto, diminuindo a temperatura para tornar o ambiente mais frio.

3 de 5
Controle Remoto Universal Ar Condicionado Vinik 25458 — Foto: Reprodução/Amazon

Controle Remoto Universal Ar Condicionado Vinik 25458 — Foto: Reprodução/Amazon

A função do botão “Mode” é permitir que o usuário escolha como o ar-condicionado deve operar. Ao pressioná-lo, o controle alterna entre os modos disponíveis, ajustando o aparelho para resfriar, aquecer, ventilar ou desumidificar o ambiente, conforme a necessidade.

Essa versatilidade torna o ar-condicionado mais útil em diferentes situações climáticas, oferecendo maior controle sobre o conforto do ambiente. O botão “Mode” costuma estar bem visível, permitindo fácil acesso para alternar entre essas funções.

O modo cool em controles de ar-condicionado é geralmente representado por um símbolo de floco de neve. Esse ícone é universalmente reconhecido como o indicador de resfriamento, o que torna um pouco mais fácil a identificação da função. O botão ou a opção para selecionar o modo pode estar acompanhado da palavra “Cool”, ou simplesmente ser acessado ao pressionar o botão “Mode” até que o ícone do floco de neve apareça no visor digital.

Quando ativado, o ar-condicionado começa a retirar o calor do ar, baixando a temperatura do espaço conforme configurado pelo usuário. Esse modo é ideal para os dias quentes, proporcionando uma sensação imediata de frescor. Além de resfriar, o modo “Cool” também pode ajudar a desumidificar levemente o ar, tornando o ambiente mais confortável.

4 de 5
Controle Remoto Universal Ar Condicionado Lelong Sky-7045 — Foto: Reprodução/Amazon

Controle Remoto Universal Ar Condicionado Lelong Sky-7045 — Foto: Reprodução/Amazon

5. Modos auto, dry, fan e heat

Os modos “Auto,” “Dry,” “Fan,” e “Heat” em controles de ar-condicionado são geralmente representados por símbolos específicos que facilitam a identificação de cada função. O modo “Auto” costuma ser indicado por um ícone de seta circular que envolve uma letra “A” ou a palavra “Auto,” sugerindo operação automática. Já o “Dry” é normalmente simbolizado por gotas de água, indicando desumidificação. Por fim, o “Fan” é representado por um ícone de ventilador, enquanto o “Heat” é identificado por um sol, simbolizando o aquecimento. Esses ícones são geralmente acessíveis ao pressionar o botão “Mode” até que o símbolo correspondente apareça no visor.

Cada um desses modos tem uma função específica. O modo “Auto” ajusta automaticamente a temperatura e a velocidade do ventilador com base nas condições do ambiente, oferecendo uma operação eficiente sem necessidade de intervenção constante. Por outro laod, o “Dry” reduz a umidade no ar, ideal para dias úmidos, sem alterar significativamente a temperatura. Já o “Fan” faz com que o aparelho opere na função ventilação, e o modo “Heat” aquece o ambiente, sendo útil em dias frios.

O modo “Swing” em controles de ar-condicionado é geralmente representado por um ícone de aletas ou setas horizontais e verticais que indicam movimento. Esse símbolo sugere a oscilação das aletas do ar-condicionado, que direcionam o fluxo de ar. Dependendo do modelo, o ícone pode variar, mostrando setas que apontam para diferentes direções, indicando o ajuste do fluxo de ar para cima, para baixo, ou para os lados.

A função do modo “Swing” é ajustar automaticamente a direção do fluxo de ar para distribuir o ar de maneira mais uniforme pelo ambiente. Quando ativado, as aletas do ar-condicionado se movem constantemente, mudando a direção do ar frio ou quente, o que ajuda a evitar a sensação de ar concentrado em um único ponto. Isso melhora o conforto geral, garantindo que toda a área climatizada receba ar de maneira equilibrada e eficiente.

5 de 5
ar condicionado quente e frio — Foto: Reprodução/Freepik

ar condicionado quente e frio — Foto: Reprodução/Freepik

7. Sleep, silencioso, turbo e outras funções

As funções “Sleep,” “Silencioso,” “Turbo,” e outras opções especiais em controles de ar-condicionado são geralmente representadas por ícones distintos que refletem seus propósitos. O modo “Sleep” é frequentemente indicado por um ícone de lua ou de uma pessoa dormindo, simbolizando um ajuste noturno. Da mesma forma, modo “Silencioso” pode ser representado por um ícone de um alto-falante com uma linha cortando-o, indicando redução de ruído. Por outro lado, o modo “Turbo” é normalmente simbolizado por um ícone de velocidade, como uma ventoinha com linhas ao redor, sugerindo operação em alta potência.

Cada uma dessas funções tem um propósito específico para melhorar a experiência do usuário. O modo “Sleep” ajusta gradualmente a temperatura durante a noite para garantir um sono confortável, reduzindo o consumo de energia. Por sua vez, o “Silencioso” diminui o nível de ruído do ar-condicionado, tornando-o ideal para ambientes que requerem silêncio, como quartos e escritórios. Finalmente, o modo “Turbo” aumenta a potência do aparelho para resfriar ou aquecer o ambiente rapidamente, sendo útil quando se deseja atingir a temperatura ideal em menos tempo.

Duas outras funções comuns em ar-condicionados são o “Timer” e o “Eco Mode”.O “Timer” é geralmente representado por um ícone de relógio e permite programar o horário para o ar-condicionado ligar ou desligar automaticamente. Essa função é útil para economizar energia e garantir que o ambiente esteja na temperatura desejada em horários específicos, como antes de dormir ou ao acordar.

O “Eco Mode,” frequentemente indicado por um ícone de folha ou de uma árvore, ajusta o funcionamento do ar-condicionado para operar de maneira mais eficiente, reduzindo o consumo de energia. Esse modo é ideal para uso prolongado, pois mantém o conforto enquanto minimiza o impacto ambiental e os custos de eletricidade.

Com informações de Air Conditioning Gold Coast

🎥 O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?

O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM

Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho.

Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre.

Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação.

Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação.

A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade.

Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados.

As informações são do site Plantão Maringá
  • Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. 

Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
  • Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). 

Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • 🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
  • O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, descreveu em entrevista à Rádio Super Gaúcha, na manhã deste sábado (8), o cenário de devastação provocado pelo tornado que atingiu o município na véspera. Segundo ele, cerca de 80% da área urbana foi danificada, e há pelo menos cinco mortes confirmadas, além de centenas de feridos. 

A cidade de 14 mil habitantes tem a economia baseada na produção agrícola. “Eu nunca vi na minha vida uma coisa que nem essa. Assisti em filme, uma cidade totalmente destruída, não tem uma casa para dizer que vai arojar uma fatura. É uma destruição total”, afirmou o prefeito. Bovino contou que o fenômeno atingiu a cidade por volta das 18 horas desta sexta-feira (7). 

“Ainda com toda a tragédia, graças a Deus, que foi nesse horário, porque nós tínhamos colégio com mais de 800 alunos, tínhamos creche, e graças a Deus o comércio já tinha todo mundo chegado pela casa. Ainda bem que aconteceu nesse horário, senão a fatalidade ia ser muito mais”, relatou. 

Segundo o prefeito, os ventos extremamente fortes duraram apenas alguns segundos, mas foram suficientes para destruir praticamente toda a cidade. 

📸 Imagens: Alex Rafael Silvério / Olho Vivo Paraná Via @portalnossodia
PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho. Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação. Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação. A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade. Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados. As informações são do site Plantão Maringá
2 semanas ago
View on Instagram |
1/9
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
2 semanas ago
View on Instagram |
3/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21). Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção. O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
2 semanas ago
View on Instagram |
4/9
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨 Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica. O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
2 semanas ago
View on Instagram |
5/9
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
4 semanas ago
View on Instagram |
6/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
4 semanas ago
View on Instagram |
7/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
4 semanas ago
View on Instagram |
8/9
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, descreveu em entrevista à Rádio Super Gaúcha, na manhã deste sábado (8), o cenário de devastação provocado pelo tornado que atingiu o município na véspera. Segundo ele, cerca de 80% da área urbana foi danificada, e há pelo menos cinco mortes confirmadas, além de centenas de feridos. A cidade de 14 mil habitantes tem a economia baseada na produção agrícola. “Eu nunca vi na minha vida uma coisa que nem essa. Assisti em filme, uma cidade totalmente destruída, não tem uma casa para dizer que vai arojar uma fatura. É uma destruição total”, afirmou o prefeito. Bovino contou que o fenômeno atingiu a cidade por volta das 18 horas desta sexta-feira (7). “Ainda com toda a tragédia, graças a Deus, que foi nesse horário, porque nós tínhamos colégio com mais de 800 alunos, tínhamos creche, e graças a Deus o comércio já tinha todo mundo chegado pela casa. Ainda bem que aconteceu nesse horário, senão a fatalidade ia ser muito mais”, relatou. Segundo o prefeito, os ventos extremamente fortes duraram apenas alguns segundos, mas foram suficientes para destruir praticamente toda a cidade. 📸 Imagens: Alex Rafael Silvério / Olho Vivo Paraná Via @portalnossodia
4 semanas ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas