Estes são alguns destaques da edição desta terça-feira (28):
GPT-5 a caminho? OpenAI anuncia treinamento de novo modelo de IA
A OpenAI anunciou oficialmente que iniciou o treinamento de seu novo modelo de inteligência artificial principal, que sucederá a atual tecnologia GPT-4, modelo que alimenta o popular chatbot ChatGPT. A startup sediada em San Francisco revelou esse desenvolvimento em um post no blog. Ali, ela enfatiza o potencial do novo modelo para trazer “o próximo nível de capacidades” como parte de seu objetivo de alcançar a “inteligência artificial geral” (AGI), uma máquina capaz de realizar qualquer tarefa intelectual que um humano pode. Para falar sobre o assunto, recebemos nosso colunista Roberto Pena Spinelli.
A anomalia magnética sobre o Brasil é perigosa? Há riscos para a vida?
Um relatório recém-divulgado pela Agência Nacional de Inteligência Geoespacial dos Estados Unidos revelou que a Anomalia do Atlântico Sul, uma região onde o campo magnético da Terra é mais fraco, está crescendo. Essa falha cobre parte do Brasil e do sul do Oceano Atlântico e é monitorada de perto pela NASA. Para falar mais sobre o assunto, recebemos Luiz Benyosef, pesquisador titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, além de pesquisador do Observatório Nacional.
Descoberta pode reescrever capítulo da história humana
Evidências arqueológicas apontam que os primeiros humanos chegaram à Austrália há pelo menos 65 mil anos. Acredita-se que eles fizeram parte de uma onda inicial de migração, causada por questões climáticas, que saiu do leste da África, atravessou a Eurásia e, finalmente, chegou ao continente da Oceania. No entanto, um novo estudo pode reescrever a história por trás deste processo de colonização.
Mistério: estrelas estão sumindo sem deixar rastros
Há anos, o desaparecimento misterioso de centenas de estrelas vem intrigando os astrônomos. Só nos últimos 70 anos, ao menos 100 estrelas sumiram sem explicações, de acordo com o projeto Vanishing and Appearing Sources during a Century of Observations (VASCO) – Fontes que Desaparecem e Aparecem durante um Século de Observações, em tradução livre. Um novo estudo, entretanto, finalmente pode ter encontrado a resposta para os sumiços.
O que é Quantum Hacking?
O Quantum Hacking é uma ameaça emergente na área da segurança cibernética, que se refere ao uso de tecnologias de computação quântica para explorar vulnerabilidades em sistemas criptográficos clássicos e quânticos. Com o avanço da computação quântica, as capacidades de processamento sem precedentes oferecidas por esses sistemas representam tanto oportunidades quanto desafios significativos para a segurança da informação.
O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!