Como citar artigo nas normas ABNT | Guia Prático

Ao publicar pesquisas, documentos e afins, existem algumas normas de padronização para citar artigos pelas regras da ABNT. Esse processo auxilia na formatação das referências utilizadas para elaborar o seu trabalho acadêmico.

Como citar artigo científico nas normas ABNT

As citações, de acordo com a norma NBR 10520 publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), podem ser feitas de forma direta ou indireta, assim como acontece com as consultas aos livros.

Continua após a publicidade

Citação direta com até 3 linhas

A citação direta é usada quando acontece a transcrição integral da passagem, sem a alteração. Nesse caso, a menção deve trazer uma referência com o último sobrenome do autor, de publicação e página, tudo entre parênteses: (FULANO, 2024, p. 1).

Quando a menção possui até três linhas, você deve aplicá-la deste jeito:

  1. Abra uma aspa dupla;
  2. Cole a passagem na íntegra;
  3. Insira outra aspa dupla para fechar a menção;
  4. Adicione a referência ao final da citação.

Continua após a publicidade

Assim, a citação direta tende a ficar da seguinte forma:

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. “Aliquam vel imperdiet lacus, sit amet volutpat ante” (FULANO, 2024, p. 1).

Existem casos em que o sobrenome do autor é destacado no próprio texto, fora dos parênteses. Esse tipo de situação exige que somente o ano de publicação e o número da página sejam colocados dentro dos parênteses:

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Fulano (2024, p. 1) diz que “aliquam vel imperdiet lacus, sit amet volutpat ante”.

Continua após a publicidade

Citação direta com mais de 3 linhas

Quando a citação direta ultrapassa a margem de três linhas, ela deve ser aplicada no texto de uma forma diferente:

  1. Crie um novo parágrafo apenas para a transcrição;
  2. Aplique um recuo de 4 centímetros da margem esquerda;
  3. Adote uma fonte menor que o restante do texto (por exemplo, tamanho 10 se o documento usa tamanho 12);
  4. Adicione a passagem sem aspas;
  5. Ao final da passagem, insira a referência com sobrenome do autor, ano e página.

A citação tende a ficar da mesma forma que a imagem a seguir.

Continua após a publicidade

Citação indireta

Já a citação indireta não traz a passagem na íntegra, mas uma ideia a partir da consulta ao artigo científico. Essa técnica é usada para apresentar a síntese de uma teoria ou explicar um fato sem utilizar as palavras propriamente ditas do autor da obra, por exemplo.

Para incluí-la, basta escrever com as suas palavras e sem incluir as aspas duplas da citação direta. Ao final, inclua a referência da fonte, dessa vez apenas com o sobrenome e ano de publicação entre parênteses: (FULANO, 2024).

Continua após a publicidade

Você também consegue citar mais de uma obra ao separá-las com um sinal de ponto e vírgula na referência: (FULANO, 2024; BELTRANO, 2024).

Assim, as citações indiretas são apresentadas da seguinte maneira:

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vel imperdiet lacus, sit amet volutpat ante (FULANO, 2024).
  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vel imperdiet lacus, sit amet volutpat ante (FULANO, 2024; BELTRANO, 2024).
  • Fulano (2024) sustenta que lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vel imperdiet lacus, sit amet volutpat ante.

Continua após a publicidade

Como referenciar artigos científicos nas normas ABNT

As referências bibliográficas devem ser incluídas no documento para identificar a origem das citações alocadas ao longo do texto. Para isso, é preciso seguir a norma NBR 6023, também publicada pela ABNT.

Assim como os livros, cada obra precisa ser descrita com informações do autor e até do periódico onde foi publicado, ordenando a menção da seguinte forma:

  1. Coloque o último sobrenome do autor em caixa alta;
  2. Insira o primeiro nome e os demais sobrenomes do autor;
  3. Digite o título do artigo e, se houver, o subtítulo;
  4. Adicione o título do periódico (em negrito);
  5. Os números do ano, volume, edição e tomo (se houver);
  6. Insira as páginas iniciais e finais do artigo;
  7. Finalize com a data ou período da publicação.

Continua após a publicidade

No fim das contas, a referência vai ficar da seguinte forma:

  • FULANO, Fulano. Um artigo científico. Revista de Ciências: a fonte do conhecimento em ciências. Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, ed. 1, p. 10-20, fev. 2024.

Se o artigo veio de uma publicação disponível na internet, é preciso apontar o endereço de origem e a data de acesso no final da referência:

  • FULANO, Fulano. Um artigo científico. Revista de Ciências: a fonte do conhecimento em ciências. Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, ed. 1, p. 10-20, fev. 2024. Disponível em: https://canaltech.com.br/. Acesso em 15 de março de 2024.

Continua após a publicidade

Como citar e referenciar obras com mais de um autor

Se um artigo possui mais de um autor, a referência deve ser trazer o último sobrenome de todos os responsáveis pela publicação nas citações diretas e indiretas. Contudo, existem diferenças na forma como os escritores são mencionados.

Quando o artigo tem dois ou três autores, basta separá-los com vírgula: (FULANO, BELTRANO e SICRANO, 2024). No entanto, quando há mais de três pessoas por trás da obra, deve-se incluir o “et al.” em itálico após o sobrenome do primeiro autor: (FULANO et al., 2024). Por exemplo:

Continua após a publicidade

  • “Aliquam vel imperdiet lacus, sit amet volutpat ante” (FULANO, BELTRANO e SICRANO, 2024, p. 1).
  • “Aliquam vel imperdiet lacus, sit amet volutpat ante” (FULANO et al., 2024, p. 1).
  • Aliquam vel imperdiet lacus, sit amet volutpat ante (FULANO, BELTRANO e SICRANO, 2024).
  • Aliquam vel imperdiet lacus, sit amet volutpat ante (FULANO et al., 2024).

O mesmo é válido para referências bibliográficas de artigos escritos por várias pessoas. Nesse caso, você precisa alterar apenas a autoria para adicionar outros nomes ou inserir o “et al”, como nos exemplos a seguir:

  • FULANO, Fulano; BELTRANO, Beltrano. SICRANO, Sicrano. Um artigo científico. Revista de Ciências: a fonte do conhecimento em ciências. Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, ed. 1, p. 10-20, fev. 2024.
  • FULANO, Fulano et al. Um artigo científico. Revista de Ciências: a fonte do conhecimento em ciências. Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, ed. 1, p. 10-20, fev. 2024.

Continua após a publicidade

Aprenda também como fazer referência bibliográfica de livros, revistas, jornais e outros tipos de documentos e obras nas normas ABNT.

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

Matérias Relacionadas