
Passagem escondida para esses ‘paraísos’ nos ares, com camas e outros confortos, pode ser facilmente confundida com um armário Quando você embarca num avião, é recebido por tripulantes, sabe que à esquerda fica a cabine de comando, atravessa um corredor com assentos, passa por banheiros e vê, ao fundo da aeronave, o local onde são guardadas, entre outras coisas, as refeições servidas a bordo. Na parte inferior do avião está o compartimento de carga, onde estão as bagagens. Mas a disposição de uma aeronave tem muito mais do que aquilo que é visto pelos passageiros.
Existem algumas “áreas secretas” em aeronaves onde os pilotos e tripulantes de cabine vão descansar durante voos longos, com razoável conforto. Os passageiros não podem acessá-los em nenhuma circunstância e esses compartimentos estão bem escondidos.
Eles são chamados de compartimentos de descanso da tripulação e sua localização nos aviões varia. A passagem secreta para esses “paraísos” pode ser facilmente confundida com um armário, o que aumenta a sua segurança. O desenho, na prática, lembra o das cápsulas em hotéis japoneses: um espaço para dormir sem janelas, apertado, mas aconchegante, com privacidade, tomadas elétricas e luz, além de equipamentos de segurança comuns aos passageiros.
Área de repouso num Boeing 787 Dreamliner, na parte traseira do avião
AFP
‘Compartimento secreto’ para tripulação da Cathay Pacific
Divulgação
Área de descanso num A330 da Scandinavian Airlines (SAS)
Divulgação/Airbus
Conforto em ‘compartimento secreto’ para tripulação de avião
AFP
Em aeronaves mais novas, como o Boeing 787 ou o Airbus A350, eles estão localizados acima da cabine principal, na parte superior da fuselagem. Mas em aeronaves mais antigas, eles também podem estar no porão de carga ou simplesmente na cabine principal.
Eles funcionam em pares: um para os pilotos, que geralmente fica acima da cabine e geralmente inclui dois beliches e um assento reclinável, e outro para a tripulação de cabine, geralmente contendo seis beliches ou mais e colocado acima da cozinha de popa, a seção no parte de trás do avião onde alimentos e bebidas são preparados e armazenados.
Compartimentos ‘invisíveis’ num A350 da Finnair
Divulgação
‘Área secreta’ de descanso para piloto
Divulgação/Boeing
Autoridades da aviação exigem que esses “bunkers” nas aeronaves estejam em locais onde ruídos, odores e vibrações intrusivos tenham efeito mínimo sobre o sono, e que tenham temperatura controlada e permitam que a tripulação ajuste a iluminação. Os beliches ou outros utensílio para dormir devem ter dimensão de 1,98m por 76cm, com 1 metro cúbico de espaço ao redor. Pensando numa aeronave, pode ser considerado um “excelente” conforto.
“É um pouco como a Disney – mantemos a magia a portas fechadas”, disse Susannah Carr, comissária de bordo da United Airlines, que voa regularmente em Boeing 787, 777 e 767, à CNN.
“Às vezes me refiro aos compartimentos como catacumbas”, brincou a comissária.
Em longos voos, os tripulantes passam ao menos 10% do tempo da jornada nesses compartimentos “invisíveis”.
Fonte










