As candidatas à Prefeitura de Campo Grande Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União) Brasil se enfrentam na noite desta segunda-feira (21) no 2º Debate Midiamax 2024, mediado pela jornalista Cristina Serra. O debate será realizado no auditório do CREA-MS, com transmissão multiplataforma e ao vivo para todo o Mato Grosso do Sul, com mediação da jornalista Cristina Serra.
Eleitores podem acompanhar o embate entre as candidata nos 79 municípios do Estado de diversas maneiras: pela home do Jornal Midiamax, pelo Canal 4.1 da Net Campo Grande – TVC Midiamax, e pela TV Aparecida. A trnsmissão também ocorre simultaneamente no Facebook, YouTube, TikTok, Rádio Difusora Pantanal e Rádio Hora 92.3 FM. Além da transmissão pela TVE em canal aberto a toda a população.
As candidatas obtiveram o maior número de votos no primeiro turno e foram para a segunda etapa do pleito municipal. Adriane Lopes e Rose Modesto estarão frente a frente para discutir temas diversos, o que pode definir quem comandará a Prefeitura de Campo Grande a partir de 2025.
Vale lembrar que, nas eleições de 2022, quando a população assistiu ao debate para governador de Mato Grosso do Sul, o recorde havia sido de 12 mil pessoas online no YouTube.
A Capital tem 646.198 eleitores aptos a votar no dia 27 de outubro, próximo domingo. Confira também a maior cobertura das Eleições Municipais 2024 de Mato Grosso do Sul no Jornal Midiamax.
Inédito: 2º turno terá duas mulheres disputando prefeitura em Campo Grande
A Prefeitura de Campo Grande será disputada pelas candidatas Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) no segundo turno das Eleições de 2024. As duas tiveram os melhores resultados nas votações do primeiro turno, no dia 6 de outubro.
Adriane Lopes registrou 31,67% dos votos, totalizando 140.913 votos. Na chapa de Adriane, Camilla Nascimento de Oliveira (Avante) concorre como vice.
Enquanto Rose Modesto recebeu 131.525 votos no primeiro turno. Assim, representa 29,56% dos votos válidos para a prefeitura de Campo Grande. O vice na chapa de Rose Modesto é Roberto Oshiro (União Brasil).
Presenças confirmadas
A presença das duas candidatas foi confirmada, reforçando o formato único do jornal, para que seja o mais democrático, independente da cláusula de barreira e representatividade parlamentar. Assim, o jornal garante oportunidade para que as duas postulantes possam participar e apresentem as considerações e ideias da campanha.
O Debate Midiamax acontece com a participação garantida de todos, que é a marca do evento, e confronto direto, com roteiro pensado para oferecer espaço igualitário e máxima liberdade aos candidatos para mostrarem como são, o que pensam e como agem.
O compromisso de todas as candidaturas postas a participar foi firmado no último dia 27 de agosto.
Embate livre
O 2º Debate Midiamax 2024, contudo, trará algumas mudanças em relação ao que foi realizado no primeiro turno, com direito a confronto direto em tema livre. Durante o debate, as candidatas Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) poderão discutir as propostas em quatro blocos.
No primeiro, cada candidata presente, mediante ordem definida em sorteio, terá 30 segundos para realizar uma pergunta para a outra candidata, com tema livre e tempo de resposta de 2 minutos. Na sequência, quem fez a pergunta terá um minuto para réplica, e quem respondeu terá mais um minuto para a tréplica. Cada candidata fará 4 perguntas neste bloco.
Já no segundo bloco, seguindo o sorteio que definiu a ordem no bloco anterior, de forma inversa, a candidata terá direito a realizar 4 perguntas para a adversária. Para cada pergunta, será sorteado na hora um tema entre os previamente aprovados, listados a seguir: Educação, Saúde, Corrupção e Transparência, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Emprego, Servidor Público, Ambiente e Urbanismo, Impostos e Assistência Social. Cada pergunta deverá ter 30 segundos de duração e cada resposta deve ter dois minutos. Réplica e tréplica terão um minuto.
A grande novidade está no terceiro bloco: cada candidata terá 12 minutos de tempo total para falar livremente. O tempo de cada candidata será automaticamente contado enquanto ela estiver falando, de forma que devem gerenciar quanto tempo dispensarão em cada pergunta, resposta ou comentário que faça. Assim que o tempo de uma candidata se esgotar, o microfone será automaticamente cortado. Não haverá neste bloco direito de resposta, pois ambas terão liberdade para responder e interagir dentro dos 12 minutos de que dispõem.
Por fim, no quarto e último bloco, e considerando a ordem inversa do bloco anterior, cada candidata terá três minutos para considerações finais, com proibição de citar nominalmente os outros candidatos.
Checagem de fatos
O segundo Debate Midiamax de 2024 seguirá com a checagem de fatos. Em até 24 horas após o debate, as candidaturas poderão enviar à redação denúncias e documentações sobre eventuais informações inconsistentes, incorretas ou ‘fake news’ levadas ao público durante o enfrentamento.
Cada denúncia será analisada pelo núcleo de Transparência e classificada, mediante checagem de dados, como ‘PROCEDENTE’, ‘PARCIALMENTE PROCEDENTE’ ou ‘IMPROCEDENTE’, a serem divulgadas em matérias jornalísticas.